Seguimento Litoral Centro - Maio 2023

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,632
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas!

Mais um dia grande vendaval aqui por Rio Maior! As eólicas na Serra dos Candeeiros trabalham com afinco para rentabilizar todo este vento!

Por agora Norestada com rajadas fortes e sol com 18,8ºC.

As desta zona da AML norte também, e até onde se vislumbram eólicas no horizonte.

Rajadas mantém-se nos 60 a 70Km/h por toda a região, com algumas estações a chegarem aos 80 Km/h.
A noite, em particular, foi violenta.
 


Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,283
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Final de tarde com céu limpo e vento forte de norte com rajadas.
Panorâmica a NNE a partir de Cacilhas com as águas do estuário do Tejo bem agitadas.
20230512_180720.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,108
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Como eu já tinha previsto há uns dias, a presença do anticiclone no Atlântico e de uma depressão no Mediterrâneo tem causado um enorme corredor de nortadas/nordestadas bastante fortes em Portugal. A zona onde vivo não costuma ter grandes nortadas, no entanto nestes dias o vento tem sido uma constante, com rajadas sempre acima dos 10 km/h desde a tarde da passada terça-feira e rajadas máximas diárias de 40 km/h ou mais. :surprise: Este vento forte, apesar de até estar a reduzir as temperaturas, ao mesmo tempo seca completamente o ar e tudo aquilo que ainda tinha vestígios de água. Apesar de ainda estarmos na primeira metade de maio, os solos estão secos quase como se estivéssemos em finais de junho e nem parece que, há apenas dois meses, toda esta zona estava com 60 a 80% de água nos solos: :angry:
tzoPauLh.jpg


A temperatura atual é de 14,8ºC e o vento até nem está tão forte assim se compararmos com o que foi o dia de ontem, com rajadas de 5 km/h neste momento. A sensação térmica, essa sim, é bem fresquinha mas não está tão má como na noite passada... :cold:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,185
Local
Belas
Noutra terra do vento, manhã começa soalheira em S. Pedro de Moel, algum vento mas razoável. Na sexta esteve bem pior. Ontem à noite o vento calou-se por completo.

Sempre interessante o contraste entre Leiria e S. Pedro de Moel, aliás na Marinha Grande já se sente, seria bom ter uma estação aí.

Boa semana a todos!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,764
Local
Loures
Olá Duarte.

Olha, o aparelho é do @criz0r , por acaso estou interessado em comprar um igual , pois as leituras são excelentes.
Basicamente é colocares estas pás no telemovel, sendo que nome da marca é Vaavud.
Relativamente a esse mapa , tudo normal só corrobora com o meu post.



Boas! Cheguei a pesquisar esse que indicaste, mas pelo que vi a empresa em questão terá desaparecido e inclusivé a aplicação na Play Store diz que não está disponível porque foi feita para versões mais antigas do Android. Podia arranjar a apk na net, mas ainda assim prefiro ter um instrumento independente e ter o telemóvel livre. Assim se o bicho voar, os estragos são menores :D

Acabei por comprar este, chegou hoje.

Depois do trabalho fui fazer uns pequenos testes, fui até ao Miradouro do Vale de Lousa onde fiz medições durante apenas 5 minutos, tendo registado 58km/h. Depois fui até ao cimo do Cabeço de Montachique, onde registei 70km/h. Claro que estes locais não tem a potencialidade como na zona de Cascais-Sintra, mas gosto sempre de fazer umas medições.

No Cabeço o vento estava constantemente acima dos 50km/h com rajadas, não era fácil manter o braço quieto antes que registasse precipitação fantasma... Oh wait, isto não regista precipitação :D

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,632
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nuvens lenticulares a surgirem pelos céus lisboetas:

Lenticularis e irisadas nos bordos! Também as vi ao atravessar a 25 de Abril e pelo eixo N-S, a norte de Lisboa.

Uma lenticular janota.

Não consegui vê-las com a irisação mas penso que seriam as mesmas de outro ângulo:
18:09:49 utc
rVTYxmX.jpg


18:31:22
WrJyDFc.jpg


E já agora, estava assim o capacete da Serra de Sintra, sob o Noroeste forte. Só mesmo no Monge tocava os cimos (foto grande)
17:28:34
Ooa8jLR.jpg


E mais para trás neste mês, no dia 9 vi estas mas não me parecem lenticularis puras:
19:13:38
T1Yuh9B.jpg


No dia 7, em Sintra, parecia visível um pilar solar ao poente:
19:40:18
rIgLoTy.jpg


Por fim, no dia 5, este sim, um perfeito pilar solar ao nascer do sol, visto da Póvoa de Santa Iria na direcção da lezíria:
5:42:24
GNGPhKy.jpg


A que se juntaram dois rastos de aviões gerando um padrão linear de micro-cirrocumulus (se se pode chamar assim):
5:44:54
JoO5Hmd.jpg


5:46:33
mFGpWCj.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas! Cheguei a pesquisar esse que indicaste, mas pelo que vi a empresa em questão terá desaparecido e inclusivé a aplicação na Play Store diz que não está disponível porque foi feita para versões mais antigas do Android. Podia arranjar a apk na net, mas ainda assim prefiro ter um instrumento independente e ter o telemóvel livre. Assim se o bicho voar, os estragos são menores :D

Acabei por comprar este, chegou hoje.

Depois do trabalho fui fazer uns pequenos testes, fui até ao Miradouro do Vale de Lousa onde fiz medições durante apenas 5 minutos, tendo registado 58km/h. Depois fui até ao cimo do Cabeço de Montachique, onde registei 70km/h. Claro que estes locais não tem a potencialidade como na zona de Cascais-Sintra, mas gosto sempre de fazer umas medições.

No Cabeço o vento estava constantemente acima dos 50km/h com rajadas, não era fácil manter o braço quieto antes que registasse precipitação fantasma... Oh wait, isto não regista precipitação :D


Boas,

O aparelho parece ser porreiro, ainda assim tem um pequeno "contra" só regista até ao 108 km/h, é curto.
No verão neste retângulo em particular passamos dos 100 km/h com bastante facilidade.
Boas medições.
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,764
Local
Loures
Boas,

O aparelho parece ser porreiro, ainda assim tem um pequeno "contra" só regista até ao 108 km/h, é curto.
No verão neste retângulo em particular passamos dos 100 km/h com bastante facilidade.
Boas medições.

Sim, os que vi desta gama iam todos até 108km/h (30m/s), sendo que o Vaavud que mencionaste no post anterior vai até aos 90km/h (25m/s), pelas especificações que vi na net, mas se vocês registaram 113km/h é porque dá mais.