Seguimento Litoral Centro - Junho 2022

Boa tarde

Depois de uma breve "pausa", hoje já se notou uma boa subida da temperatura, apesar de ontem não ter sido assim tão fresco e nublado como estava previsto.

Pelo menos o fim de semana vai ser a doer, depois logo se verá :sweat:

A nortada com rajadas fortes aqui na zona alta da Póvoa de Santa Iria está a prever uma subida da temperatura para amanhã e dias seguintes. É clássica quando o anticiclone se estende pelo norte da Península, antes de uma situação de tempo quente.
Rajadas na ordem dos 40 a 50 Km/h. É pena não haver uma estação aqui mesmo no topo. Meteo Santa Iria não está tão elevada e proeminente; a Escola aqui perto também não tem situação favorável para registar este vento da crista dos montes, no entanto mostra rajadas até 37 Km/h.

A máxima nestas estações foi 29,5ºC e 28,0ºC, respectivamente; mínimas 18,8ºC e 19,1ºC (esta última pouco fiável porque o registo tem lapsos). Mas a noite sentiu-se agradável, quase tropical.

Temperatura presente 25,7ºC e 24,4ºC.

Capacete da serra bem visível hoje. Nortada no seu melhor agora ao final do dia. Vila Fria a mostrar bem isso com vento médio de 42 km/h!

Fiz o Jamor entre Carnaxide e a foz, estava com um caudal de Verão, alguns litros por segundo e muitos patos pelo meio. Praticamente coberto por vegetação em todo o percurso. A nortada escapa um bocado a este vale, sensação térmica era de uns 30ºC.

Hxocb1J.jpg

66xHCuM.jpg

Belo dia para praia na Cruz Quebrada:

DRZ2vst.jpg

Última edição:
E a temperatura máxima mais elevada de ontem, na rede de estações IPMA do continente, foi atinigida em... uma estação da Região Litoral Centro! E também nesta região figura a máxima mais baixa. Alvega e São Pedro de Moel com uns contrastantes 38,2ºC e 18,5ºC, quase 20ºC de diferença em cerca de 90 Km. :calor::cold:

S3M1cqF.jpg

Não houve noite tropical. Só duas estações do continente, no sotavento algarvio, tiveram mínimas > 20,0ºC.
cwMVm72.jpg

Houve precipitação fraca na madrugada que chegou a acumular 0,2 mm em Colares e Santa Cruz e 0,1 mm em Dunas de Mira.

Rajadas de Nortada e/ou Lestada a atingirem os valores mais elevados também de todo o continente, nos registos de Cabo Raso e Oeiras. E a propósito, a Costa do Sol (litoral da boca do Tejo até ao Cabo Raso) devia também chamar-se Costa do Vento (mas isso já não atraía tantos turistas e veraneantes):

lGxrysc.jpg

Eu podia vir aqui dizer que estou a abafar com calor e tal, mas... Venham viver em Peniche. Só assim me irão compreender. Ver anexo 1667

Boas pessoal,

@Candy eu tenho família em Peniche, sei bem o que a "casa gasta" :D. Sem dúvida um dos melhores sítios para se estar nos próximos dias.

Sigo com 32.6ºC, vento fraco de E.

Como canta a outra: "'Tá bonito, tá"

agora a adaptação: "calor a bombar e da nortada nem sequer tenho sinal" :calor: :lol:

E isto é só uma amostra do que aí vem.

Boas. por aqui temperatura média na zona Azeitão/Palmela a rondar os +33,5ºC :calor:
Algumas zonas a aproximarem-se dos +35ºC, amanhã vai ser pior, +2ºC na máxima, nesta zona amanhã poderão estar +37/38ºC de temperatura máxima, hoje deve chegar aos +35/36ºC

Boa tarde

O dia segue bem quente, com céu limpo e temperaturas já acima dos 32°C nos arredores, segundo a Clima AML.
Pequena brisa de W.

39,1ºC em Alvega às 14h. :calor: