Nortada - Cascais

Tópico em 'Climatologia' iniciado por jonas_87 24 Mar 2015 às 13:05.

1. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Obrigado, quando terminar depois publico os quadros completos, talvez entre com o mês de Maio, pois já é um mês com nortada valente.
    Quanto ao IPMA, nem vale a pena, pessoalmente tanto os condeno como os desculpo lol porque lá está isto é um fenómeno local, no próprio concelho ha grande variedade na intensidade de vento.

Apenas acho que é um erro olhar exclusivamente para EMA do Cabo Raso,pensando que só faz vento naquela faixa costeira.

Como gosto de realçar, se estes dados em si já são incríveis, imagine-se estações instaladas na Malveira da Serra(cota 150 mts) , Cabeço de Janes (cota 180 mts), se calhar nem tão longe, no alto do Cabreiro aqui ao lado (cota 110 mts).

Ha um registo da estação do Carrascal de Alvide, em Agosto de 2013, de rajada máxima de 95 km/h com velocidade máxima de vento de 70 km/h, massacre. lol

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #46 jonas_87, 4 Fev 2017 às 16:27
    Última edição: 4 Fev 2017 às 16:41
    guisilva5000 gostou disto.
  2. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Boas,

Tendo em conta as minhas observações,analise a estações e registos dos últimos 5 anos, deixo aqui em mapa, com 7 pontos aqui na zona onde o vento é mais violento, e onde practicamente todos os Verões são alcançadas rajadas superiores a 100 km/h,não, não estou a exagerar. :D
    Exclui o Cabo Raso e Guincho, pois não consegue ter rajadas de 90/100 km/h no verão, embora a velocidade de vento seja muito forte por lá.
    Alcabideche também tem vento muito forte e certamente rajadas de 100 km/h, mas neste caso quis partilhar os sitios ainda mais extremos, e aqui ao lado existe um, Alto do Cabreiro.

[​IMG]image hosting

PS: A peninha é o unico ponto fora do concelho.

#47 jonas_87, 28 Mar 2017 às 11:21
    Última edição: 28 Mar 2017 às 11:29
  3. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Boas,

Ontem digamos que fui surpreendido com nortada algo intensa, pois saí de casa com vento moderado apenas.
    Com tinha dito no topico litoral centro, estava mais vento na Pedra da Eira(a localização está no post acima) do que no Cabeço do Vento e Peninha, este fenomeno localizado troca as voltas na aparente lógica da coisa..enfim, bruta aceleração do vento ao descer a vertente.

Ficam os registos.

Ontem a temperatura rondava os 14ºC, e o windchill era este:
    Assim se percebe o vento forte que por lá andava.
    [​IMG]upload piccertificity.com

Na estrada do Cabo da Roca, na saida da Malveira da Serra, sentido Alcabideche - Malveira, junto a uma das entradas das Almoinhas Velhas, aqui a nortada varre tambem com grande força.

Os valores em si não são nada de anormal ou extraordinario aqui para a zona, o curioso é mesmo como o vento pode passar de fraco ou nulo em Cascais, a moderado em Acabideche e forte nesta zona, chega a triplicar e quadriplicar, e basta subir a cota 200-250 mts.
    ________

Outro árvore com deformação nivel 5/6 em Alcabideche.

[​IMG]imagcertificity.com

Ver se um dia destes publico a foto de um eucalipto de grandes dimensões com deformação considerável para o porte que possui, localiza-se na Malveira da Serra.

guisilva5000 e joralentejano gostaram disto.
  4. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches, Portalegre (272m)
    Bons registos, esses e todos aqueles que já publicaste neste tópico! :thumbsup:
    Notável também a deformação no tronco dos pinheiros. A intensidade da nortada nessa zona é realmente impressionante, não dava para mim porque não gosto nada de vento e muito menos no verão a estragar os belos dias de praia e piscina. :p Essa zona tem que estar mesmo preparada para essas grandes ventanias pois caso fosse como aqui, ia tudo pelos ares. :lol:

guisilva5000 e jonas_87 gostaram disto.
  5. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Obrigado.
    Sim é um pormenor que antes não prestava atenção, mas é um excelente elemento para ver acção do vento, pinheiros com deformação são recorrentes junto à costa, contudo aqui é possível ver oliveiras, eucaliptos, choupos, entre outros, e isso já não é assim tão vulgar.
    Aqui estamos preparados embora todos os veroes os bombeiros de Alcabideche têm algumas ocorrências devido a nortada violenta, com ventos de 60 km/h e rajadas de 100/120 km/h não há milagres.
    Infelizmente não há cobertura meteorológica, quem lê isto pensa, mas olhando para as redes de estações, de facto há, o problema é que maior parte são netatmos( má no parametro vento) e as que não são netatmos, não se encontram nos sítios ventosos, enfim em principio, nos próximos tempos a cobertura vai ser melhor, vamos ver.

Nota: Há pessoas que não se habituaram ao vento, como já aqui partilhei, isso aconteceu no Cabeço de Janes ali é uma brutalidade de vento, sei que mudaram de casa literalmente por causa do vento nervoso que ocorre por lá.

#50 jonas_87, 25 Abr 2017 às 23:42
    Última edição: 25 Abr 2017 às 23:48
    guisilva5000 e joralentejano gostaram disto.
  6. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Tridente explosivo, em termos de nortada violenta.
    Pespectiva dos arredores das Almoinhas Velhas.
    Já me aconteceu apanhar mais vento na Pedra da Era do que nos outros dois locais a uma cota bem mais superior, ou seja, exemplo claro da aceleração da nortada na vertente sul.

Altitude aproximada.
    Peninha: 487 mts
    Cabeço do Vento: 360 mts
    Pedra da Era: 255 mts.

Depois ha localidades que sofrem mais que outras com a aceleração do vento, como por exemplo, Biscaia, Arneiro, Figueira do Guincho e Malveira da Serra.

[​IMG]image hosting site

Foto captada no Abano, muitas vezes cruzo-me com exemplos destes, incrivel.
    Grau máximo de deformação.

[​IMG]pictures upload

O meu ultimo registo de vento foi do passado dia 19 de Maio, embora tenha partilhado no topico litoral centro, aqui faz mais sentido coloca-lo.

#51 jonas_87, 29 Mai 2017 às 11:34
    Última edição: 29 Mai 2017 às 11:53
    Gilmet, MSantos e guisilva5000 gostaram disto.

Partilhar esta Página