Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Eu quero é saber onde é que o IPMA foi buscar os 39°C de hoje para Lisboa. ECMWF, AROME e GFS pouco passam dos 36°C. :intrigante:

Às 13h Tapada da Ajuda e Amoreiras já tinham ido aos 35,1ºC :hehe: Portanto não me admira se chegar aos 38/39.

Provavelmente o algoritmo do IPMA tem em conta o fator urbano e mete mais uns pózinhos além daquilo que os modelos apresentam.

Feijó, dados das 14h:

34,2°C, HR nos 27%, pressão nos 1021,2hpa e o vento sopra fraco de NE.

Nuvem de fumo negro avistada a Sueste.

Boa ( :unsure:) tarde

37,9ºC em Vialonga, no vale. Teve uma mínima pontual de 19,9ºC que nem aparece no gráfico, mas o resto da noite/madrugada sempre nos vinte.
35,7ºC aqui na Escola perto; mínima 20,3ºC num pico invertido às 6h30.
37,9ºC também em Meteo Santa Iria ! E a subir! Mínima 21,0ºC, pouco antes das 7h.
34,5ºC no Estacal, mínima 21,4ºC, cerca das 6h30.

Às 13h45 aqui na rua, sombra com vento de Leste, 34,1ºC, índice de calor 36ºC.

Off-topic: há um alerta da Câmara/Junta, não confirmado oficialmente, para uma invasão de baratas gigantes que saiem das sarjetas sem grade. Pintam à volta de verde para avisar, puseram pesticida. :huh:

Feijó, dados das 14h:

34,2°C, HR nos 27%, pressão nos 1021,2hpa e o vento sopra fraco de NE.

Deve ser esta ocorrência no Seixal.

fogos.png

Sigo com 34.7ºC, vento fraco de NW.

Deve ser por causa do incêndio em Paio Pires. Daqui também se vê bem a coluna de fumo, a leste... :facepalm:
https://fogos.pt/fogo/2022150061252
Depois dum dia ainda fresco, com nevoeiro durante a manhã e noite e uma máxima que não superou os 24ºC na zona, hoje o dia segue com céu limpo e um tempo bem quente. A máxima até ao momento foi de 33,5ºC, e neste momento estão 31,0ºC na estação da Herdade da Aroeira (por aqui não deve andar muito longe). O vento de noroeste moderado tem vindo a atenuar a temperatura durante a tarde, no entanto isso deve mudar a partir de amanhã com a diminuição do vento e uma corrente de leste mais intensa. :calor:

Isto contrasta com a madrugada de hoje, que ainda foi fresquinha e com nevoeiro. Mal o nevoeiro se dissipou, por volta das sete e meia da manhã, a temperatura subiu uns 5ºC em apenas hora e meia... :surprise:

Perdi a aposta: a Escola já marca 36,1ºC (tinha dito que não passava dos 36ºC).

38,7ºC em Santa iria
38,3ºC em Vialonga.
Temos que ir com o carro à inspecção zona alta da Póvoa a marcar 38.5°C, aqui junto ao Tejo, zona de São João da Talha sempre a marcar 37.5°C

@StormRic 36.6°C na escola

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Temos que ir com o carro à inspecção zona alta da Póvoa a marcar 38.5°C, aqui junto ao Tejo, zona de São João da Talha sempre a marcar 37.5°C

@StormRic 36.6°C na escola

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Já estourou todas as previsões:

Escola: 37,3ºC
Meteo Santa Iria: 40,7ºC :shocking:
Estacal: 35,6ºC
Vialonga: 38,6ºC

Às 13h Tapada da Ajuda e Amoreiras já tinham ido aos 35,1ºC :hehe: Portanto não me admira se chegar aos 38/39.

Provavelmente o algoritmo do IPMA tem em conta o fator urbano e mete mais uns pózinhos além daquilo que os modelos apresentam.
Estações no geral a rondar os 36°C neste momento. Acredito nos 39°C para o Ribatejo e Alentejo. Lisboa (cidade) duvido.