Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2017

Boa noite, pela Cova da Piedade está assim,

cb08aebba77c06098cb92983af59ed0d.jpg

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk

Bom dia a todos.
Por aqui a mínima acabou por ficar nuns suaves 4.3ºC, como é costume e previsível.
Contudo, aqui bem perto, o poço de frio da Quinta do Conde é impressionante.
A minha mulher, pelas 8h30, teve o carro a marcar -4ºC.
A educadora da minha piquena, também da Quinta do Conde, pelas 07h30, tinha o carro a marcar -5.5ºC.
E eu que me quero mudar para lá em breve... :)

Na A2 em Coina, mesmo em frente ao retail park, o meu carro marcou -6 pelas 7:45.

Extremos de ontem: 2,8ºC / 11,6ºC
Extremos de hoje: 3,1ºC / 10,0ºC
T.actual: 6,1ºC (Estaveis)

Esqueci-me de mencionar que hoje observei gelo numas poças de agua aqui no final da minha rua, só reforça a ideia que no terreno descampado onde a malta estaciona o carro faz mais frio que dentro da rua, o que é normal. Provavelmente no dito terreno a minima tenha sido de 1,5ºC.

Esta tarde presenciei vento moderado a forte no cabeço de Janes, aquele sitio é mesmo impressionante, espécie de mini Peninha.

-2,8ºC :cold:

Pelo que vejo nas outras estações a humidade anda pelos 80%.
Já é visível a formação de geada na erva e noutras superfícies. Fui até ao quintal e sente-se a erva a estalar debaixo dos pés.
O prato com água que tinha colocado ontem permaneceu congelado o dia todo. Ao fim do dia retirei a placa de gelo e coloquei água nova, que já está de novo a congelar.

H5fH8gqh.jpg

hadjwiQh.jpg

Ontem ouvi, pela rádio, uma meteorologista do IPMA afirmar que havia uma escassa possibilidade de cair nas próximas horas neve no Algarve, em todas as cotas.
De facto:

44680559_zpshsf7wfde.gif

44686545-1_zpskqrgoful.gif

44686547-2_zpsjoifk0y4.gif

Deu-se ainda ontem a formação de uma depressão no sul de Espanha, que se se deslocasse um poco para W/NW poderia vir a dar neve em grande parte de Portugal, especialmente o sul e o centro. Mas, infelizmente, desloca.-se para o N de África, sabotando qualquer possibilifdade de queda de neve em Portugal.

sucedeu ou vai suceder (confiando nas previsões) à semelhança:

Lembro-me que, há já muitos anos atrás (foi nos anos 1983/84, por aí), por esta hora mais ou menos, também em janeiro, Lisboa estava com 4ºC. Os serviços meteorológicos previam neve para todo o País (havia uma grande espectativa), pois situava-se uma depressão no interior de Espanha que vinha ganhando atividade.. O vento soprava também de NE, frio e cortante. Depois, às 6h da manhã, tínhamos 7ºC!!. A depressão tinha-se deslocado para SW (para o largo do cabo de S.Vicente) e o vento rondou para SE/S e caiam aguaceiros fortes de chuva. Só nevou bem no NE transmontano e na Serra da Estrela.
Foi uma decepção. Nessa noite não dormi.