Seguimento Litoral Centro - Maio 2020

É estranho ter sido desentupimento porque a estação tem registado precipitação nos últimos dias...
Talvez alguma célula localizada que não tinha sido detetada visto o radar de Coruche não estar a funcionar.

Procura-se célula oculta... :cool:. Não se consegue descobrir nos radares nem nas imagens de satélite. 20 mm em 1 hora é muito para uma situação que se movimenta muito rapidamente. A última hipótese é um fenómeno orográfico muito local, só investigando a topografia da estação de Dois Portos.

Procura-se célula oculta... :cool:. Não se consegue descobrir nos radares nem nas imagens de satélite. 20 mm em 1 hora é muito para uma situação que se movimenta muito rapidamente. A última hipótese é um fenómeno orográfico muito local, só investigando a topografia da estação de Dois Portos.
Penso que atendendo aos dados desta estação netatmo em Sobral de Monte Agraço podemos chegar à conclusão de que choveu mesmo muito naquela zona...
yKhlRFw.png

uxaFR4K.png

Eu estou do lado esquerdo desse ponto , 3 mm para baixo ( AZUEIRA) e cá está a chover já há uma horita seguida , e chove bem, durante a manhã das 9:45 ás 10:30 também, ( depois estive a trabalhar e de fones não prestei atenção) mas as miudas dizem que tem estado sempre a chover, só na hora de almoço acalmou um pouco

Penso que atendendo aos dados desta estação netatmo em Sobral de Monte Agraço podemos chegar à conclusão de que choveu mesmo muito naquela zona...
yKhlRFw.png

uxaFR4K.png

Eu estou do lado esquerdo desse ponto , 3 mm para baixo ( AZUEIRA) e cá está a chover já há uma horita seguida , e chove bem, durante a manhã das 9:45 ás 10:30 também, ( depois estive a trabalhar e de fones não prestei atenção) mas as miudas dizem que tem estado sempre a chover, só na hora de almoço acalmou um pouco

Começo a concordar com a hipótese de efeito orográfico numa linha que veio desde Sul. Há estações WU também com valores semelhantes. A localização da estação de Dois Portos é esta, no cimo de uma colina suave em zona ampla relativamente plana (vista para NNO):
ULTsnJi.jpg

Por aqui entretanto já chegaram as células pós-frontais. Para quem gosta de chuva, o dia de hoje está a ser espetacular. 8,6 mm diários e 40,6 mm mensais. :rain:

Por aqui entretanto já chegaram as células pós-frontais. Para quem gosta de chuva, o dia de hoje está a ser espetacular. 8,6 mm diários e 40,6 mm mensais. :rain:

A primeira frente quase estacou e renovou-se com a chegada da outra frente (esta em dissipação?). A progressão para Leste é lenta, ao contrário do fluxo de Sul/SSE, ao longo da linha da frente, que é rápido.
Misturam-se agora ainda, debaixo da capa de nuvens altas da frente, células pós-frontais com movimento de OSO.

TrcQxoG.jpg

Jy6dwu0.jpg

1vcXRKm.jpg

s9fHveG.jpg

EDIT: as "células pós-frontais" parecem-me mais os restos da segunda frente (pós-frontais em relação à primeira frente).

Última edição:
Com estas células, o acumulado mensal ultrapassa assim a média. Neste momento tenho 10,2 mm diários e 42,2 mm mensais, cerca de 103% do valor médio mensal. Nada mau! :rain: :viva:
Entretanto parou de chover, mas o dia ainda não acabou, e portanto ainda poderá chover mais. :)

Nunca pensei que pudéssemos vir a ter uma tarde bem invernosa :D O acumulado segue nos 5,7 mm.
Neste momento não chove, mas o céu mantém-se nublado.

Há cerca de uma hora atrás deu para apreciar belas formações no céu, aquela linha de células com ecos verdes trouxe uma pequena shelf cloud :w00t: Para sul, para os lados da Arrábida, consegui observar algo que me pareceu ser uma Wall cloud. Ainda fiquei de olho nela por uns tempos, mas felizmente não houve nada :hehe:

T. Atual: 14,9ºC
HR: 89%
Vento: Nulo