Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015



Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Última rajada: 83,2 Km/h ! Mas deve ter sido à passagem de um aguaceiro porque depois o vento médio diminuiu para 44 Km/h.
Aqui está a aumentar muito e muito rápido!
Tenho pena de não ter como medir as rajadas :(
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui só tenho a relatar chuva fraca, vento nulo para já, e cerca de 11ºC actuais (sensor dentro de alpendre, apenas aberto de frente)
Da janela de casa já oiço o "canto" das rãs todas contentes, com os terrenos alagados, já tinha saudades de as ouvir, desde o inicio do mes de dezembro que já nao as ouvia.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vamos lá ver o que o vento vai dar, 67 km/h foi o máximo até agora em Queluz, nada de "anormal", vento forte na minha estação é só de 65 km/h pra cima :lol:.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Tudo o que traga à memória o infame Gong é assustador. Naquela noite fatídica ainda fui à serra, conhecia aquelas árvores de cor, ao vê-las depois nos dias seguintes tombadas, desenraízadas, quebradas como palitos foi traumatizante... A mata das Pedras Irmãs e Urquinha já não volta tão cedo a ser o que era. O problema agora é que há clareiras enormes abertas e gera-se um efeito de dominó sempre que há vendavais, as árvores periféricas não cresceram preparadas para ventos fortes normais porque estavam envolvidas, a floresta pela sua densidade fazia o vento passar por cima, não se infiltrava. Essas árvores tombam e arrastam outras, as clareiras vão aumentando.

Uma boa parte da mata de Sintra é insustentável, ao contrário do que se possa pensar... Os ciprestes estão muito bem na Califórnia e na Peninha também não se deram mal, mas não sei se as árvores caídas serão algum dia substituídas pela mesma espécie. O mais natural é virem a ser substituídas por carvalhiça (Quercus lusitanica) ou, quem sabe, com muita sorte, pelo carvalho negral, que terá sido a mata autóctone das zonas altas da serra. Com o passar dos muitos anos e com muito esforço de controlo das espécies invasoras. Aquela mata "misteriosa" de Cupressus lusitanica teve o seu papel de "pioneira", mas com a particularidade de formar uma mata com muito pouco subcoberto. Nas clareiras, sim, imagino o regresso da mata autóctone, já bem presente na vertente ocidental da serra, até mesmo junto ao convento da Peninha.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A WU da Cova da Moura, Torres Vedras já voltou a acelerar o vento: 57,6 Km/h e rajada de 80,6 Km/h.
http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ILISBOAL12#history

Assafora: mantém-se entre os 20 e os 40, maior rajada 56,2 Km/h
http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ILISBOAL17

Às 18h efectivamente aquelas nuvens e aguaceiros eram a frente oclusa. As isóbaras iam juntando-se mais para norte.
dbt9T9B.gif