Seguimento Litoral Centro - Maio 2023

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,280
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Bom dia. Início de manhã com céu pouco nublado por nuvens altas e vento moderado de norte com rajadas.
Panorâmica a SW a partir do Cais do Sodré:
20230511_082003.jpg
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Ontem eu e o @criz0r registámos 113 km/h no monte do silêncio (cota 254 mts), monte super exposto proximo da Barragem da Mula.
Tivemos velocidades médias de 80 km/h. Outro mundo.
Vamos continuar a monitorizar aquele sitio, para terem noção o windchill foi aos 7,8ºC.
@Vitor TT tens de ir aquele sitio fazer registos , embora seja muito perigoso.
Parece-me que os teus valores estão um pouco aquém da realidade, ontem esteve agressivo.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,448
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas,

Ontem eu e o @criz0r registámos 113 km/h no monte do silêncio (cota 254 mts), monte super exposto proximo da Barragem da Mula.
Tivemos velocidades médias de 80 km/h. Outro mundo.
Vamos continuar a monitorizar aquele sitio, para terem noção o windchill foi aos 7,8ºC.
@Vitor TT tens de ir aquele sitio fazer registos , embora seja muito perigoso.
Parece-me que os teus valores estão um pouco aquém da realidade, ontem esteve agressivo.
Espectacular! O Monte do Silêncio é brutal quando o vento vem de Norte/NNE, é uma "ilha" no meio do corredor de vento do Vale da Mula e isso começa logo a sentir-se no próprio paredão da barragem.
O maciço do Monge tem aí um papel importante na canalização do vento, desviando-o até da Pedra Amarela, onde também devia estar interessante.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Espectacular! O Monte do Silêncio é brutal quando o vento vem de Norte/NNE, é uma "ilha" no meio do corredor de vento do Vale da Mula e isso começa logo a sentir-se no próprio paredão da barragem.
O maciço do Monge tem aí um papel importante na canalização do vento, desviando-o até da Pedra Amarela, onde também devia estar interessante.

Prometo fazer mais registos sempre que possível. O registo foi feito com um anemometro instalado no telemóvel, do género mini pas.
Se quiseres um dia vens connosco, é sempre bom ter malta que se interessa e também sabe o que falo por cá.
Abraço
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Tendo em conta os dias ventosos que estão, este tópico está muito morto.
Por aqui vento moderado a forte, hoje em geral foi menos que ontem
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,219
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Modo verão ativado no litoral oeste, o que significa nortada noite e dia.
Galhos pelo chão, lixo pelo ar, vasos tombados, casacos de novo em ação, água do mar a gelar...
Não vale a pena barafustar contra o tempo, mas este é de longe o tempo que menos gosto.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@jonas_87 podes partilhar que aparelhómetro tens tu, por favor? :)

--

Run das 00h do AROME previa rajadas superiores a 90km/h no sítio do costume, pelas 3h da manhã UTC :cool:

EikP43v.png

Olá Duarte.

Olha, o aparelho é do @criz0r , por acaso estou interessado em comprar um igual , pois as leituras são excelentes.
Basicamente é colocares estas pás no telemovel, sendo que nome da marca é Vaavud.
Relativamente a esse mapa , tudo normal só corrobora com o meu post.


 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,753
Local
Loures
Olá Duarte.

Olha, o aparelho é do @criz0r , por acaso estou interessado em comprar um igual , pois as leituras são excelentes.
Basicamente é colocares estas pás no telemovel, sendo que nome da marca é Vaavud.
Relativamente a esse mapa , tudo normal só corrobora com o meu post.



Obrigado :)

--

Na verdade até previa mais de 100km/h!

4j6rW6S.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,686
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Mais um dia grande vendaval aqui por Rio Maior! As eólicas na Serra dos Candeeiros trabalham com afinco para rentabilizar todo este vento!

Por agora Norestada com rajadas fortes e sol com 18,8ºC.
 
Última edição: