Seguimento Litoral Centro - Junho 2018

T. Atual: 26,2ºC
HR: 30%
Vento: NW / 16,2 Km/h

É com cada rajada que até as janelas estremecem :eek:

Mínima: 17,0ºC
Máxima: 26,9ºC

A nortada continua a soprar bem.
Amanhã já devo ir aos trinta :calor:

T. Atual: 25,5ºC
HR: 40%
Vento: NW / 11,9 Km/h

Se aqui em Lisboa há rajadas que levantam tudo então nem imagino para os lados de Alcabideche e Linhó.

A máxima de 24°C prevista é enganadora porque só dura 1 hora no máximo, quase sempre a rondar os 20°C durante o dia.

Olha aqui tens a resposta rajada de 100 km/h pelas 19:54!!! O ipma devia ter vergonha...
Rajada máxima anual... Bem andava avisar que sábado ia ser terrível.

Dia de forte nortada também por estas bandas.

Passei a tarde em casa de uns familiares que têm um muro com uma vedação de lona por cima, a força do vento era tal que arrancou parte dos ferros que prendiam a vedação ao muro e soltou a primeira fila de tijolos do respectivo muro. Sorte estarmos logo ali, senão mais algum tempo e a vedação já era, bem como a parte superior de muro.

Olha aqui tens a resposta rajada de 100 km/h pelas 19:54!!! O ipma devia ter vergonha...

Para o IPMA só vento 'convectivo' é que é perigoso, se for 'linear' mesmo que 100 ou acima, está tudo no verde! Tá bom! Critérios... Também aqui o triunfo da mediocridade e da negligência

Para o IPMA só vento 'convectivo' é que é perigoso, se for 'linear' mesmo que 100 ou acima, está tudo no verde! Tá bom! Critérios... Também aqui o triunfo da mediocridade e da negligência

Isto não é novo, esta zona foi, é, e sempre será assolada por nortadas violentas. Fazendo parte do clima local, não se entende este amadorismo por parte do Ipma. É óbvio se mais membros do fórum morassem por cá, mais relatos apareciam.

Hoje teria sido o dia ideal para as medições do pessoal na serra João Pena não estar por ai, porque de férias e com as previsões que estavam previstas para hoje, e que se vieram a concretizar, tinha te dito alguma coisa E de que maneira teria sido brutal
Quanto ao IPMA em relação aos avisos por ai, nada de novo! Mais do mesmo!

Em Azeitão segundo uma estação de referência, porque a minha contínua na "oficina" foi atingida um máxima de 27.6°c e nortada moderada! Actual: 18.2°c .
Amanhã deve subir acima do trinta, e Segunda-feira ainda mais!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Última edição:
Isto não é novo, esta zona foi, é, e sempre será assolada por nortadas violentas. Fazendo parte do clima local, não se entende este amadorismo por parte do Ipma. É óbvio se mais membros do fórum morassem por cá, mais relatos apareciam.
Hoje teria sido o dia ideal para as medições do pessoal na serra João Pena não estar por ai, porque de férias e com as previsões que estavam previstas para hoje, e que se vieram a concretizar, tinha te dito alguma coisa E de que maneira teria sido brutal
Quanto ao IPMA em relação aos avisos por ai, nada de novo! Mais do mesmo!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Se as estações do IPMA ou por vezes até só mesmo a da capital de distrito não registarem valores seja de vento, temperatura etc que justificam os critérios eles não o lançam. Já reparei nisso no caso do frio aqui na minha zona, no inverno passado, e até comentei isso.
Quanto aos valores que tens de vento @jonas_87, são impressionantes! As pessoas que aí vivem têm de estar mesmo super habituadas a tal coisa. Entretanto, se calhar, o IPMA não tem noção do que se passa por aí em grande parte do verão.

Nem quero imaginar como se estava na praia... Poor people. :lol:

Mas, uma coisa que sabemos, é que o IPMA olha para as estações amadoras de vez em quando, pelo que não custava enviarmos sugestões/reclamações pelo site deles. Também acho vergonhoso não haver avisos. Pode ser um tiro no escuro mas ao menos tenta-se.

Há muitos eventos por aí por Lisboa que ficam em risco devido ao vento. Já para não falar das esplanadas, muitas por onde passei parece que iam de vela.

Última edição: