Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2017

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Bom dia

Mais um recorde de temperatura mínima absoluta. -5,2ºC :eek:
Nunca pensei atingir um valor tão baixo. Esta noite o vento apareceu mais tarde, o que permitiu a temperatura descer. Às 8h20 já estavam 3,1ºC com vento fraco e algumas rajadas. A geada era fraca, mas tudo o que tinha água estava congelado. Imagino como seria um evento destes depois de um mês chuvoso com muita humidade acumulada nas plantas e nos terrenos.

Undy0p5l.jpg


A placa que tinha tirado ontem do prato continua congelada.

5XxmTo6h.jpg


Algumas fotos da geada que ainda resistia.

NvAVPO5h.jpg
p87Rb2ph.jpg


Algumas plantas no jardim já apresentam sinais de estarem queimadas do frio.

jChgNh9h.jpg


Neste momento, 4,2ºC e céu muito nublado.
 


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia, tal como prometido, já fui dar a volta... Estava um frio de rachar, aqui pela Póvoa é usual acontecer geada de vez em quando no inverno, existem ai fotos com geadas bem mais fortes que esta que vou reportar...
Quero pedir desculpa pelas fotos, visto que não sou profissional:lmao: vê-se ai pessoal a tirar fotos espectaculares!

Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria (relva cortada à pouco tempo, parece mais branca em determinados lugares)
uTFMFEd.jpg


O Tejo deitava fumo por todo o lado:
PhoWghT.jpg


Caminho que liga a praia dos pescadores ao parque urbano da Póvoa de Santa Iria:
XSCxeR4.jpg


A ponte que liga a Praia dos Pescadores a um dos trilhos que vai para Alverca, estava todo branco, escorregava e bem :huhlmao:
m0FSJfP.jpg


E por agora chega, tenho muitas fotos, mas não quero abusar!
 

Camramo

Cirrus
Registo
19 Jan 2017
Mensagens
16
Local
Lisboa
Bom dia.


Hoje uma volta um pouco diferente, em horários também ligeiramente diferentes, com os seguintes registos:


07H57 – Início da viagem

Entre a zona da Estefânia e a Av. EUA, Lisboa, 3º

Entrecampos / Av. da Forças Armadas / Sete Rios, 4º


De novo em marcha, a partir das 08H20

Avenida da Ponte, 3º

Subida para o Feijó, na A2, 2º

2ª. Ponte do Feijó, 1º

Área de serviço do Seixal, 0º

Saída para Sesimbra, -1º

Entre o Casal do Marco e Paio Pires, 0º

Após cruzamento de Paio Pires, -1º, sempre em continuo até à Quinta do Conde


08H47 – Entre a Quinta do Conde e Vila Amélia, -2º (este local nunca desaponta)…

Chegada à Quinta da Marquesa, Vila Amélia, com o termómetro bem fixo em -1º, às 08H50.


Entretanto, uma colega que reside na Quinta do Conde indicou que hoje, ao sair de casa um pouco antes das 08H00 da manhã, o termómetro do carro marcava -3º, enquanto ontem à mesma hora marcava -5º.

Um outro colega, que vive do lado da Penalva, indicou que às 07 e tal da manhã o termómetro exterior que tem em casa registava -5º

Esta noite caiu por aqui uma geada bem forte. Tão forte que pela primeira vez em anos vi as copas de várias árvores cobertas de gelo (sobretudo na zona entre Paio Pires e a zona industrial do Seixal). E isto já depois das 08H30, com o sol já bem alto.

Apenas lamento não ter tido possibilidade de parar o carro e tirar umas fotografias, porque valeria a pena, já que uma tão grande geada é rara por aqui. Verdadeiramente notável foi ver umas palmeiras que estão plantadas numa estação de serviço que existe na N10, entre o cruzamento de Paio Pires e a zona industrial do Seixal, carregadinhas de gelo. Essa sim, teria sido uma foto rara.

Fica uma foto de um dos carros que estava no parque da empresa às 08H50 da manhã, que julgo dará para aferir bem a dimensão de geada que por aqui caiu esta noite.


IMG_2199.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia.

As temperaturas mínimas nesse vale junto a Monte Bom têm atingido, por estes dias, valores negativos consideráveis?

Por exemplo, relativamente às localidades próximas da Picanceira e Barreiralva, as diferenças de temperatura devem ter sido bastante consideráveis relativamente à localização de Monte Bom, correcto? De facto, a localização dos locais tem sempre uma importância bastante relevante na questão das temperaturas.

Boas,
Sim minimas em torno dos -4ºC/-5ºC basicamente ontem e hoje, antigamente passava lá mais tempo, agora por motivos profissionais já não tenho possibilidade de fazer por lá registos.
Contudo, fiz dezenas e dezenas de medições de lá de mínimas, e é um pequeno vale mas com um potencial brutal, pois a escassos 300 metros da casa dos meus familiares o vale inicia-se então gera-se muito ar frio naquela zona.No verao 2013 salvo erro ,cheguei a registar minimas de 7ºC.
Conheço bem essas duas localidades, Barreiralva tem bastante altitude, cota 200 e tal metros, Picanceira tem um pouco menos, e Monte Bom ronda os 130 metros.
Essas três localidades têm uma semelhança, estão em topos, a diferença não deverá ser tão grande, por exemplo se desceres ao sobral da Abelheira aí sim,vês grandes diferenças, esse vale é um gelo.
O vale junto a Monte Bom, é este:
Engana bem, pois tem inversões bem agressivas.

https://www.google.pt/maps/@38.9900...gUlS2fP_qhfA!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1?hl=en
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Por volta das 5h da manhã acordei com um alarme a tocar e nem consegui na altura identificar o que era, só passados 5 minutos é que me dei conta que era o alarme de gelo da Auriol e já nessa hora marcava 1,7ºC.
Portanto hoje sim registei provavelmente a mínima do ano e dos últimos 5, 6 anos sendo que a mínima mais baixa até hoje que tive na zona de Almada foi 0,4ºC ainda residia no Laranjeiro. Já não me lembrava da sensação de sair de casa com 0ºC e ver o Parque da Paz todo branco bem como os carros com uma boa camada de gelo. Basta uma acalmia do vento para esta zona registar inversões notáveis tal como tinha referido ontem e foi isso mesmo que aconteceu esta noite.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Coimbra (Bencanta) teve uma mínima horária de -4,0ºC.
Figueira da Foz: -4,1ºC

:shocking:

O GFS esteve muito bem. Acertou em cheio nestas mínimas. :palmas:

MLPQn1Uh.png


:cold:

Belos valores, e aqueles -7.5ºC em Dunas de Mira.
Continuo a dizer, não se arranja uma estação da rede IPMA com aquelas condições de terreno(quase inexistentes) e com uma inversao tão violenta.
Para mim, continua a ser a mais espectacular de todas.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Ontem não sei se era da humidade parecia que ainda estava mais desconfortável, vi agora na estação que após a meia noite a máxima foi de 4,6º C muito superior à de ontem que à mesma hora já marcava 3,8º C mas como a humidade disparou, acabou por fazer das suas...

Temperatura quando me levantei:
luXqEUX.jpg


A mínima de hoje:
7uPRTEh.jpg


À chegada à praia dos pescadores:
m1C6h8V.jpg


Na volta para casa:
wFXjCQZ.jpg


Algumas nuvens a aparecer e a tapar o sol, já esteve nos 7,3º C agora em queda 5,2º C com humidade a subir...