Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Entre Queluz e Sintra no IC19 a temperatura chegou a variar 6 vezes entre os 10,5ºC e 6ºC, em Queluz ao nível do solo estavam 6,5ºC.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa noite!
Por aqui sigo já com 5.5ºC. Está a arrefecer um pouco mais em comparação com a noite passada... :)
O vento é nulo, por isso mais uma inversão em curso!
Durante o dia a máxima chegou a uns agradáveis 15,6ºC e a mínima foi a uns gélidos 3,8ºC!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,200
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje infelizmente apenas pude restringir-me aqui pelas redondezas, a ideia era captar o pôr do sol, mas já não fui a tempo :mad:, e para chatear um pouco mais, a máquina que levei ficou sem bateria, o que vele e que tinha levado a compacta, tive pena também de não ter um termómetro para fazer algumas medições ( tenho alguns idênticos ao do Lidl que tenho de os pôr a funcionar para isto ),
caminho de Montemor para cima perto das 17:30h muito frio,

novamente do cimo de Caneças para Sintra,

Arroja, Lisboa ( Amoreiras ). e Arrábida,

e de um outro local, Loures e por ai fora,

tirei mais, mas ficaram desfocadas, enfim,
nota dominante o frio, ainda desci até Loures e o frio era constante, pena não o poder medir.

:thumbsup: É assim mesmo, persistência e nunca desistir de reportar, seja lá com o que fôr. E as imagens apesar de digitalmente estarem limitadas pelo material, foram realizadas com muito boas composições, está lá tudo! Mais uma vez agradeço ver a vista deste estupendo observatório da paisagem: a da Serra de Sintra mostra a claridade do céu limpo mas com a neblina escura de contra-luz do horizonte marítimo e ainda a fina névoa que já cobre as zonas baixas no sopé da serra, típica inversão; também lá estão os contrails. Para sul confirma o que eu via daqui de Carcavelos, que a neblina se acumulava também nas zonas baixas da margem sul e no sopé da Arrábida e do Risco, emergindo estas serras límpidas acima da névoa. E para o oriente, a lezíria e o Ribatejo com as cores do céu gélidas e lá está a fina camada da inversão que vai novamente trazer uma madrugada abaixo de zero e geada. Obrigado Vitor :cheers: sempre a :bombar:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Apanhei há instantes 1ºC na recta da Paiã, em Odivelas. Possivelmente até estariam menos, visto que o termómetro do carro desceu de 10ºC para 1ºC em pouco mais de 1km.

Aqui em cima, na Arroja, tenho 10ºC.
Não sei bem onde é o local que referes, mas apanhei também 2 graus junto à CRIL na estrada que vai da Pontinha para Odivelas.
Este tempo seco sem vento está mesmo a causar inversões intensas, também há pouco no escasso espaço entre o alto de Alfragide e a zona da Venda Nova mesmo à entrada de Benfica o termómetro foi de uns quase "tropicais" 12 graus para uns baixos 3 graus, estando nesta zona já os carros bem cobertos de gelo.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa madrugada.

Sigo com 4,8ºC, em queda, com súbida ausência de vento. Apesar de tudo, a estação do Cacém (a cerca de 2 km de mim) regista 8,8ºC!

51% de humidade e 1034 hPa de pressão.

---

Ontem à noite, à saída para o café, passei pela zona da estação de Meleças (ao lado da ribeira das Jardas), e a temperatura já ia lançada.

EsbXtD7.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Bom dia.

Vim até à faculdade e desde Loures até à Calçada de Carriche a maior parte dos carros e relvados estavam cobertos de geada. Aqui no Campo Grande ainda há alguns sítios com alguma, nomeadamente o jardim da FCUL (onde se situa a estátua do José Pinto Peixoto).

A mínima por mim registada (sensor "in" da auriol no parapeito da janela) foi de 0,8ºC, mas deve ter sido bem mais baixa, porque o sensor não está correctamente ao ar livre e o "in" demora muito tempo a actualizar a temperatura.