Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Neste momento continuo com - 3 no centro de Tomar.

Só por curiosidade, no centro de Tomar onde (se puderes dizer)? Na zona baixa (Nabão), na zona alta e que tipo de sensor utilizas?
 


Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Bom dia! :)

Segundo uma estação próxima, em Benfica, a mínima registada foi de 2,8ºC. Esperava menos por acaso... Talvez o vento tenha estragado a inversão ou então, a estação como não se localiza exactamente onde me encontro, as condições sejam um pouco diferentes apesar da curta distancia!

O que é certo é não ter faltado geada, que ainda persiste nos locais mais sombrios e abrigados... Ainda estão 4,9ºC a esta hora! Sobe lentamente

Dados de ontem:
10,9ºC/4,9ºC (sem geada)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Pelo meu "quintal" noite mais fria do ano até agora com uma mínima de -1.4ºc :cold: Geada generalizada tal como no passado dia 6, hoje entretanto não tive possibilidade de colocar qualquer sensor em local de inversão , ou fazer qualquer registo fotográfico, ver se amanhã o consigo fazer apesar de o pontencial ser ligeiramente inferior! Agora estão 5.8ºc e vento praticamente nulo.

- Obrigado pelos "quadros " maravilhosos da Serra da Estrela @João Pedro :uau:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Bom dia pessoal,

Pelo meu "quintal" noite mais fria do ano até agora com uma mínima de -1.4ºc :cold: Geada generalizada tal como no passado dia 6, hoje entretanto não tive possibilidade de colocar qualquer sensor em local de inversão , ou fazer qualquer registo fotográfico, ver se amanhã o consigo fazer apesar de o pontencial ser ligeiramente inferior! Agora estão 5.8ºc e vento praticamente nulo.

- Obrigado pelos "quadros " maravilhosos da Serra da Estrela @João Pedro :uau:

Boas Ricardo, se conseguires colocar um sensor no Vale da Rasca, perto do cruzamento que segue para a Comenda, era óptimo. Hoje já registei no Alambre, Calhariz e Lagoa Pequena, logo coloco aqui todos os registos. Passei depois no Vale da Rasca às 9h15 pois tive de vir a Setúbal, e o carro ainda marcava - 2,5 e com um cenário gelado, árvores, telhados, tudo.

PS: Registei tudo com um sensor Auriol
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Hoje furei o teletrabalho e vim até ao meu posto em Coruche. Por volta das 8h quando saí da Azambuja o meu carro marcava -1ºC. Cheguei a Coruche por volta das 9h e estava tudo gelado ainda e registei valores de -2ºC/-1ºC. Nas lezírias do Sorraia, nos talhões do arroz, havia grandes charcas geladas e toda a paisagem estava branca, parecia que tinha nevado. :cold:

Por agora aqui na Zona Industrial do Monte da Barca temos uma tarde luminosa de Sol e céu limpo, ao Sol está bastante agradável. :cool:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa tarde,

Pela zona alta do Cacém, mínima miserável de 3.7ºC (4º dia abaixo dos 4ºC, no entanto!).

Sigo agora com 10.2ºC, perto da máxima que foi, até ao momento, 10.4ºC.

Tens de levar o auriol a passear amanhã! :rolleyes:

Deixei o sensor no mesmo local de há uns dias (vale da ribeira das Jardas, perto da estação de Mira-Sintra/Meleças), e a mínima registada no local foi de -1.6ºC! Confesso que esperava um pouco menos, acabou por ficar até aquém dos -1.8ºC registados no dia 6. Mas mesmo assim entrou nos negativos, que é sempre um orgulho. :D

Quando cheguei ao local já o Sol ia alto e não havia muita geada, a não ser na sombra. No entanto, a uns 500 m de minha casa, depois da descida para o vale, mas na zona do Cacém, há um local que me captou o interesse pela quantidade de geada que tinha, quer no dia 6, quer hoje. Os carros, pobres coitados, estavam completamente congelados. O meu carro marcou 0ºC aqui, mais baixo do que posteriormente em Mira-Sintra.

PQR3ljml.jpg


yfIaChml.jpg


DQnNLUql.jpg


Até a estrada tinha algum gelo.

LArkA99l.jpg


Pergunto-me se este local, mais perto de minha casa, não será talvez tão ou mais frio do que a zona baixa de Mira-Sintra. Talvez deixe lá qualquer coisa esta noite, se encontrar um sítio adequado. :intrigante:

Em Mira-Sintra, o valor mínimo medido, e a geada por volta das 9h.

Dn0d544l.jpg


SRciu40l.jpg


pxnIIXml.jpg


CYaWfnxl.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Na zona alta da Póvoa a temperatura durante a madrugada desceu aos solavancos e só perto das 8h chegou finalmente perto de zero, mesmo assim ficou-se pelos 0,6ºC positivos, mínima mais baixa deste inverno.
Mas o ponto de orvalho manteve-se pelo menos 5,2ºC mais abaixo e a correspondente HR não foi além dos 69%. O vento teve raros momentos de calma. Fracas condições, portanto, para geadas aqui nesta área.
YJh1xKP.jpg


Em Parque Santa Iria (Altitude maior, 138 m) a situação foi semelhante, agravada pelo vento. Mínima de 0,3ºC.
ws7xnTj.jpg


Na Bemposta, vale de BUcelas, mesma altitude que Santa Iria mas encaixe num vale rodeado de relevos importantes. Mínima de -4,1ºC e ponto de orvalho muito próximo, HR 93%, vento sempre muito fraco, < 3 Km/h e grandes intervalos de calma.
As geadas foram certamente generalizadas quer neste vale quer em todo o vale do Trancão (Loures/Vialonga).
1A1TfFq.jpg
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Boa tarde. Aqui pela parte baixa do Feijó, resvés Miratejo, estiveram uma noite e dia bastante frios com a mínima a atingir os 0,3ºC pouco passava das 7 da manhã.

Muita humidade, e consequente geada, esta manhã ao contrário dos dias anteriores, e a máxima foi alcançada perto das 15h30 com 9,6ºC. Por esta altura 5,2ºC, céu limpo e vento fraco de Norte. Adivinha-se mais uma noite bem gelada.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.