Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

Como prometido é devido, ontem ( Sábado ) lá fui até as terras de Sintra, não estava frio, não estava nevoeiro e não estava vento, ou quase,

1ª paragem, Pedra Amarela, quase ausência de vento e temperatura nos 22º - 23º, o que via dali, a ajuntar ao enevoado, penso ser fumo, não consegui ver donde,

19192520093_99db1262d3_o.jpg

nevoeiro a entrar no Raso, e ao longo do oceano,

19818241261_c158f8aac6_o.jpg

mais em pormenor,

19626810989_ed54ec196c_o.jpg

próxima paragem, Peninha, claro, no entanto estava num alvoroço, penso que estavam a fazer filmagens, no entanto estava um auto-tanque no acesso ao largo a apagar não sei bem o quê, também não sei se fazia parte das filmagens ou se foi algum "filme" extra,

e realmente quem a apelidou de "fábrica do vento" fê-lo e bem, apesar de estar tudo calmo a volta em termos de vento, pois lá em "cima" ainda consegui registar 42,3 km/h :lol: e 20,8º C,

19806087912_116e9b1e2c_o.jpg
19190812914_b3b59bbc5e_o.jpg

de volta é "base", vez de ir picar o ponto ao Raso, já sem vestígios de nevoeiro,

19818240771_001d119dd7_o.jpg

já no Guincho, ainda registei apenas 21,9 km/h e 22,9º C, mas penso serem menos, no carro tinha 20º, alguma areia espalhada na estrada e ciclovia,

nas dunas mais a frente,

19625406588_0848eb2f9c_o.jpg
19813422435_049c8d08f5_o.jpg
19626810179_884367cb1a_o.jpg

do Abano,

19813422115_953458fc20_o.jpg

e para finalizar, da Pirolita, onde o nevoeiro de mantinha ao longe, já em versão quase nocturna,

19806088432_3efded89ce_o.jpg

amanhã, ou melhor logo, volta de bike até ao Guincho.

Excelente reportagem Vitor, mas que belas fotos!

• Gosto
Reactions: Vitor TT e StormRic
O céu vai limpando lentamente, a serra já está toda descoberta (das nuvens baixas/nevoeiro), ainda foram uns bons borrifos por lá, agora a tarde vai ser de sol, boa para passear ou mandar um mergulho. :cool:

24,1ºC
85% HR

Ver se isto limpa, que o ambiente ainda se encontra abafado.

Boa tarde

Humidade elevada, noite tropical quanto a temperatura e humidade, 20,6ºC de mínima das 4h às 5h30, e 83%.

Os estratos e estrato cumulus dissiparam-se mas há nevoeiros no Cabo, a oeste no horizonte marítimo e passam fractus de vez em quando.
Vento de oeste ou oes-noroeste.

Mar bem bonito, azul profundo, pouco agitado pelo vento, não chega a estar picado, com velas.

Neste momento estão 27,1ºC e 61%, ao sol é desconfortável mas mesmo à sombra se sente o calor devido à humidade.

O amanhecer foi interessante pelo efeito dos raios anticrepusculares na neblina dos níveis médio e baixo. Repare-se como o nível de iluminação vai descendo até chegar ao horizonte, momento em que nasce o sol. Os estratocumulus proporcionaram a curta aberta providencial para esta observação:

Última edição:
Mínima: 19,8ºC
Máxima: 30,6ºC

Mais um dia de nortada, muito mais fraca mas começa a intensificar-se.

Imagino que com este tempo se esteja muito bem dentro da água do mar!
A estação de Sagres congelou com -1,4ºC ontem à noite :D

Sigo com 23,1°C e 73% de humidade. Vai ser difícil dormir hoje... :disgust:
Off-topic: recomendo a ida ao panorâmico de monsanto. Apesar de estar abandonado, consegue ver-se muito bem Lisboa toda, incluindo a expo.

off-topic: :thumbsup: sem dúvida! Frequentei este espaço muitas vezes, não só pelo restaurante mas principalmente como ponto de vista e de observação do céu. Já lá não vou há mais de quinze anos talvez, quando se degradou.
Mas vai deixar de estar abandonado, esperemos, houve um concurso de projectos para aproveitamento da estrutura do edifício, lançado no início deste ano:

http://www.archdaily.com.br/br/7603...bservatorio-natural-de-monsanto-nom-em-lisboa

http://www.anteprojectos.com.pt/2015/01/21/observatorio-natural-de-monsanto-nom-internacional/

Os resultados do concurso já foram publicados no início de Maio. Os projectos apresentados a concurso estiveram expostos de 22 a 31 de Maio:

http://www.lxfactory.com/PT/agenda/...atory-of-monsanto-nom-2015-05-22/#prettyPhoto

Vejam aqui as propostas:

https://www.facebook.com/Arqfolium/photos_stream?tab=photos_stream

e a vencedora, que é também a minha favorita:

https://www.facebook.com/Arqfolium/....1437342590./1629056070641843/?type=3&theater

on-topic: 22,9ºC com 79% de humidade, neste momento aqui em Carcavelos. Céu a ficar gradualmente mais nublado por estratocumulus desde o pôr-do-sol, ainda se viu o poente do fino crescente de Lua, vento fraco.

Uma imagem da bela tarde de hoje, especialmente o azul do oceano. E o Cabo Espichel ainda a "fumegar" como é típico das situações de oeste húmidas:

JZxtlA5.jpg

Última edição:
off-topic: :thumbsup: sem dúvida! Frequentei este espaço muitas vezes, não só pelo restaurante mas principalmente como ponto de vista e de observação do céu. Já lá não vou há mais de quinze anos talvez, quando se degradou.
Mas vai deixar de estar abandonado, esperemos, houve um concurso de projectos para aproveitamento da estrutura do edifício, lançado no início deste ano:

http://www.archdaily.com.br/br/7603...bservatorio-natural-de-monsanto-nom-em-lisboa

http://www.anteprojectos.com.pt/2015/01/21/observatorio-natural-de-monsanto-nom-internacional/

Os resultados do concurso já foram publicados no início de Maio. Os projectos apresentados a concurso estiveram expostos de 22 a 31 de Maio:

http://www.lxfactory.com/PT/agenda/...atory-of-monsanto-nom-2015-05-22/#prettyPhoto

Vejam aqui as propostas:

https://www.facebook.com/Arqfolium/photos_stream?tab=photos_stream

e a vencedora, que é também a minha favorita:

https://www.facebook.com/Arqfolium/....1437342590./1629056070641843/?type=3&theater

on-topic: 22,9ºC com 79% de humidade, neste momento aqui em Carcavelos. Céu a ficar gradualmente mais nublado por estratocumulus desde o pôr-do-sol, ainda se viu o poente do fino crescente de Lua, vento fraco.
A sério, devias ir lá agora, enquanto não é reconstruído. Se gostares de aventura vais amar. É simplesmente magnífico! No topo do panorâmico, se conseguires subir, ficarás maravilhado com a vista. É um bocado perigoso mas consegue-se chegar lá na boa.

A sério, devias ir lá agora, enquanto não é reconstruído. Se gostares de aventura vais amar. É simplesmente magnífico! No topo do panorâmico, se conseguires subir, ficarás maravilhado com a vista. É um bocado perigoso mas consegue-se chegar lá na boa.

É verdade, a vista é fabulosa, tenho imensas fotos de lá, de há muitos anos atrás. Embora seja um apreciador dos espaços abandonados, ultimamente não me têm atraído.

• Gosto
Reactions: TiagoLC
:w00t: que fotos lindas!! :palmas:

O nevoeiro no Raso, quero dizer só no Raso, é raro.
O fumo tem circulado lentamente, veio dos vários incêndios mais a norte, era de longe.
Ainda apanhaste o Espichel e parte da Caparica com o nevoeiro.

Que filmagens eram essas e "brincadeiras" com o quê? :hmm: ainda bem que não passei por lá hoje... :evilmad:

As fotos estão um primor! Com uma luz etérea e composições muito bem escolhidas, como já nos habituaste :cool:

Bem apanhado o sundog e a suavidade da luz do entardecer no Guincho.

E claro, aquela última, na Pirolita, é ... :surprise:

Interessante como o nevoeiro se manteve num estreito cordão sem avançar para a costa, e o oceano mais além parecia liberto.

Obrigado, :thumbsup:

as filmagens, então foi assim hehehe, quando cheguei ao caminho já de terra que dá acesso ao largo do estacionamento, estava um auto-tanque a apagar qualquer coisa imaginei o pior :scared:, estava a GNR que claro não deixava os carros seguirem, lá estacionei onde pude e fui a pé, pois isso deixavam passar, quando me aproximo do auto-tanque deduzi que se tinha incendiado o que me parecia ser um carro de golfe ???, mas como teria ido lá parar ?, mas uma observação mais atenta vi que era uma "viatura" estranha, segui em frente e no largo estava um aparato de camiões, até uma roulote de comes e bebes e muita gente, quando chego ao largo começo a ver as inscrições em algumas carrinhas a fazer referência a empresas de filmagens, e pelas conversas e caras do pouco que apanhei, a dita "viatura" deveria ser para suportar os equipamentos videográficos, portanto deve ter ido a vida muitos milhares de euros com o incêndio,

esta era uma viatura que lá estava ( um corte da imagem ), uma grua com uma câmara, que mais tarde apanhei-o ali, mas andava também um outro jipe que o vi quando cheguei "lá acima", não sei se fazia parte do "elenco" ou andava a passear,

19840875135_2dcd525efd_o.jpg

• Gosto
Reactions: StormRic
E lá fui fazer a habitual volta de bike pela marginal Algés - Guincho, no entanto não deixo de referir que choveu, sim aquela coisa que cai do céu que tem sido ultimamente raro :lmao:, aqui em casa pelas 9:30h, ainda deu para molhar o chão, limpou e aqueceu para a tarde, comecei logo a pensar que iria ter uma volta molhada,
mas não,

posso dizer que foi uma das voltas em que térmicamente foi das mais lineares, fui prevenido com mais uma t-shirt, mas não foi necessário, nem mesmo no Guincho, desta vez pouco vento, presumo que pela sensação térmica que senti, deveria rondar os 22º - 23º C, alias quando cheguei ao carro pelas 22:00h era esta ultima, a temperatura que indicava,

as fotos da praxe, a começar por Carcavelos para variar :lol:,

19653964759_1526e3d8a4_o.jpg

confesso que a medida que ia-me aproximando do Raso e via a tal faixa de nevoeiro, pensei que iria entrar num frigorifrico, mas não, temperatura bem amena do que é costume, mesmo comparando com o do dia anterior e pouco vento, no entanto o nevoeiro estava mais ao largo,

19652544228_d50ea2702e_o.jpg

19219677733_f587633aaa_o.jpg

o já quase típica presença no topo da serra, provavelmente desta vez não se deveria ver patavina cá para baixo, humm, como é que estaria lá em cima ? :w00t:,

19217934044_4457346188_o.jpg

no regresso, farol da Guia, com dois níveis de nuvens,

19653964019_3e09fc0bed_o.jpg

novamente Carcavelos,

19653964919_c488b6c5d0_o.jpg

de referir que vi o nevoeiro que envolveu o Espichel, mas a uma dada altura da tarde limpou, mas já mais para o fim do dia voltou novamente a envolver-se num interessante nevoeiro, "fenómeno" este que é raro observar, estava a pedir um time-lapse.