Seguimento Litoral Centro - Junho 2014



GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
StormRic, tomei a liberdade de partilhar algumas das duas fotos noutros locais na Internet, referenciando a fonte do Fórum MeteoPT.

Como disse há pouco que não havia problema em partilhar, fiz a partilha, porque de facto estão fabulosas.

E eu aqui ao lado, em Oeiras, estive um pouco na varanda a apreciar, mas depois recolhi que achei o tempo medonho para me ir meter na marginal. :lol:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
StormRic, tomei a liberdade de partilhar algumas das duas fotos noutros locais na Internet, referenciando a fonte do Fórum MeteoPT.

Como disse há pouco que não havia problema em partilhar, fiz a partilha, porque de facto estão fabulosas.

E eu aqui ao lado, em Oeiras, estive um pouco na varanda a apreciar, mas depois recolhi que achei o tempo medonho para me ir meter na marginal. :lol:

Obrigado, Gonçalo, sim, tenho muito gosto que partilhem!

A trovoada de ontem hesitou durante cerca de duas horas em entrar em terra, apenas caía uma chuva fraca, foi quando captei as melhores cenas de raios pois iluminam as nuvens. Observei agora a longa sequência de fotos que fiz e detectei o que me parecem ser estruturas com movimento circular ao visualizar as imagens em sequência fílmica. No entanto nenhuma dessas estruturas chegou a desenvolver uma funnel cloud. Nesse período em que a estrutura parece ter estacionado penso que quase se desenvolveu uma super-célula, altura em que os ecos do radar tocaram o vermelho.
Depois veio a chuva torrencial e a actividade elétrica centrou-se entre o Bugio e o forte de S.Julião da Barra, momento das descargas mais estrondosas, seguindo-se a entrada por Oeiras.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ontem pelo Barreiro.

10509662_718564061522975_7140272575106693327_n.jpg


10334467_795563287150913_3042494757878098512_n.jpg


https://www.facebook.com/cidadao.lavradio
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui a trovoada já se faz ouvir, mas ainda só caiu uns chuviscos.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
trovoada muito perto daqui a SW, chegou a cair granizo durante alguns segundos/1min e só estava a apanhar uma pontinha, porque ta a passar ao lado imagino lá debaixo dela a granizada que está la a ser :eek:

x4kyg9.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
Aqui por Cacilhas só oiço gaivotas a piar que nem umas loucas, parece-me a mim que sobre Almada velha.
O céu está com uma nebulosidade baixa onde as luzes da cidade refletem e não está frio.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Podem ver aqui as fotos da caçada de ontem entre a serra de Montejunto e a Nazaré, por muito pouco que não víamos um tornado por 2 vezes! Muita rotação era visível na base da célula!Mais tarde metemos um video...

LINK: https://www.facebook.com/pages/Meteoalerta/124275617614183?ref=hl

Fabulosas as fotos da caçada, até senti a adrenalina! :thumbsup:
Parabéns pela página do face e pela vossa actividade!

Já agora aproveito para te pedir a localização mais ou menos exacta do lugar de Linda-a-Velha de onde tiraste as fotos da noite 22/23 pois temos vários raios apanhados em simultâneo e queria fazer triangulação e estudar melhor a estrutura deles.
 
  • Gosto
Reactions: Teles

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Fabulosas as fotos da caçada, até senti a adrenalina! :thumbsup:
Parabéns pela página do face e pela vossa actividade!

Já agora aproveito para te pedir a localização mais ou menos exacta do lugar de Linda-a-Velha de onde tiraste as fotos da noite 22/23 pois temos vários raios apanhados em simultâneo e queria fazer triangulação e estudar melhor a estrutura deles.

Obrigado e desde já também os parabéns pelas magnificas fotos eu estava a ver ao mesmo tempo mas muito mais a norte mais concretamente em Peniche quem tirou essas fotos que referes foi o nosso colega Artur, tenta mandar msg privada no facebook do MeteoAlerta
 
  • Gosto
Reactions: Teles