Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2016

Boa noite

Sigo com 11,6ºC, actual mínima, e chuva em modo spray.
Máxima de 15,5ºC
Foi uma bela tarde de chuva. :rain:

lCmg84B.jpg

Precipitação acumulada este mês no distrito de Coimbra:

Miranda do Corvo: 145,3mm
Febres, Cantanhede: 136,1mm
Celas, Coimbra: 110,5mm
Pólo II, Coimbra: 107,4mm
Lousã: 105,4mm

Editado por um moderador:
Boa noite.
A chuva parou de cair aqui em Almada por volta das 19:00, o acumulado foi de 5,3mm. A partir das 20:00h a temperatura começou a descer, estando agora nos 14,3ºC e vento do quadrante NNW.

Boas noites,

Resumo final dos acumulados na zona:

Alvide,Alcabideche: 28,2 mm
Pampilheira, Cascais
: 25,1 mm
Alcoitão, Alcabideche
: 23,4 mm

Linhó,Sintra mas próximo do limite do concelho de Cascais: 31,7 mm

Por aqui, o actual acumulado mensal subiu para os 50,5 mm.
No Linhó subiu hoje aos 98,2 mm, é incrível como os extremos do concelho ( Guincho/cabo Raso) nada têm a ver, em termos de precipitação. Sei que não é novidade, mas são dois mundos distintos.
Amanhã vai ser interessante passar em locais onde passei ha uma semana atrás, mas com mais 50-80 mm de precipitação em cima.

12,7ºC

Não faz sentido o distrito Lisboa estar sem aviso amarelo relativo ao vento para a noite de Domingo e inicio de madrugada de Segunda, certamente que vão rectificar essa situação. Como castigo, um/uma meteorologista do IPMA passava a noite no guincho. :lol:

EDIT 00:49: Aviso amarelo, rajadas maxima até 90 km/h.
Agora sim, lá escaparam da tortura. :lol:

Última edição:
Bom dia

Um sol tão bonito...

08:10 SSE
BzC01AL.jpg

... e lá se foi o sol!

09:04 Sul
LwRbjv9.jpg

:p

Já vem mais :rain: a caminho e bem depressa.

Mínima de 12,6ºC às 5h.
15,1ºC agora. HR 78%.

Pressão ainda em subida lenta, 1013,4 hPa.

Vento inicialmente fraco de WNW, agora já moderado com rajadas de WSW.

VOTgqrE.gif

Só uma nota, ontem a tarde,em Murches ouvi-se trovoada, algo forte, segundo os relatos que me chegaram.
Sim, eu fui o primeiro a relatar ontem, quando ouvi. Mas nem o IPMA nem o Blitz registaram.

Só uma pergunta de uma amante da metereologia no geral, mas completa naba na previsão do tempo lol...

A pressão vai continuar a subir durante a manhã? É que me sinto muito mal quando temos descidas abruptas como foi o caso de ontem...
E daqui dos olivais norte, muito perto do rio e do das nações, o céu está completamente nublado e não chove, sendo que tambem me parece que o vento seja nulo....

Já chove em Carcavelos!

Céu encoberto com nimbostratus, horizonte marítimo ocluído, vento forte! Mar picado, gaivotas em debandada para Leste.

15,1ºC, 78%, 1014,1 hPa

Só uma pergunta de uma amante da metereologia no geral, mas completa naba na previsão do tempo lol...

A pressão vai continuar a subir durante a manhã? É que me sinto muito mal quando temos descidas abruptas como foi o caso de ontem...
E daqui dos olivais norte, muito perto do rio e do das nações, o céu está completamente nublado e não chove, sendo que tambem me parece que o vento seja nulo....

Hoje a pressão não vai ter descidas abruptas, vai manter-se com valores próximos do presente. Para amanhã, a partir da madrugada e especialmente à tarde, sim, deverá ter uma descida, mas não será muito pronunciada, 10 hPa no máximo.

Para ver a evolução prevista:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.numerica/index.jsp#

Escolher do lado direito Portugal continental, e Pressão NMM (nível médio do mar).

Última edição:
  • Gosto
Reactions: tucha