Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,491
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
21,4ºC estaveis, e assim vão continuar madrugada dentro.

Boas mínima tropical de 21.4 desta não esperava por agora já aquece 30.7

Para não destoar, 21,4ºC também aqui, grande parte da noite, foi a mínima que só descolou às 7h. 86% de humidade máxima.

27,1ºC com 64% agora.

Os estratocumulus correram durante toda a noite até meio da manhã, de norte. O vento rodou para noroeste ao início da tarde, já com céu limpo mas permanecendo os nevoeiros sobre o Cabo Espichel e uma barra de estratos baixos rasantes ao oceano em todo o horizonte marítimo e que também tapa a base do Cabo.

Ocaso de ontem:



E amanhecer de hoje, em janela completa dá para ficar tonto com a corrrida dos estratocumulus:

 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,491
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Máxima de 27,6ºC às 17h30 com 63% de humidade.

Há pouco, antes das 15h, o Cabo Espichel a "dormir debaixo da almofada" :sono:

GPi747g.jpg



Imagens do fim-de-semana, para acordar:

Sexta-feira, 17, ao amanhecer, chuva/virga no mar:

8eC7MYG.jpg


Formações sob as células de base alta :scared:

P5h0ZyQ.jpg



Sábado, 18, nevoeiros trepam o Cabo mas o Atlântico está pacífico e aprazível:

GJeKCfu.jpg


Neblina para um navio apenas:

8tj60SK.jpg


Domingo, 19, neblina na Caparica ao nascer do sol, cordões de estratocumulus tangem a Arrábida:

YQ3yxW1.jpg


RQDzTc5.jpg
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,182
Local
Belas
Máxima de 27,6ºC às 17h30 com 63% de humidade.

Há pouco, antes das 15h, o Cabo Espichel a "dormir debaixo da almofada" :sono:

GPi747g.jpg



Imagens do fim-de-semana, para acordar:

Sexta-feira, 17, ao amanhecer, chuva/virga no mar:

8eC7MYG.jpg


Formações sob as células de base alta :scared:

P5h0ZyQ.jpg



Sábado, 18, nevoeiros trepam o Cabo mas o Atlântico está pacífico e aprazível:

GJeKCfu.jpg


Neblina para um navio apenas:

8tj60SK.jpg


Domingo, 19, neblina na Caparica ao nascer do sol, cordões de estratocumulus tangem a Arrábida:

YQ3yxW1.jpg


RQDzTc5.jpg
Boa sequência de fotos! :viva:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,182
Local
Belas
Bem decidi ir à praia, Carcavelos mais uma vez, vou fazer um breve apanhado (testamento) (infelizmente sem fotos):

A manhã ia aquecendo já com o vento um bocado maluco mas ainda fraco. Para oeste não sei bem que formação existia, mas são aquelas nuvens que o StormRic costuma captar nos timelapses. Ficaram lá o dia todo mas pelas 16h já quase que desvaneciam num branco. A sul via-se parte da costa da Caparica e de Sesimbra tapadas por neblina.

Da manhã para a tarde a maré estava vazia, nunca tinha visto Carcavelos sem ondas mas sem dúvida que parece o paraíso (fora a água gélida). Só devo ter visto ondas de 20 cms ou quando a maré enchia pela tarde algumas chegavam a 50cms :D.

A água desde de manhã que tinha uma mistura: amena, fria, muito fria e quando se ia para longe da costa e se ia fundo eu diria que todo o meu corpo congelava.

Pela tarde nunca pensei que piorasse tanto, às 15h não se aguentava ao sol, só a nortada nos salvava. :calor: Quase que formava uma chuva de suor quando a nortada se calava. Melhor remédio era ir à água. Acho que um bom parâmetro para as estações era registar a temperatura com sol direto, só por curiosidade!

Depois às 16h já se estava bem na praia ao sol, água finalmente aqueceu! De reparar que a Este estavam umas nuvens que passaram lá o dia todo, estavam para lá de S.Julião da Barra, até diria no rio Tejo. Não sei o nome das nuvens (desculpem é que é dificil decorar) mas acho que o facto de estarem paradas no tempo já é uma pista, ou pelo menos tive essa sensação.

É interessante o extremo oeste da praia de Carcavelos, o vento é mais fraco do que no resto da praia provavelmente porque está mais coberto e as rochas estão por todo o lado e de ano para ano o mar "tapa" umas rochas e "destapa" outras. O "chão" do mar parece areia mas repara-se perfeitamente que é uma rocha extensa em certas regiões. Para além disso notei como a água estava limpa, talvez a menor agitação do mar, mas com 1,5m de água ainda se via perfeitamente a areia, apesar da água ser esverdeada.
____________
Máxima: 31,4ºC
Mínima: 21,1ºC
MáxHR%: 83%
Rajada máxima: 51,5 km/h

Parece que a temp. da água vai diminuir ainda mais com a Nortada e a água fria chega finalmente a Cascais!
No cruzamento entre o IC19 e a reta da EN117 (Alfragide) há uma ponte e para mim é dos melhores locais para ver a serra de Sintra, via-se perfeitamente o relevo do capacete, lindo!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,491
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Da manhã para a tarde a maré estava vazia, nunca tinha visto Carcavelos sem ondas mas sem dúvida que parece o paraíso (fora a água gélida). Só devo ter visto ondas de 20 cms ou quando a maré enchia pela tarde algumas chegavam a 50cms :D.

Tem sido um verão calmo quanto a ondulação de fundo. Só às vezes a nortada levanta aquelas cristas locais que dificultam a natação. Quando como hoje o vento fica fraco, é... um paraíso, concordo! :D

Em dias de céu azul, o mar fica correspondentemente muito azul também. Perto da praia combinam-se as tonalidades de azul com a areia de fundo ou em suspensão, aliando-se a algum conteúdo de algas microscópicas e temos um belo verdinho claro.

De reparar que a Este estavam umas nuvens que passaram lá o dia todo, estavam para lá de S.Julião da Barra, até diria no rio Tejo. Não sei o nome das nuvens (desculpem é que é dificil decorar) mas acho que o facto de estarem paradas no tempo já é uma pista, ou pelo menos tive essa sensação.

Havia algumas nuvens do aquecimento diurno, cumulus "muito" humilis ou estratocumulus, permaneciam quase imóveis realmente, sobre os pontos quentes da superfície provavelmente.

Seriam estas? Mais para nordeste não tenho visão daqui.

i1DB3t4.jpg


:thumbsup: bom relato, uma "foto" completa do dia.

Para terminar o ciclo habitual, o céu está toldar-se novamente pelo cobertor de estratocumulus, logo a seguir ao poente, lá vem ele. Nem deixou ver a Lua e os planetas (já nem falo do cometa).

22,6ºC com 81%. A nortada, que ao fim da tarde ainda soprou moderada, está fraca agora.

Pela evolução das temperaturas, o vento fraco e a cobertura nebulosa, vai ser outra noite tropical, com a mosquitada respectiva.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,491
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Volta e meia cai uma morrinha muito suavemente, vinda da serra, por lá deve estar "morrinhar" bem.

Cada vez que leio isso não posso deixar de sorrir pela protecção que essa situação traz à serra, sob todos os aspectos. :)

Aqui está a estabilizar nos 22,5ºC e 82%, é muita humidade. Encoberto.

Foi assim a chegada da noite: