Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2021

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2021 às 11:01.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Thomar

Thomar
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    19 Dez 2007
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Só por curiosidade, no centro de Tomar onde (se puderes dizer)? Na zona baixa (Nabão), na zona alta e que tipo de sensor utilizas?

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. dvieira

dvieira
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Mar 2017
    Local:
    Fátima (326 m)
    No meu sensor registei temperatura mínima hoje de -2,9 °C. Mas tenho relatos de pessoas aqui de temperaturas na ordem de -6 talvez em locais de inversões térmicas e por causa de termómetros não rigorosos.

3. Tufao André

Tufao André
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    Venda Nova (Amadora)
    Bom dia! :)

Segundo uma estação próxima, em Benfica, a mínima registada foi de 2,8ºC. Esperava menos por acaso... Talvez o vento tenha estragado a inversão ou então, a estação como não se localiza exactamente onde me encontro, as condições sejam um pouco diferentes apesar da curta distancia!

O que é certo é não ter faltado geada, que ainda persiste nos locais mais sombrios e abrigados... Ainda estão 4,9ºC a esta hora! Sobe lentamente

Dados de ontem:
    10,9ºC/4,9ºC (sem geada)

4. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Bom dia pessoal,

Pelo meu "quintal" noite mais fria do ano até agora com uma mínima de -1.4ºc :cold: Geada generalizada tal como no passado dia 6, hoje entretanto não tive possibilidade de colocar qualquer sensor em local de inversão , ou fazer qualquer registo fotográfico, ver se amanhã o consigo fazer apesar de o pontencial ser ligeiramente inferior! Agora estão 5.8ºc e vento praticamente nulo.

- Obrigado pelos "quadros " maravilhosos da Serra da Estrela @João Pedro :uau:

5. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Boas Ricardo, se conseguires colocar um sensor no Vale da Rasca, perto do cruzamento que segue para a Comenda, era óptimo. Hoje já registei no Alambre, Calhariz e Lagoa Pequena, logo coloco aqui todos os registos. Passei depois no Vale da Rasca às 9h15 pois tive de vir a Setúbal, e o carro ainda marcava - 2,5 e com um cenário gelado, árvores, telhados, tudo.

PS: Registei tudo com um sensor Auriol

6. charlie17

charlie17
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Ago 2017
    Local:
    Coruche, Santarém (70m)
    Bom dia,
    Na minha estação tive recorde de mínima com -3.4ºC.
    IPMA Coruche estava com -5.8ºC às 8h.
    Agora sigo com 8.5ºC

7. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Boas!

Hoje furei o teletrabalho e vim até ao meu posto em Coruche. Por volta das 8h quando saí da Azambuja o meu carro marcava -1ºC. Cheguei a Coruche por volta das 9h e estava tudo gelado ainda e registei valores de -2ºC/-1ºC. Nas lezírias do Sorraia, nos talhões do arroz, havia grandes charcas geladas e toda a paisagem estava branca, parecia que tinha nevado. :cold:

Por agora aqui na Zona Industrial do Monte da Barca temos uma tarde luminosa de Sol e céu limpo, ao Sol está bastante agradável. :cool:

8. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Mínima horária de -2,6 ºC, provavelmente a mais baixa desde fevereiro de 2012

9. Gilmet

Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    12 Dez 2007
    Local:
    Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
    Boa tarde,

Pela zona alta do Cacém, mínima miserável de 3.7ºC (4º dia abaixo dos 4ºC, no entanto!).

Sigo agora com 10.2ºC, perto da máxima que foi, até ao momento, 10.4ºC.

Deixei o sensor no mesmo local de há uns dias (vale da ribeira das Jardas, perto da estação de Mira-Sintra/Meleças), e a mínima registada no local foi de -1.6ºC! Confesso que esperava um pouco menos, acabou por ficar até aquém dos -1.8ºC registados no dia 6. Mas mesmo assim entrou nos negativos, que é sempre um orgulho. :D

Quando cheguei ao local já o Sol ia alto e não havia muita geada, a não ser na sombra. No entanto, a uns 500 m de minha casa, depois da descida para o vale, mas na zona do Cacém, há um local que me captou o interesse pela quantidade de geada que tinha, quer no dia 6, quer hoje. Os carros, pobres coitados, estavam completamente congelados. O meu carro marcou 0ºC aqui, mais baixo do que posteriormente em Mira-Sintra.

Até a estrada tinha algum gelo.

Pergunto-me se este local, mais perto de minha casa, não será talvez tão ou mais frio do que a zona baixa de Mira-Sintra. Talvez deixe lá qualquer coisa esta noite, se encontrar um sítio adequado. :intrigante:

Em Mira-Sintra, o valor mínimo medido, e a geada por volta das 9h.

10. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Boa tarde

Na zona alta da Póvoa a temperatura durante a madrugada desceu aos solavancos e só perto das 8h chegou finalmente perto de zero, mesmo assim ficou-se pelos 0,6ºC positivos, mínima mais baixa deste inverno.
    Mas o ponto de orvalho manteve-se pelo menos 5,2ºC mais abaixo e a correspondente HR não foi além dos 69%. O vento teve raros momentos de calma. Fracas condições, portanto, para geadas aqui nesta área.

Em Parque Santa Iria (Altitude maior, 138 m) a situação foi semelhante, agravada pelo vento. Mínima de 0,3ºC.

Na Bemposta, vale de BUcelas, mesma altitude que Santa Iria mas encaixe num vale rodeado de relevos importantes. Mínima de -4,1ºC e ponto de orvalho muito próximo, HR 93%, vento sempre muito fraco, < 3 Km/h e grandes intervalos de calma.
    As geadas foram certamente generalizadas quer neste vale quer em todo o vale do Trancão (Loures/Vialonga).

11. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Mínimas de ontem: -4,9ºC em Coruche.

Temperaturas hoje às 8h: batidas as mínimas de ontem.

12. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    3 fotos geadas de hoje, 2 primeiros no vale aqui na Fajarda e outra na minha casa, além disso as torneiras estavam congeladas, só a mangueira que tem mais força saiu água mas ainda demorou uns 15 segundos a sair e saiu com pedaços de gelo

13. cactus

cactus
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Jan 2009
    Local:
    setubal (40 m)
    Por setubal minima negativa de -1ºC , geada por quase todo o lado, mesmo junto ao rio , no caminho para o trabalho 25km de casa ainda apanhei minimas de que já nem me recordo de apanhar , tipo -4º ,e -3ºc quase todo o caminho -

14. ZéCa

ZéCa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    13 Jan 2008
    Local:
    Cruz de Pau, Seixal 20 Km de Lisboa, 30 m Altitude
    Boa tarde!
    Poderá ter sido das manhãs mais frias por aqui. A máxima hoje chegou a 12,4ºC. A mínima foi negativa e bastante gelo, -1,5ºC.
    De realçar que perto das 14 horas, a temperatura não atingia os 10ºC.
    [​IMG],[​IMG],[​IMG],[​IMG],[​IMG]

15. Microburst

Microburst
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Set 2009
    Local:
    Laranjeiro-Feijó (Almada)
    Boa tarde. Aqui pela parte baixa do Feijó, resvés Miratejo, estiveram uma noite e dia bastante frios com a mínima a atingir os 0,3ºC pouco passava das 7 da manhã.

Muita humidade, e consequente geada, esta manhã ao contrário dos dias anteriores, e a máxima foi alcançada perto das 15h30 com 9,6ºC. Por esta altura 5,2ºC, céu limpo e vento fraco de Norte. Adivinha-se mais uma noite bem gelada.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página