Seguimento Litoral Centro - Maio 2022

Junto à herdade do Rio Frio. Mas a previsão era para a cidade em si de facto, mais a sudoeste. Mesmo assim a estação do CLIMA.AML só chegou aos 32ºC. Aliás, acredito que a cidade seja mais fresca que a planície do Rio Frio.

:huh: as coordenadas que o IPMA dá para a EMA estão erradas? No mapa vê-se claramente um recinto de instrumentos.
Só se mudaram a estação com a designação Setúbal.

MSfDtbq.gif

7jcOJN4.gif

Aliás, esta localização nem coincide com o local onde no mapa das estações online está o ícone da EMA de Setúbal.

A noite segue bem quente, fazendo lembrar as noites no pico do verão por aqui. A esta hora ainda sigo com 25,9ºC e quase não sopra vento. Está um tempo bem abafado mesmo, e com a nebulosidade alta a refletir o clarão citadino - estava no jardim há pouco e chegou mesmo a cair umas pingas. :calor: :scared:

A noite segue bem quente, fazendo lembrar as noites no pico do verão por aqui. A esta hora ainda sigo com 25,9ºC e quase não sopra vento. Está um tempo bem abafado mesmo, e com a nebulosidade alta a refletir o clarão citadino - estava no jardim há pouco e chegou mesmo a cair umas pingas. :calor: :scared:
Anda aí virga

Screenshot-2022-05-20-at-23-01-42-IPMA-Imagens-de-radar.png

:huh: as coordenadas que o IPMA dá para a EMA estão erradas? No mapa vê-se claramente um recinto de instrumentos.
Só se mudaram a estação com a designação Setúbal.

MSfDtbq.gif

7jcOJN4.gif

Aliás, esta localização nem coincide com o local onde no mapa das estações online está o ícone da EMA de Setúbal.
Não me surpreendia :lol: Eles têm muitas mal mapeadas, lembro-me que a de Tomar também está.

Não me surpreendia :lol: Eles têm muitas mal mapeadas, lembro-me que a de Tomar também está.
É uma vergonha lol

O ícone da estação online EMA de Setúbal está na zona das Lagameças, Palmela. :lol:

Screenshot-2022-05-20-at-23-10-10-IPMA-Observa-o-de-superf-cie-hor-ria-com-gr-ficos.png

Screenshot-2022-05-20-at-23-09-59-lagame-as-Pesquisa-Google.png

Alvega com 30,9ºC na rede IPMA às 23h.

Isto é de loucos! :maluco:

Sim, repara na hora 21h30m +26,5ºC, a mínima na próxima madrugada deve ser jeitosa... :calor:
Deixa estar que por aqui não está melhor, algumas estações nos +26ºC e eu ainda com +27,2ºC e 56%HR.
Estou curioso para ver a inversão térmica na estação do Parral na Serra da Arrábida.

aqui a inversão térmica vai atuar como sempre, aqui é muito difícil ter noite tropical (acima dos 20) mesmo em pleno verão em alturas de 40ºC+ durante o dia é bem dificil ter tropical depois, por exemplo agora vou com 21.2ºC, certamente vai ser abaixo dos 20, e só ainda não está a esta hora porque está um pouco nublado, o que desacelera um pouco a descida

Boa noite

O calor ainda apertou durante a tarde, mas bem longe dos valores previstos e ainda bem.
A camada de poeiras piorou bastante e o vento rodou para leste, o que está a provocar agora uma noite escaldante :hmm:

Máximas horárias da Clima AML:

Montijo: 31,7°C
Alcochete: 32,2°C