Seguimento Litoral Centro - Julho 2020

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
47iVYGz.gif

Aviso MeteoPT.com

As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

• Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Local
Arronches, Portalegre (272m)
Boa Noite,
Hoje estive na zona de Leiria, mais concretamente em São Pedro de Moel. Na ida para lá, da Serra de Aire para oeste estava nublado, mas a partir da hora de almoço acabou por limpar. Durante a tarde permaneceram apenas algumas nuvens no horizonte e algum vento, mas pouco. Até estava bastante agradável.
Já tinha saudades de ver o mar! :D
Deixo algumas fotos:
Eq2ubJc.jpg

Bd0m85N.jpg

j5BDrQh.jpg

WSM0Svg.jpg

ngIhSCo.jpg

SXWEs93.jpg

PnsaRwt.jpg

Última edição:

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Local
Boa noite,
Por aqui o dia de hoje foi um dia de céu limpo com algumas abertas. De facto, o tempo aqui é ótimo para aqueles do Oeste, com inveja do tempo que faz por aqui... Aqui o tempo ao final da tarde estava soalheiro e até senti algum calor, acentuado pela falta de vento no dia de hoje. :calor:

Não saía para ver o bairro há quase dois meses, mas as diferenças são notáveis: ervas secas, chão duro, mas com algumas flores. Contudo, no ano passado as coisas estavam bem piores...
PzOyt49.jpg

PzOyt49.jpg

O caminho que entra para a floresta está seco e muitas das ervas estão pisadas. Na ribeira ainda está tudo verde (infelizmente não consegui fotografar).
2HNkAHo.jpg

Nos últimos anos, a Charneca de Caparica teve um grande crescimento populacional, com uma grande comunidade estrangeira de brasileiros, espanhóis, franceses reformados e de venezuelanos. De facto, isso foi notável na retoma da crise de 2008, com a construção de diversas casas, e algumas a serem construídas neste preciso momento.
MEA1mwa.jpg

u3rUfm9.jpg

A freguesia é também uma das que tem maior desenvolvimento económico em Almada, com um setor terciário forte e com o segundo maior PIB per capita de Almada, somente atrás de Almada, Pragal e Cacilhas (em 2018). Apesar disso, o concelho de Almada é talvez um dos que piores serviços de manutenção tem em todo o país. Esta placa, por exemplo, foi posta em 2006 e já perdeu a cor, mas não foi retirada:
osuHWxK.jpg

Ou, por exemplo, esta rua que 15 anos depois do bairro ter sido urbanizado ainda não recebeu alcatrão:
xGiUuzM.jpg

O canil também é mais uma vergonha. Mais parece um estaleiro: :disgust:
qsiSvgS.jpg

As vistas, por outro lado, são incríveis. Vista para sul:
B1cIAW0.jpg

Vista para leste: :w00t:
eBua5uU.jpg

Esta rua tem várias lojas com o nome de "O Polícia", tanto que o bairro é comummente conhecido como o "bairro do polícia". As lojas receberam esse nome porque, segundo me disseram, quem criou as lojas tinha familiares na GNR.
64hntUm.jpg

Vista para o pinhal:
xNWwPp3.jpg

Esta é uma das passagens entre a urbanização da Marisol e a urbanização do Pinhal do Rei, e talvez a mais bonita:
69kEOUU.jpg

Um parque bonito, mas a Polícia ainda não retirou as fitas: :unsure:
lLRR1sA.jpg

Outra vista para o pinhal. Segundo me disseram, as escorrências na estrada são ainda marcas da chuva torrencial que ocorreu no dia 13 de maio. Lembro-me inclusive de ver a estação aqui ao lado e ver aqueles acumulados à hora de 60/70 mm e aqui nem chovia. Bem, pelo menos neste momento sei que esses dados foram corretos e ocorreram mesmo! Houve inclusive ruas que ficaram com poças nos baixios - e aqui ao lado nem uma gota caiu nesse período de tempo.
JI23BW6.jpg

Mais uma vista para o pinhal:
4E1XHh0.jpg

Que palmeira interessante... :surprise:
HpEiRTB.jpg

Agora estão 19,6ºC, vento de noroeste e céu limpo. :)

Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Julho arrancou com céu encoberto, mas rapidamente deu lugar ao céu pouco nublado/limpo e assim se tem mantido até agora.
Nortada habitual, por vezes com alguma intensidade e rajadas.

Ontem:
Mínima: 19,1ºC
Máxima: 26,8ºC

Hoje:
Mínima: 17,5ºC
Máxima: 24,6ºC

T. Atual: 20,7ºC
HR: 62%
Vento: NW / 11,9 Km/h

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Local
Boa noite,
Por aqui o dia foi de céu limpinho, mas desta vez com uma temperatura bem agradável e mais vento que ontem. Amanhã deverá ser um dia parecido ao de hoje, mas a partir de sábado a coisa vai aquecer. Veremos a que valores chego por aqui... :surprise:

Devido à sinóptica atual, deverei registar a mínima na próxima hora.

Charneca da Caparica
Máx: 25,8ºC
Mín: 17,1ºC (???)
Rajada máxima: 35 km/h NO

Agora estão 17,6ºC e céu limpo. :)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
.
Boas,

Só para partilhar que registei há momentos rajadas superiores a 100 km/h (104 e 114 km/h) ente Almoinhas Velhas e Grota. Fora a velocidade constante nos 65/75 km/h.
Este fenómeno de nortada violenta com aceleração da vertente sul é incrível. Tive dificuldade em manter me de pé.
@StormRic tenho que te passar a localização deste sítio.
Já não é a primeira vez que quando se aproximam dias quente por cá, temos um dia de nortada extremamente violenta. Logo partilho os dados e vídeos.

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Local
.
Boas,

Só para partilhar que registei há momentos rajadas superiores a 100 km/h (104 e 114 km/h) ente Almoinhas Velhas e Grota. Fora a velocidade constante nos 65/75 km/h.
Este fenómeno de nortada violenta com aceleração da vertente sul é incrível. Tive dificuldade em manter me de pé.
Já não é a primeira vez que quando se aproximam dias quente por cá, temos um dia de nortada extremamente violenta. Logo partilho os dados e vídeos.

Ai se eu tivesse o budget do Salgado e outros tantos senhores.. Umas Vaisala bem espiadas ui.. :cool:.

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
.
Boas,

Ficam os registos desta manhã para quem quiser ver.
https://www.meteopt.com/forum/topico/nortada-cascais.8188/pagina-4

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Dia ameno e algo ventoso, com céu totalmente limpo.
Nortada habitual, com rajadas por vezes fortes durante a tarde.

Amanhã a conversa já vai ser outra :calor: 40ºC previstos para domingo, mas espero que não chegue a tanto. Veremos como será :hmm:

Mínima: 17,3ºC
Máxima: 25,1ºC

T. Atual: 20,6ºC
HR: 58%
Vento: NW / 7,6 Km/h

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Local
Boa noite,
Esta provavelmente vai ser a última noite fresca antes da canícula. Estão 17,5°C e está céu limpo (nem parece que vem aí uma vaga de calor, pelas temperaturas).

Quanto ao dia de hoje, foi um dia ameno e com céu limpo durante todo o dia, e provavelmente será o dia mais fresco do mês. :calor:

Charneca da Caparica
Máx: 25,0°C
Mín: 15,9°C

Veremos o que acontece nos próximos dias! :)

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Local
Boa madrugada,
Por aqui a máxima do ano já foi ultrapassada hoje. Até agora a máxima do ano tinha ocorrido no dia 3 de maio e era de 33,7°C, mas hoje a temperatura já foi aos 33,9°C. Amanhã deverei chegar aos 35°C com certeza. Mas que tareia em relação a ontem! :calor:

A noite, apesar de não ser tropical (o que é bastante normal por aqui, e ainda bem), vai ter temperaturas na ordem dos 18°C de mínima. De facto, à meia-noite e meia a temperatura ainda andava nos 20,1°C. :hehe:

Ao final da tarde foi possível ver a coluna de fumo do incêndio de Pampilhosa a nordeste/este. Se não estou em erro, o fumo estava a ir para sul, ou seja, para o Alentejo interior.

Charneca da Caparica
Máx: 33,9°C
Mín: 14,4°C

Agora estão 19,8°C, céu limpo e vento de leste. :)