Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aqui na zona muito lixo no chão, há 2 ou 3 árvores da entrada da quinta dos machados ( n8 antes da entrada para o Gradil) que foram derrubadas, na venda do pinheiro o telhado de uma casa voo para a estrada e está a impedir o transito que vem na direcção sul norte . há mais uma série de árvores no chão, mas já cortadas e tiradas da estrada, muito provavelmente os bombeiros/protecção civil andaram a tratar disso durante a noite. Ao longo do trajecto livramento/Malveira muitos detritos, e os campos completamente alagados.

Que noite, que noite! :shocking:

Noite de tempestade de vento, na minha casa em Aveiras acordei por volta das 4h da manhã e o barulho do vento era assustador, cada rajada de vento parecia um trovão ou um avião de caça a passar, medonho mesmo, pareceu-me pior do que o Martinho e o Martinho já tinha sido muito mau. :unsure:

Agora já no local de trabalho perto de Mafra temos céu nublado com abertas, dia de contabilizar prejuízos. :(
Aqui ao pé do Gradil há algumas arvores no chão

Boas.

Esse valor da velocidade do vento foi registado a que horas? E o anemómetro está instalado em boas condições?
Incrível
Não tive ainda oportunidade de verificar os registos da estação e com as variações que tive na rede elétrica e, coincidentemente, as pilhas estarem fracas, deixei de ter acesso ao meteobridge da estação.
Só logo ao final do dia vou tentar reiniciar o meteobridge.
Relativamente à instalação está acima do ponto mais alto do telhado, numa mastro de antena:
1769595702935.webp

Sai de casa sem luz ainda, vim trabalhar a Benavente, entre a Fajarda e a várzea fresca (onde está a barragem de magos) estrada cortada, árvores na estrada e como o rio Sorraia está a inundar os campos não pude dar a volta pelo biscainho, tive dar volta maior pela Glória e Marinhais, chego a Salvaterra, estrada cortada na direção a Benavente, mais uma voltinha, manhã caótica :hehe:
Tenho uma prima a viver em Santana do Mato que colocou no Facebook dela que na estrada entre Santana e Coruche e que também existiam varias arvores caidas na estrada...
Só para saberes se precisares de passar por lá...

Sabes se dá para chegar a Alfeizerão, ou estará a EN inundada?

A e-Redes dava previsão de restabelecimento da luz elétrica às 10h... agora mudou para as 11h.

Nem eles sabem.
A maioria das estradas estão transitáveis.. so na nacional 8 em frente ao gasolinas é que ficou cortado. Mas ha alternativa

Enviado do meu SM-N770F através do Tapatalk

O Martinho aqui já tinha sido a maior tempestade dos últimos anos mas esta bateu o que foi o Martinho! Foi mais a sul do que os modelos indicavam, mas isso vi logo ainda antes da meia noite que iria acontecer, o Gfs ainda foi o melhor modelo a modelar isso. Aqui as rajadas chegaram perto dos 100km/h e a chuva acumulada ronda os 20mm. A pressão atmosférica aqui foi de 991hpa bem abaixo do previsto nas últimas saídas antes do evento.

O Martinho aqui já tinha sido a maior tempestade dos últimos anos mas esta bateu o que foi o Martinho! Foi mais a sul do que os modelos indicavam, mas isso vi logo ainda antes da meia noite que iria acontecer, o Gfs ainda foi o melhor modelo a modelar isso. Aqui as rajadas chegaram perto dos 100km/h e a chuva acumulada ronda os 20mm. A pressão atmosférica aqui foi de 991hpa bem abaixo do previsto nas últimas saídas antes do evento.
Aqui na zona, o Martinho fez mais danos, pelo menos aparentemente.

Linha do norte ainda não circulam comboios mais ou menos entre Coimbra e Entroncamento

NMv04Ao.png

Comento mais pelo que dá para ver na imagem, por ex. um Alfa que sai do Porto às 5h40 para Faro, está ali parado em Aveiro há umas 2 horas e meia.
Será que num evento destes não poderiam ter suspenso os primeiros comboios visto que se tinha uma razoável ideia das horas na pior fase?
Não servindo de justificação... suprimir um comboio mexe com tanta coisa... além de que não há indicação que a linha já estivesse com problemas, por exemplo o 3400 que é o regional da 1 da manhã para Santa Apolónia efectuou-se na íntegra. Mas seja como for é por isso que eu dizia ali atrás que temia pelos meus companheiros (e obviamente por quem transportamos), porque fazer precisamente esse comboio que é o 180, acreditando que a via está desimpedida... a velocidades de 220 que é o que se pratica a sul de Aveiro.. por mais aventureiro que sejamos eu acho que eu ia com algum receio...

Ver imagens da cidade onde vivi e estudei durante 3 anos com tanta destruição é de cortar a respiração. :( O estádio Dr. Magalhães Pessoa do União de Leiria ficou irreconhecível.

Estas depressões são sempre indesejadas porque além de serem imprevisíveis, são muito destrutivas. Em menos de 1 ano já é a 2ª a ocorrer.