Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

Boas noites

T.máxima: 23,9ºC

Impressionante a nortada que assolou e assola a zona, quando sai de Cascais, jamais imaginaria que por aqui estivesse tão agressivo, até ao momento, rajada máxima de 84,6 km/h (Valor exactamente igual ao de ontem, curioso).

Ainda assim fui andar de bike, onde fui me meter...guincho. :cool:
Infelizmente não levei o anemometro, foi uma pena, mas o vento soprava a vontade os 65/70 km/h, algo brutal, não me lembro de ver vento tão forte por lá.
Se a CMC/ Protecao civil não foram lá, a estrada deve estar intransitável, acumulação de areia já era significativa.

É por estas e por outras, que "deixei de bater no ceguinho", ou seja, no IPMA, isto é um fenomeno local, nenhum modelo prevê este vendaval. É a zona mais ventosa do país. :cool:

Que brutalidade :eek:, neste domingo passado não devia estar muito longe disso, pena não ter lá chegado,
agora existe esse passadiço, que ao menos podiam te-lo completado até a ciclovia, enfim,
mas fazer no sentido do Raso com esse vento presumo por costas, deveria ser brutal numa bicla de estrada não deveria ser difícil atingir os 70 - 80 km/h

por aqui também tem estado vento forte, não tenho é como medir devido a irregularidade das casas

Rajada máxima do dia agora mesmo: 88,5 km/h
Isto está um pandemonio...

Ainda assim fui andar de bike, onde fui me meter...guincho. :cool:
Infelizmente não levei o anemometro, foi uma pena, mas o vento soprava a vontade os 65/70 km/h, algo brutal, não me lembro de ver vento tão forte por lá.

:thumbsup: espectacular as duas coisas, o vento e o vídeo, incluindo a teimosia em fazê-lo, e de bike!!:D
Pela trepidação, ruído e o aspecto selvagem da areia também avalio em nada menos que esses valores, até parece no topo da Peninha (como será que estava lá em cima :rolleyes:).

Também por aqui esteve violento, até altas horas da noite.

Agora apenas moderado. A máxima ontem foi de 26,6ºC pouco depois das 15h e a humidade mínima 48% uma hora mais tarde.

19,3ºC e 72% neste momento.

Bom dia ao forum...

Que noite horrorosa em Carcavelos... dormi pouco e mal... toda a noite uma nortada incrível... tudo abanava... sentia coisas a estalar constantemente, os estores pareciam que iam voar... ramos de árvores no chão um pouco por todo o lado...

E ainda se mantem neste momento em Cascais, embora não se possa comparar a intensidade.

Boa tarde

Nortada forte continua aqui, por vezes rajadas muito fortes, mas é bastante variável, tem períodos de alguns minutos em que se mantém apenas moderado.
Nas ruas com árvores parece que começou o outono, tal é a quantidade de folhas caídas e folhas secas, assim como muitos pequenos ramos. Está a ser um verão difícil para as árvores, sem água no solo (a percentagem calculada de água no solo já era no fim de Junho inferior a 20% na maior parte do território e menos de 10% mais a sul, agora já deve estar neste valor generalizadamente), e aqui na região litoral a nortada não só agride mecanicamente como aumenta a evapotranspiração.

A mínima hoje foi de 18,8ºC ao nascer do sol. A humidade era máxima, 74%, cerca das 3h.

Já houve três picos de temperatura máxima, cerca das 13h, 15h e 17h, com 26,1ºC, 26,2ºC e 26,1ºC, respectivamente. A humidade relativa foi mínima, 59%, ainda antes do meio-dia.

Mar picado em toda a extensão visível. Neblina brilhante fraca no horizonte marítimo.

Nuvem de fumo de incêndios do lado da penísula de Setúbal neste momento. Penso que vem dos incêndios no Cacém e no Sabugo, concelho de Sintra ambos.

Última edição:
Boas,

Nortada violenta não abranda, impressionante.
Deixo o resumo até o momento das rajadas máximas ( superiores a 80 km/h) do dia...
@david 6 por aqui estamos assim

1:07: 104,7 km/h ( Rajada máxima do ano)
1:22: 88,5 km/h
2:28: 84,6 km/h
7:58: 84,6 km/h
12:57: 84,6 km/h
13:07: 80,3 km/h
13:42: 84,6 km/h
14:02: 80,3 km/h
14:07: 88,5 km/h
14:22: 92,5 km/h
14:43: 96,4 km/h
14:58: 80,3 km/h
15:03: 84,6 km/h
15:13: 84,6 km/h
15:49: 92,5 km/h
16:04: 92,5 km/h
16:14: 84,6 km/h
17:10: 96,4 km/h
17:30: 84,6 km/h
17:50: 80,3 km/h
18:01: 84,6 km/h

Uma loucura portanto....

Nortada violenta não abranda, impressionante.
Deixo o resumo até o momento das rajadas máximas ( superiores a 80 km/h) do dia...

:shocking:

Em São Domingos de Rana e Queluz os valores máximos estão na casa dos >60 Km/h, vento médio acima dos 40 Km/h. Para Nova Oeiras, a estação mais perto daqui, os valores são >50 Km/h e 30 Km/h, respectivamente.

Mas tenho observado aqui em Carcavelos sul efeitos mais característicos dos primeiros valores.

Última edição:
:shocking:

Em São Domingos de Rana e Queluz os valores máximos estão na casa dos >60 Km/h, vento médio acima dos 40 Km/h. Para Nova Oeiras, a estação mais perto daqui, os valores são >50 Km/h e 30 Km/h, respectivamente.

Mas tennho observado aqui em Carcavelos sul efeitos mais característicos dos primeiros valores.

Aqui é outro campeonato, infelizmente, isto está impossivel, imagina na Malveira da Serra, nem é preciso falar da Serra de Sintra. :hehe:

• Gosto
Reactions: Miguel96 e StormRic