Seguimento Litoral Centro - Julho 2020



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
1,0 mm :viva: :hmm:
Temperatura desceu aos 24,1ºC e subiu após a chuva e trovoada para os 28,8ºC presentes agora.
HR subiu aos 52% e as rajadas aos 30,6 Km/h de SSW à aproximação da chuva forte (especialmente por serem pingos grossos).
Após a passagem da linha de instabilidade, vento saltou, literalmente, para Norte/NW com rajadas até 33,8 Km/h. Nas esquinas das ruas, por onde andei a 'caçar' o que foi possível, houve rajadas que quase deitaram os tripés ao chão; HR caíu de novo para 28%.

Registos como há muito não conseguia, imensos raios falhados, claro, mas parece-me que conseguimos muito material, especialmente em vídeos de telemóvel (4K). Tudo em ambiente urbano, bastante complicado de espreitar entre os prédios.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Rajadas muito fortes. Não esperava tanta força de vento!
76c6f0057d89b6e4732dda907c161018.jpg
ad5df7bb8e602151ecaa82b9312cf419.jpg
6bff47df30e9ca48012c9b784478a9fa.jpg


Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Continuam os roncos fortes por aqui.

Aquela célula da zona de Rio Maior vai no sentido de sentido de Caldas da Rainha e vai carregada de carga eléctrica. Vamos ver as outras...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Rajadas 45 Km/h, vento moderado até 24 Km/h, predomina de Norte mas já passou por outras direcções, W, SE, NW.

28,2ºC com 29%

Continuam a nascer células no Alentejo/Ribatejo que depois atravessam o estuário do Tejo.
A actividade eléctrica continua bastante activa, vê-se daqui para ENE, a maior parte são descargas nuvem-nuvem com belos efeitos cénicos.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Rajadas 45 Km/h, vento moderado até 24 Km/h, predomina de Norte mas já passou por outras direcções, W, SE, NW.

28,2ºC com 29%

Continuam a nascer células no Alentejo/Ribatejo que depois atravessam o estuário do Tejo.
A actividade eléctrica continua bastante activa, vê-se daqui para ENE, a maior parte são descargas nuvem-nuvem com belos efeitos cénicos.

Hoje a festa é tua

Não me parece que chegue aqui grande coisa.
Quer dizer... Além do vento que está anormalmente forte até para um dia de inverno! Este último meio minuto está com uma intensidade de vento brutal e em crescente! (E eu estou habituada a vento) :surprise:
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Devo dizer que me atrevi a abrir a janela norte que daqui para um largo. Não está bonito.
Na verdade estou a ponderar ir pôr o carro para outro sitio. Está relativamente perto de uma árvore ainda nova e pelo abanar da árvore, se isto continuar com esta intensidade... não sei!... Mas sei que nem sempre temos vento assim forte de inverno.
Andam muitos cartões, caixas, a voar! O ruído do vento é tremendo e o roncar das descargas faz parecer que estamos no meio de uma tempestade de inverno.
Muito sinceramente, ou isto abranda ou vão voar coisinhas. Há muito prédio a ser pintado e devem ter andaimes, acho...

Que falta faz a estação do Cabo Carvoeiro. Está lá toda lindinha só para a foto do postal!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Devo dizer que me atrevi a abrir a janela norte que daqui para um largo. Não está bonito.
Na verdade estou a ponderar ir pôr o carro para outro sitio. Está relativamente perto de uma árvore ainda nova e pelo abanar da árvore, se isto continuar com esta intensidade... não sei!... Mas sei que nem sempre temos vento assim forte de inverno.
Andam muitos cartões, caixas, a voar! O ruído do vento é tremendo e o roncar das descargas faz parecer que estamos no meio de uma tempestade de inverno.
Muito sinceramente, ou isto abranda ou vão voar coisinhas. Há muito prédio a ser pintado e devem ter andaimes, acho...

Que falta faz a estação do Cabo Carvoeiro. Está lá toda lindinha só para a foto do postal!

A estação mais perto daí, S.Bernardino, mais para sul e bem mais resguardada, já atingiu rajadas de 60 Km/h. Imagino aí...

Por cá, a temperatura sobe , 29,2ºC !

Esta foi a sequência do radar dinâmico desde as 11:00 utc de ontem, dia 20, até às 3:00 de hoje.

Depois da dissipação da linha de instabilidade que estava sobre o oceano bem ao largo da costa alentejana/algarvia, e quando parecia que nada mais se esperava de instabilidade para o dia de ontem, eis que surgem células no Alentejo na zona de Ourique/Castro Verde que deram início a uma massa de células que progrediu em linha para NNW e depois NW atingindo a Região Litoral Centro começando pela Península de Setúbal e região ribatejana, e daí para Lisboa e toda a Região Oeste. Propagou-se ainda a instabilidade para as Beiras interiores, com linhas de células bastante agressivas:

 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Acalmou de repente! Parece que não houve vento nenhum. Não se ouve nada lá fora
Apenas um ruído contínuo muito ao longe. Em dias normais poderia pensar que era os motores de barcos no mar... L