Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2023

Por Tomar mais um dia fresco, a Davis Vue já com vários dias consecutivos de abaixo de zero.

tomar_26_01_2023.webp

Boas!

Aqui por Azambuja tive a mínima mais baixa do mês com 1,9ºC. Por volta das 7h30 o céu estava praticamente limpo, no entanto tem vindo progressivamente a ficar mais nublado. Esta nebulosidade que vai entrando vai limitar a subida da temperatura máxima. Era giro que a máxima ficasse abaixo dos 10ºC, algo muito raro por aqui.

A nebulosidade seguiu o seu caminho para Sul e deixou o Sol brilhar, como consequência lá se vai a máxima abaixo dos 10ºC, por agora 11,2ºC no meu sensor aqui na Azambuja.

A nebulosidade seguiu o seu caminho para Sul e deixou o Sol brilhar, como consequência lá se vai a máxima abaixo dos 10ºC, por agora 11,2ºC no meu sensor aqui na Azambuja.
Aqui na minha estação registou uma mínima de 1.4°C, estou na zona do centro de saude.
Atualmente sigo com 9.5°C.

Boa tarde,

Esta noite o vento virou para oeste, soprou quase toda a noite, sendo que a temperatura esteve muito constante tirando um período ou outro, mínima de 6.1°C, no caminho habitual não vi nada de anormal comparando com os outros dias, ontem havia muita geada há entrada de Belas, hoje já não foi assim...

Dia nublado o de hoje para não ser sempre o mesmo, muita humidade hoje de manhã.

@StormRic hoje vinha a reparar ao descer a A1 para Sacavém e fiquei impressionado com aquele vale do Trancão do lado direito, sentido norte-sul tudo branco e a deitar fumo, era bom local para ser estudado

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk

Boa tarde,

Esta madrugada a mínima desceu aos 5,5°C nas primeiras horas, mas depois foi subindo progressivamente.
Na Pontinha a inversão estava a correr bem e foram registados 3,3°C.

A nebulosidade foi aumentando, o vento está mais intenso com rajadas fortes. Ainda não chove e a temperatura está pelos 11,2°C.

Aqui na minha estação registou uma mínima de 1.4°C, estou na zona do centro de saude.
Atualmente sigo com 9.5°C.

Aqui perto da Sede da Junta de Freguesia registei 1,9ºC de mínima, ao nível do 3ºandar. Ao nível da Rua deve ter sido um pouco mais baixo. Por agora registo 12,5ºC que é a máxima do dia. Mas o meu sensor não tem RS, embora não apanhe com o Sol direto, pode ter aqui 1-2ºC a mais do que o real.

Última edição:
Boa Tarde

Tenho andado ausente destas bandas, não só devido ao trabalho, mas também pelo facto da estação ainda não ter recuperado o sinal.

A massa de ar polar da semana passada trouxe ventos fortes e alguns aguaceiros, que até chegaram a ser mais do que o previsto.
Pelas minhas contas e segundo a Clima.AML, devem ter rendido cerca de 6/7 mm.
As temperaturas desceram, mas o frio apenas era mais acentuado pelo vento.

A partir do fim de semana e até agora, aí sim, chegou o frio a sério e o anticiclone regressou em força.
O vento tem predominado de forma moderada do quadrante NE e sol marca presença, à exceção de hoje em que o céu está mais nublado.
As temperaturas desceram bastante, mas o vento tem quebrado um pouco as inversões. No entanto, já vi há alguns lugares abrigados com erva queimada, pelo que não descarto uma ou outra geada fraca.