Seguimento Litoral Centro - Julho 2020



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Será trovoada que ouvi? ou são aviões? Já não vou para a água :unsure:

EDIT: Sobre o mar estão muitas nuvens como a foto acima do Jonas87 com longas cabeleiras sobre o mar. Parece estar a chover lá fora. O som é de uma chapa de metal ondulante, contínuo e não instantâneo.

Sim é trovoada, também estou no concelho e houve bons roncos.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Por aqui está abafado, nunca mais vem a chuva para regar e refrescar.
Está longe... :(

UftAwWN.png


Dados, que não são meus aqui em Cabanas.

q6T9Mn4.png
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Grande surpresa. O dia começou com céu limpo, mas rapidamente se encobriu por nebulosidade alta/convectiva, mantendo-se até agora. Já houve direito a uns pingos dispersos, bons para sujar os carros :D
Vento fraco de SE e sensação abafada, mas felizmente a temperatura está a ser bastante aquém do previsto.
Veremos se mais logo teremos direito a umas bombas :D Pelo menos a trajectória é a ideal, isto se o Vale do Sado trabalhar bem, claro :trovao:

T. Atual: 28,6ºC
HR: 48%
Vento: SE / 2,2 Km/h
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Hoje com nebulosidade convectiva de base alta, o que não está a deixar a temperatura subir muito. No entanto mas a sensação de calor mantém-se devido à humidade elevada. :calor::ill:

Será que teremos direito a animação mais logo? :trovao:
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

29,1ºC em subida, mínima de 17,6ºC às 6h00 locais.

HR começou nos 72% (à hora da mínima térmica) e desceu agora para os 45%. Mesmo assim é um valor que conjugado com os quase 30ºC produz uma sensação de abafado.

Céu coberto com cirrostratus espessos.
Não me apercebi de trovoada audível por enquanto.

Sequência da reflectividade do radar de Coruche desde a tarde de ontem até há meia hora atrás, onde se vê a formação da instabilidade a sudoeste:



Análise das 12h de hoje (uma hora atrás), com a linha de instabilidade assinalada:

Trwp0NJ.gif
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

Nem tenho seguido as previsões...
Acordei às 6h com uma chuvada monumental em Peniche.
Cheguei a pensar que estava a sonhar, mas não...

(já tinha postado antes, mas no tópico errado) ‍♀️

Radar possível a essa hora:
R0Nc0eW.jpg


Infelizmente não há estações na área de Peniche, desde que a EMA do IPMA deixou de funcionar.
Nas redes amadoras só encontrei 0,25 mm em São Bartolomeu dos Galegos.
Embora São Bernardino esteja mais próxima, não chegou a acumular algo mensurável.

Além da DEA das 10h36 perto de Torres Vedras, também houve esta em frente da Costa da Caparica, ao nascer do sol:

Q0fsqGM.jpg


EDIT: tenho dúvidas sobre a fiabilidade deste registo pois não tem qualquer correspondência com ecos de radar a essa hora. :huh:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Torres Vedras registou 0,9 mm cerca das 9:50 utc mas a EMA de Dois Portos nada tem registado.
A distância entre as duas estações é no entanto suficiente para explicar a diferença.

Outras três estações mais próximas de Torres Vedras também registaram acumulados, duas com 0,5 mm e outra com 0,25 mm.

0,4 mm
em Santa Cruz (das 9h às 10h utc), relacionado com a mesma linha de células, que aliás também produziu a descarga eléctrica das 9:36 utc.

EDIT: eco da linha em causa:
KuukObZ.jpg
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Depois duma madrugada em que chuviscou por aqui, manchando os carros com lama mas não acumulando nada, o dia segue com um panorama algo estranho: 32,0°C e céu muito nublado, com pouca humidade relativa. Este tempo faz-me lembrar aqueles dias com trovoada no verão há muitos anos e que se tornaram raros - veremos o que esta noite nos traz para aqui. :pray: :trovao: