Seguimento Litoral Centro - Maio 2022

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boas,

Nada de relevante a relatar a não ser calor.

Máximas sempre superiores a 25ºC desde o dia 4 (5ª feira), superando ontem pela primeira vez este ano a barreira "psicológica" dos 30ºC (31.7ºC).
Aproveitei e dei uma escapadinha até à Arrábida para o primeiro banho da temporada :cool:. Escusado será dizer que a água estava fria, é normal naquelas bandas, mas só custa entrar e até faz bem aos ossos, segundo os mais velhos. :D

Hoje estava previsto ser o dia mais quente do evento, mas por aqui a máxima foi praticamente idêntica a de ontem, 31.6ºC.

Sigo com céu limpo, vento fraco do quadrante norte, e ainda 20.5ºC.

Duração do dia já acima das 14h, ou seja, o Verão está mesmo ali ao virar da esquina.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Nortada e 16,2 graus.

Bem é fascinante acompanhar a estação do Parral, e a mesma tem uma grande importância para perceber o poder térmico dos vales da Arrábida.
A estação tem registado amplitudes térmicas diárias a rondar os 28 graus.
São muito poucas as estações amadoras e oficiais que conseguem esta cifra dos 28 / 30 graus.

Hoje: 32,9 graus / 5,0 graus

Agora segue nos 9,3 graus.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A brisa marítima entrou ontem mais para o interior da Região Oeste e mais cedo. Teve por efeito um corte brusco nas temperaturas a meio da tarde e máximas não tão elevadas como anteontem, de uma forma geral. O nevoeiro nas zonas baixas já entrava a norte de Sintra antes do pôr-do-sol, assim como uma neblina fina alastrava ainda mais para o interior.
Fotos no Cabeço de Montachique, vento NO cerca de 20 Km/h, 17ºC.

OSO, Serra de Sintra e nevoeiros baixos, 19:28:51 utc
twDdIug.jpg


NNE, Alqueidão e Montejunto, 19:30:25
SRQhoVl.jpg


NNO, Serra do Socorro à esquerda, 19:42:32
m3o3HWy.jpg


Pilar solar, 19:36:10
TVqha7Y.jpg


19:40:07
kL0cjYK.jpg


Pilar solar já depois do pôr-do-sol, 19:45:31
rW4JgCR.jpg


19:19:47
xVNQVBn.jpg


19:37:20
cLCoWfM.jpg
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Nada de especial a relatar.

Maio segue com o típico padrão de verão: sol, temperatura de julho e nortada durante a tarde.
A nebulosidade convectiva foi substituída pela alta.
Tenho acompanhado as temperaturas na nova estação do Clima AML aqui na cidade :D

A humidade superficial já desapareceu na totalidade e já me vi obrigado a regar 2 vezes por dia algumas plantações, pois só com uma as plantas já começavam a murchar.
Isto só mostra o quanto "bom" tem sido este calor... :unsure:
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ontem, na voltinha pelo litoral Sintra-Cascais, algum calor, nada habitual para a zona, ao subir até á Peninha os nevoeiros sobre o mar, pena não ter uma máquina fotográfica como deve ser na altura,

esta tirada da Peninha, as duas seguintes a caminha da Azóia,





 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem, na voltinha pelo litoral Sintra-Cascais, algum calor, nada habitual para a zona, ao subir até á Peninha os nevoeiros sobre o mar, pena não ter uma máquina fotográfica como deve ser na altura,

esta tirada da Peninha, as duas seguintes a caminha da Azóia,

:thumbsup: espectáculo! Parece-me que visto daí o pilar solar subia mais alto, avaliando pela segunda foto. E que tal a nortada pela Peninha? Hesitei entre ir à Serra ou procurar outro lugar alto mais para o interior, mas depois quando percebi que a nortada se tinha levantado mais cedo fiquei-me por Montachique.


Mínimas e Máximas de ontem, para comparar com o dia anterior:

N4haRA5.jpg



Na faixa costeira Oeste e no interior da zona mais a norte da RLC, a amplitude térmica diminuíu ligeiramente, efeito conjugado de mínimas estacionárias ou ligeiramente mais altas e máximas atenuadas.

Do vale do Tejo para o interior, Mínimas e Máximas subiram, as primeiras mais do que as segundas: amplitudes térmicas estacionárias ou diminuindo ligeiramente.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Ainda irá a tempo de chegar à máxima de ontem?
Por aqui, 30,2ºC, já bateu a máxima 30,1ºC de ontem que tinha sido inferior aos 30,7ºC de anteontem.
Ainda não chegou a nortada aqui à Póvoa de Santa Iria, as eólicas de Vialonga estão desorientadas e quase paradas, mas as de Bucelas já giram.
Sensação é mais abafada que ontem.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Ainda irá a tempo de chegar à máxima de ontem?
Por aqui, 30,2ºC, já bateu a máxima 30,1ºC de ontem que tinha sido inferior aos 30,7ºC de anteontem.
Ainda não chegou a nortada aqui à Póvoa de Santa Iria, as eólicas de Vialonga estão desorientadas e quase paradas, mas as de Bucelas já giram.
Sensação é mais abafada que ontem.

foi menos 1ºC prai, ontem na casa dos 34 hoje na casa dos 33
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:thumbsup: espectáculo! Parece-me que visto daí o pilar solar subia mais alto, avaliando pela segunda foto. E que tal a nortada pela Peninha? Hesitei entre ir à Serra ou procurar outro lugar alto mais para o interior, mas depois quando percebi que a nortada se tinha levantado mais cedo fiquei-me por Montachique.



Mínimas e Máximas de ontem, para comparar com o dia anterior:

N4haRA5.jpg



Na faixa costeira Oeste e no interior da zona mais a norte da RLC, a amplitude térmica diminuíu ligeiramente, efeito conjugado de mínimas estacionárias ou ligeiramente mais altas e máximas atenuadas.

Do vale do Tejo para o interior, Mínimas e Máximas subiram, as primeiras mais do que as segundas: amplitudes térmicas estacionárias ou diminuindo ligeiramente.
Estava relativamente fraca, normalmente á hora a que lá chego ( +- 19 - 20h ) nunca está grande vento, a única excepção, foia a de umas semanas atrás quando medi os 100 kmh.