Seguimento Litoral Centro - Maio 2020



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,242
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É estranho ter sido desentupimento porque a estação tem registado precipitação nos últimos dias...
Talvez alguma célula localizada que não tinha sido detetada visto o radar de Coruche não estar a funcionar.

Procura-se célula oculta... :cool:. Não se consegue descobrir nos radares nem nas imagens de satélite. 20 mm em 1 hora é muito para uma situação que se movimenta muito rapidamente. A última hipótese é um fenómeno orográfico muito local, só investigando a topografia da estação de Dois Portos.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,439
Local
Arronches / Lisboa
Procura-se célula oculta... :cool:. Não se consegue descobrir nos radares nem nas imagens de satélite. 20 mm em 1 hora é muito para uma situação que se movimenta muito rapidamente. A última hipótese é um fenómeno orográfico muito local, só investigando a topografia da estação de Dois Portos.
Penso que atendendo aos dados desta estação netatmo em Sobral de Monte Agraço podemos chegar à conclusão de que choveu mesmo muito naquela zona...
yKhlRFw.png

uxaFR4K.png
 

Tyna

Cumulus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
133
Local
Livramento-Mafra
Eu estou do lado esquerdo desse ponto , 3 mm para baixo ( AZUEIRA) e cá está a chover já há uma horita seguida , e chove bem, durante a manhã das 9:45 ás 10:30 também, ( depois estive a trabalhar e de fones não prestei atenção) mas as miudas dizem que tem estado sempre a chover, só na hora de almoço acalmou um pouco
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,242
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Penso que atendendo aos dados desta estação netatmo em Sobral de Monte Agraço podemos chegar à conclusão de que choveu mesmo muito naquela zona...
yKhlRFw.png

uxaFR4K.png

Eu estou do lado esquerdo desse ponto , 3 mm para baixo ( AZUEIRA) e cá está a chover já há uma horita seguida , e chove bem, durante a manhã das 9:45 ás 10:30 também, ( depois estive a trabalhar e de fones não prestei atenção) mas as miudas dizem que tem estado sempre a chover, só na hora de almoço acalmou um pouco

Começo a concordar com a hipótese de efeito orográfico numa linha que veio desde Sul. Há estações WU também com valores semelhantes. A localização da estação de Dois Portos é esta, no cimo de uma colina suave em zona ampla relativamente plana (vista para NNO):
ULTsnJi.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,056
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por aqui entretanto já chegaram as células pós-frontais. Para quem gosta de chuva, o dia de hoje está a ser espetacular. 8,6 mm diários e 40,6 mm mensais. :rain:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,242
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por aqui entretanto já chegaram as células pós-frontais. Para quem gosta de chuva, o dia de hoje está a ser espetacular. 8,6 mm diários e 40,6 mm mensais. :rain:

A primeira frente quase estacou e renovou-se com a chegada da outra frente (esta em dissipação?). A progressão para Leste é lenta, ao contrário do fluxo de Sul/SSE, ao longo da linha da frente, que é rápido.
Misturam-se agora ainda, debaixo da capa de nuvens altas da frente, células pós-frontais com movimento de OSO.

TrcQxoG.jpg


Jy6dwu0.jpg


1vcXRKm.jpg


s9fHveG.jpg


EDIT: as "células pós-frontais" parecem-me mais os restos da segunda frente (pós-frontais em relação à primeira frente).
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,056
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Com estas células, o acumulado mensal ultrapassa assim a média. Neste momento tenho 10,2 mm diários e 42,2 mm mensais, cerca de 103% do valor médio mensal. Nada mau! :rain: :viva:
Entretanto parou de chover, mas o dia ainda não acabou, e portanto ainda poderá chover mais. :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,399
Local
Montijo (18 m)
Nunca pensei que pudéssemos vir a ter uma tarde bem invernosa :D O acumulado segue nos 5,7 mm.
Neste momento não chove, mas o céu mantém-se nublado.

Há cerca de uma hora atrás deu para apreciar belas formações no céu, aquela linha de células com ecos verdes trouxe uma pequena shelf cloud :w00t: Para sul, para os lados da Arrábida, consegui observar algo que me pareceu ser uma Wall cloud. Ainda fiquei de olho nela por uns tempos, mas felizmente não houve nada :hehe:


T. Atual: 14,9ºC
HR: 89%
Vento: Nulo