Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A minha namorada relata momentos de aflição e pânico com a intempérie que se faz sentir por Vieira de Leiria. Há estragos de certeza.
Foi onde entrou (está a entrar) o sting jet.

Rad_20260128-0505.webp
Rad_20260128-0510.webp
Rad_20260128-0515.webp
Rad_20260128-0520.webp

A reportar a norte de Coimbra, chegou a assustar, mas já passou. Eletricidade falhou apenas uns minutos.

Uma das coisas mais impressionantes foi que depois duma fase superintensa de vento e chuva, acalmou e passou-se a ouvir outro som de fundo, vento mas em altura, a passar por cima. Parecia um avião a jato a passar.

Nem quero imaginar como terá sido mais para sul, região Leiria, onde deve ter entrado o pior vento.

Segundo os meus companheiros a coisa em Sintra foi agreste. No parque de material do Algueirao, o portico de lavagem dos comboios foi mandado abaixo. Na estação de Sintra, a árvore que está junto ao quiosque dos gelados, perto de onde saem os autocarros para o Palácio da Pena também foi derrubada. E caiu uma árvore para a linha entre o Parque do Algueirão e o apeadeiro da Portela de Sintra, partindo a catenária no sentido Lisboa-Sintra. Hoje garantidamente não era um dia que gostasse de fazer comboios, principalmente os primeiros alfas e intercidades, a 220 e a 200 respectivamente sem saber o estado da linha depois deste vendaval todo...

A reportar a norte de Coimbra, chegou a assustar, mas já passou. Eletricidade falhou apenas uns minutos.

Uma das coisas mais impressionantes foi que depois duma fase superintensa de vento e chuva, acalmou e passou-se a ouvir outro som de fundo, vento mas em altura, a passar por cima. Parecia um avião a jato a passar.

Nem quero imaginar como terá sido mais para sul, região Leiria, onde deve ter entrado o pior vento.
Por aqui esteve calminho, apenas chuva/neve intensa. Mas quanto a esse som de fundo, também ouvi... Estranho e não sabia o que era. Sentia que a qualquer momento poderia vir um raio ou sei lá o quê...

Segundo os Vigilantes da Estrada haverá uma vítima mortal na N1 perto de Povos, devido a uma árvore que tombou em cima de uma viatura.

Update ferroviário, árvore tombada na linha e catenaria danificada entre Pinhal Novo e Venda do Alcaide. Segundo a CP a linha do Oeste, a linha do Sul e a Linha do Norte entre Aveiro e Coimbra estão interrompidas. (Desconheco as causas)