Seguimento Litoral Centro - Maio 2023

Nortada deve estar quase a chegar, muitas estações da AML nos 28-29ºC.

Boa tarde,

Da nortada ainda nem sinal, mantém-se a componente leste no vento.

O aparecimento de nebulosidade alta tem atenuado subidas acentuadas da temperatura.

Sigo com 27.3ºC.

Nortada às 14h já estava na faixa costeira Oeste, mais intensa como é habitual na zona de Sintra-Cascais (Cabos Roca e Raso):
Curiosamente também já soprava localmente na zona de Alcochete/Campo de Tiro, possível efeito do contraste térmico com o estuário do Tejo.

Pb2DMnj.png

Então hoje ninguém faz seguimento! :D

Aqui por Rio Maior temos ensolarada e amena, a nortada faz-se notar bem, embora não tão intensa como na semana passada. Por agora estão 21,5ºC.

Tenho notado alguma dificuldade respiratória nestes últimos dias e fui verificar os dados de O3, e têm estado no Amarelo vários dias seguidos.
Não sendo anormal para a zona haver dias amarelos, tantos dias seguidos é que já não é tão normal assim.
No principio de Abril deste ano ocorreu o mesmo, foram 10 dias no amarelo nesta estação de Oeiras.

1684430824171.webp

Tenho notado alguma dificuldade respiratória nestes últimos dias e fui verificar os dados de O3, e têm estado no Amarelo vários dias seguidos.
Não sendo anormal para a zona haver dias amarelos, tantos dias seguidos é que já não é tão normal assim.
No principio de Abril deste ano ocorreu o mesmo, foram 10 dias no amarelo nesta estação de Oeiras.

Ver anexo 5238
Confirmo esses sintomas em várias pessoas do meu conhecimento.