Seguimento Litoral Centro - Maio 2015



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Nortada a por pó nos olhos! :lol:
Teve intensa o dia todo, não notei diferença ao longo do dia, acho que apenas agora está a acalmar.
Rajada Máxima: 72,4 km/h às 10h22 e 18h47, digamos que presenciem as duas rajadas e digamos que ia voando...

Máxima: 22,6ºC
Mínima: 13,3ºC

Estava-se bem ao sol, o vento é que estragava tudo. Dia de céu limpo e cirrus.

________________________
Temperatura diária máxima de ontem, nota-se no extremo algarvio que ainda levava com a massa de ar quente de terça.
Por mais estranho que parece, no extremo Norte a máxima foi de 12,2ºC :shocking: comparado com os 34,1ºC do Algarve, vê-se o varrimento da massa de ar.
XzbN47C.png


Nortada de ontem, Penhas Douradas ganha.

p0IKgcK.png


No fim de semana volta a massa de ar quente do Norte de África, desta vez com circulação de leste, ou seja, atinge Lisboa! Bons mergulhos ;)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Temperatura diária máxima de ontem, nota-se no extremo algarvio que ainda levava com a massa de ar quente de terça.
Por mais estranho que parece, no extremo Norte a máxima foi de 12,2ºC :shocking: comparado com os 34,1ºC do Algarve, vê-se o varrimento da massa de ar.
XzbN47C.png


A temperatura de Faro justificava o aviso amarelo... Mas também não me recordo do valor previsto.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Já tinha saudades de sentir o frio, como o de Quinta-feira, descida grande e vendaval tanto em Benfica como em casa vento quase diabólico, pena que não pude ir aos postos de observação para registar valores, ontem sexta, um pouco mais calmo e ligeiramente mais quente, mas registei uma mínima de quase 13º,
agora estou na margem sul e neste momento vento quase nulo, mas temperatura a chegar aos 15º
mas parece que o "grelhador" vai ser novamente ligado e no Domingo vou a Alenquer :calor: ver uma prova de todo-o-terreno e espero ir ao alto do Montejunto, até já guardei o anemómetro no jipe para não me esquecer :lol:, vamos ver se estará vento ( alias espero que esteja algum dado que é numa zona alta ).
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Poente de ontem dia 15. Sol muito brilhante até ficar oculto (pelas árvores, se quiser vê-lo no mar tenho de ir pelo menos até ao Guincho).

Desta vez comecei a ver andorinhas a voar sobre a Mata dos Ingleses (a que vai ser destruída em parte e urbanizada), como elas costumam fazer ao fim do dia na primavera/verão, mas na estação alta são... muitas dezenas ou até mais de uma centena, um autêntico espectáculo aéreo que só se consegue ver em contra-luz. Ao iniciarem-se as famigeradas obras, que tristeza vai ser para elas, viajarem um continente para chegarem e verem as condições impossíveis de nidificação, as suas antigas habitações desaparecidas.

E quando os cirrus que velam o sol ficam tão brilhantes que à vista é impossível distinguir o sol das nuvens (nem é recomendável, claro) pergunto-me o que se esconde naquele brilho todo. Estas duas fotos respondem por hoje:

50qRpw7.jpg


fzKgzEF.jpg



"Haverá sempre pinturas no céu..."

...e, esperemos, aves com o direito de viver e, já agora, de não ser assassinadas por simples prazer de um certo predador.

:)
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Brutais :surprise::uau:
Esses cirrus tornaram o poente aí muito mais bonito do que visto daqui;)

Obrigado, fiquei espantado com as irisações, não é habitual vê-las ao pôr-do-sol porque precisam de uma espessura de nuvem atravessada pelos raios muito reduzida, e com o sol baixo os raios oblíquos aumentam-na.
Tenho pena de não poder vê-lo no mar, penso que havia uma faixa livre de cirrus e que o ocaso foi mesmo na linha do horizonte do oceano como aí.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui ontem foi mais um dia marcado pela nortada, apesar do tempo fresco que se fez sentir. A nortada tem feito também alguns estragos, nomeadamente rasgando galhos de árvores.
Agora está céu limpo, vento fraco e 22ºC actuais
mínima de 15ºC