Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,276
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
boa noite.
Temperatura actual: 22.3ºC
Extremos do dia:
28.7ºC
19.5ºC
Dia marcado por muitas poeiras na atmosfera, o que aliado à poluição, tornou o ar muito pesado em Lisboa.
Espera-se que amanhã a partir da tarde a Nortada limpe e arrefeça a urban boundary layer. É vital para a cidade de Lisboa.
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Exatamente o que ia dizer, ia todo entusiasmado tirar fotos ao poente pelas 20h05 e nem havia sol :D Ficou completamente tapado pelas nuvens do horizonte e associado com as poeiras então foi-se....!

Máxima 4 graus mais baixa que prevista, influência das poeiras?
Máxima: 25,6ºC
Mínima: 17ºC

Notavelmente mais fresco o dia!
Esta invasão de calor já fez a temperatura do mar estar quase nos 18-19ºC!
Como vai o mapa das anomalias?

http://www.meteopt.com/observacao/meteorologia-tropical

As SST responderam na última semana às perturbações que passaram nos Açores e aqui na Europa erodindo a anomalia positiva, como seria de esperar. Assim, especialmente a do norte da península está agora muito atenuada. Mas a sul, porque a região não esteve no caminho das perturbações, mantém-se e reforçou-se. Interessante tembém o que sucedeu na área do Golfo do México e onde a tempestade tropical Ana esteve a alimentar-se, diminuição intensa. Note-se que isto pode não corresponder totalmente a um arrefecimento real, mas o reflexo de uma comparação com o que é normal acontecer por esta altura do ano e que é um aquecimento pronunciado. Basta que a água não tenha aquecido tão depressa como é normal para a anomalia positiva diminuir. Nota-se um deslocamento do corredor central positivo para sueste, mas os desvios do normal são tão pequenos nesta altura que o posicionamento tem pouca importância.
tAlnLSq.gif


Entretanto já consegui resolver os problemas que apareceram no editor de imagens e já consigo pôr fotos novamente. Ficam aqui pequenos apontamentos de um dia péssimo do ponto de vista da fotogenia :p.

Amanhecer, logo após os nevoeiros levantarem:
d2lJatV.jpg


À tarde, parece quente mas não foi...
uZ2AHno.jpg


Nada de halo solar:
JhVQe6S.jpg


Apesar de se notar a atmosfera poeirenta nos níveis médios/baixos, mas não à superfície, o céu não tinha o aspecto tão acastanhado/amarelado como se podia esperar (esse tom nota-se quando há concentração à superfície):
yWAMPnL.jpg


qEH59NV.jpg


Poente, não houve:
UeSqB6j.jpg


LK9OuSg.jpg


:confused:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

Céu encoberto por... bem, sinceramente nem sei bem o que é isto, talvez estratos de nevoeiro mas são finos, nota-se que deve haver nuvens altas por cima. Fundem-se com a neblina do oceano, não há horizonte, não se vê a Caparica, mas na verdade também não é nevoeiro, é como se o ar estivesse espesso à distância, nem se pode chamar "nuvens".
Não há vento, é nulo. Sente-se fresco e húmido, tenho 18ºC na varanda. As estações do bairro não estão a reportar.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

26,6ºC e 48%
.

Céu esbranquiçado. Cirrus e cirrostratus por cima de uma camada de bruma/neblina/poeiras nos níveis médios, não há halos. Neblina pouco intensa à superfície. Vê-se bem a Arrábida e o Cabo embora sem detalhe; vê-se a linha do horizonte marítimo; estratos rentes ao oceano muito longe a oeste/sudoeste.
Vento fraco de oeste.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000