Seguimento Litoral Centro - Maio 2022

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
47iVYGz.gif




Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Dado o facto de a estação estar estragada (e sem possibilidade de arranjar, pois trata-se de uma estação barata, que custou menos de 200 euros numa promoção após o Natal - até estou surpreendido por ter durado mais de 3 anos), sou obrigado a seguir mais de perto outras estações em redor. :confused: Infelizmente a estação mais próxima, tanto na NETATMO como no Wunderground, está inativa há quase um ano, no entanto outra estação foi colocada na zona da Herdade da Aroeira recentemente, e também há uma estação no Carrascalinho (um pouco mais antiga, contudo). Ao longo dos últimos tempos, tenho reparado que os dados da estação na Herdade da Aroeira são um pouco mais próximos dos meus, sobretudo quando há inversões térmicas no inverno, mas quando há precipitação em forma de aguaceiros são muitas as vezes em que chove mais numa estação e quase nada noutra ao lado. Uma pena, mas é a vida! :buh:

Esta noite segue um pouco mais fresca que a anterior e, se durante o dia praticamente não havia nebulosidade, agora já há alguma. A estação da Herdade da Aroeira segue com 13,9ºC, depois de uma máxima de 21,5ºC ontem. Está vento fraco de noroeste neste momento. :)
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom dia
Peniche às 8h00... tudo molhado com poças de água...
Peniche e Atouguia da Baleia às 8h50... Começa a chover e cai um pé de água monumental que durou pelo menos até às 9h10

Por agora continua a chover mas já com muito menos intensidade.
Confesso que tenho andado desatenta e não esperava. ‍
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Abril terminou com temperaturas de autêntico verão.
Ainda esperava algum aguaceiro na quarta, mas nada...

Maio começa com tempo bem mais fresco e ventoso.
Hoje temos alguns aguaceiros fracos ;)

Os próximos dias serão uma incógnita com as trovoadas, mas parece-me o verão aproxima-se a passos largos :unsure:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Olha olha, trovoada :w00t::w00t::w00t:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Acabou de passar um aguaceiro moderado, a parte intensa passou ao lado a leste.
Não ouvi mais nada, mas ainda foram dois belos trovões
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Até ao momento só caíram uns pingos de manhã cedo, não tendo acumulado nada até agora. Contudo, há uns 40 minutos, ouvi uns trovões ao longe, a nordeste (aparentemente os mesmos que o @RStorm ouviu), ainda que anda tudo à volta e nada cai por aqui. Algo me diz que o "escudo protetor" almadense vai funcionar de novo - é que as previsões ontem nem davam 40% de probabilidade de precipitação para hoje! Veremos o que acontece. :pray: :trovao:

Apesar do tempo meio nublado, está bastante ameno até, com uma temperatura de 19,2°C e vento nulo agora, na Herdade da Aroeira - um tempo de trovoada autêntico! Elas "andem" aí!!! :lol:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Há pouco choveu bastante em Corroios. Pelo que parece o aguaceiro foi bastante isolado, vendo as imagens de radar, já que aqui na Charneca está bastante sol neste momento. :uau:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Tem caído boas chuvadas desde o meu último post e uma delas rendeu-me um molha daquelas :dry:
Muitas formações no horizonte, algumas com bases "suspeitas" que nos faz ficar de olho nelas :unsure: