Seguimento Litoral Centro - Maio 2019

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas fotos, de um local que eu conheço tão bem, ainda passei por lá ontem, aqui é o açude real, onde eu costumo fazer registos sempre que ocorre cheias, essa zona mais baixa onde estão as roseiras, fica submersa, sempre que o rio sobe e salta por cima dos muros.
Na Casa-Estúdio Carlos Relvas, está uma boa exposição, como muitas fotografias do Paúl do Boquilobo, e mesmo do rio Tejo, ainda não fui lá ver, mas está patente até Julho.
Mas mesmo em Torres Novas, existe muitos locais para vistar e passar um dia agradável.
Quando quiseres voltar, podemo-sempre marcar por lá um cafézinho, e ainda te posso fazer uma vistinha guiada á reserva natural, se quiseres.
Agora até me deixaste orgulhoso em ver estas fotos, tiradas por um "turista", por assim dizer.
Mesmo eu que sou de Torres Novas, e existe sempre mais qualquer para conhecer, ou visitar.
Desconhecia a zona e gostei bastante, a zona de Torres Novas está bastante desenvolvida e pelo que pude constatar os espaços verdes são bastantes. Estava a ver isso mesmo agora no site da CM de Torres Novas.

Ainda vi o castelo por cima do Jardim das Rosas, mas já não deu para passar por lá.

O rio Almonda tem o jardim da avenida de um lado e o jardim das rosas do outro, bastantes peixes no rio.

Agora já sei o nome do rio

Por aqui, 15.6°C, 77% de HR e vento fraco de Norte, a pressão está nos 1011 hPa.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas,
Nortada violenta em Alcabideche.
De momento rajada máxima de 85 km/h.
Isto está o pandemónio.

Certo, por aqui esteve vento fraquito durante a noite. Apesar de estar perto da costa oeste, a nortada nunca quer nada com a Charneca da Caparica. Rajada máxima 17,8 km/h N. :angry:
11,2°C e céu limpo. :)
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dados de ontem em termos de rajada máxima na zona:

Alcabideche: 85 km/h (wunderground)
Cabo da Roca: 83 km/h (IPMA)
Pai do Vento: 82 km/h (Wunderground)
Cabo Raso: 72 km/h (IPMA)
Praia do Guincho: 69 km/h (Weatherlinkg map)

Provavelmente a zona da Malveira da Serra- Arneiro terá ido aos 90 km/h - 100 km/h.

E mais que fortes rajadas constantes é a velocidade média do vento que é igualmente elevada.

Os bombeiros de Alcabideche não tiveram qualquer ocorrência, como por exemplo queda de árvore o que atesta bem como a zona está habituada e tem poder encaixe tremendo.
Ainda há dias reparei que uma árvore de fruto de um quintal do vizinho, nomeadamente um pessegueiro já está com deformação no tronco devido ao vento da zona.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Verdade, mas ficar com um brinde destes.:D
Esta manhã estava alguma roupa espalhada na rua, vendaveis daqueles.:rolleyes:

Ou seja, nada a que tu e a malta da encosta Sul da serra já não estejam habituados , fenómeno localizado daqueles ;) Ver se é desta que conseguimos reunir a malta, e fazer umas medições :malandro:.

------------------------------

Por aqui, tal como esperado depois uma mínima de 12.1ºc, a mais baixa dos últimos dias, o dia vai ser o oposto ao ser o dia mais quente dos últimos, e em princípio do ano até ao momento, vamos ver , neste momento sobe com vontade :calor: Já 25.2ºc , vento praticamente nulo , e humidade já nos medíocres 41%.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Ver se é desta que conseguimos reunir a malta, e fazer umas medições :malandro:.

Boas, ora ai está algo de valor. Aquela zona já pede mesmo um estudo sobre isso.
Por acaso ainda á coisa de 2/3 meses, fui dar uma volta pela Vila de Sintra e aproveitei também para conhecer a tão famosa Barragem da Mula. Na altura, já ao final da tarde, estava um Sol fantástico e do nada em pouco mais de 30m cobriu-se tudo com um nevoeiro bem denso e frio. Micro-clima curioso daquela zona.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Hoje o dia está a ser quente e com céu limpo. Apesar de uma mínima bastante baixa, o dia segue com uma máxima de 26,8°C na Charneca e de 27,4°C em Corroios. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

29,6°C
42%
Bruma
Cumulus muito ao longe no horizonte a Leste.

IC2, Santa Iria
73105cb7a0fb1888fb8086b67722b49f.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Boa tarde 29,6°C 42% Bruma Cumulus muito ao longe no horizonte a Leste.

Estremoz já com bastantes Cumulus espalhados pelo céu mas ainda sem grande desenvolvimento vertical... Talvez mais uma horita e e alguns comecem a desenvolver-se verticalmente...