Boa noite,
Por aqui o dia de hoje foi um dia de céu limpo com algumas abertas. De facto, o tempo aqui é ótimo para aqueles do Oeste, com inveja do tempo que faz por aqui... Aqui o tempo ao final da tarde estava soalheiro e até senti algum calor, acentuado pela falta de vento no dia de hoje.
Não saía para ver o bairro há quase dois meses, mas as diferenças são notáveis: ervas secas, chão duro, mas com algumas flores. Contudo, no ano passado as coisas estavam bem piores...
O caminho que entra para a floresta está seco e muitas das ervas estão pisadas. Na ribeira ainda está tudo verde (infelizmente não consegui fotografar).
Nos últimos anos, a Charneca de Caparica teve um grande crescimento populacional, com uma grande comunidade estrangeira de brasileiros, espanhóis, franceses reformados e de venezuelanos. De facto, isso foi notável na retoma da crise de 2008, com a construção de diversas casas, e algumas a serem construídas neste preciso momento.
A freguesia é também uma das que tem maior desenvolvimento económico em Almada, com um setor terciário forte e com o segundo maior PIB per capita de Almada, somente atrás de Almada, Pragal e Cacilhas (em 2018). Apesar disso, o concelho de Almada é talvez um dos que piores serviços de manutenção tem em todo o país. Esta placa, por exemplo, foi posta em 2006 e já perdeu a cor, mas não foi retirada:
Ou, por exemplo, esta rua que 15 anos depois do bairro ter sido urbanizado ainda não recebeu alcatrão:
O canil também é mais uma vergonha. Mais parece um estaleiro:
As vistas, por outro lado, são incríveis. Vista para sul:
Vista para leste:
Esta rua tem várias lojas com o nome de "O Polícia", tanto que o bairro é comummente conhecido como o "bairro do polícia". As lojas receberam esse nome porque, segundo me disseram, quem criou as lojas tinha familiares na GNR.
Vista para o pinhal:
Esta é uma das passagens entre a urbanização da Marisol e a urbanização do Pinhal do Rei, e talvez a mais bonita:
Um parque bonito, mas a Polícia ainda não retirou as fitas:
Outra vista para o pinhal. Segundo me disseram, as escorrências na estrada são ainda marcas da chuva torrencial que ocorreu no dia 13 de maio. Lembro-me inclusive de ver a estação aqui ao lado e ver aqueles acumulados à hora de 60/70 mm e aqui nem chovia. Bem, pelo menos neste momento sei que esses dados foram corretos e ocorreram mesmo! Houve inclusive ruas que ficaram com poças nos baixios - e aqui ao lado nem uma gota caiu nesse período de tempo.
Mais uma vista para o pinhal:
Que palmeira interessante...
Agora estão 19,6ºC, vento de noroeste e céu limpo.