Seguimento Litoral Centro - Maio 2023

Bom dia.

Mais uma manhã agradável com pouco vento, a contrastar com o que se tem passado de tarde. Céu meio limpo, sem nuvens mas com a presença de fumo do incêndio que decorre na Serra de Gata, em Cáceres (+info). Ao amanhecer notava-se perfeitamente a cor acastanhada das "nuvens".

7myK9Lx.png



1684482418134 by duarthe_sousa, no Flickr


1684482418111 by duarthe_sousa, no Flickr


1684482418149 by duarthe_sousa, no Flickr
 
Céu muito nublado por nuvens altas e médias por aqui e algo abafado! Aquele ambiente de trovoada e a anunciar mudanças já para amanhã... :)

O vento enfraqueceu em relação aos últimos dias, hoje apenas sopra fraco a moderado de N, sendo de NE durante a manhã.
23ºC e apenas 29% de HR!
A pressão está em queda e amanhã à tarde é esperada chuva/aguaceiros que podem vir com trovoada. Vamos acompanhar, pelas previsões parece que a próxima semana vai ser interessante de seguir.
 
Já temos células em movimento para Oeste vindas do interior: uma aproxima-se de Almeirim-Santarém-Cartaxo e outra do estuário do Sado.

y7PCXTT.png


Não esquecer que o radar de Coruche está desligado, por isso os 2 a 3 Km acima do solo não são visíveis neste mosaico feito com os radares de Arouca e Loulé. A AML é especialmente prejudicada por esta falta. Em princípio os ecos podem ser mais fortes do que as imagens mostram.

Ainda não há acumulados. Aliás, grande parte daqueles ecos podem ser de virga.
 
Última edição:
Boa madrugada,
Depois de dias e dias de tédio total em que eu simplesmente não quis saber do seguimento meteorológico pois era sempre a mesma coisa - nortada, céu limpo, temperaturas amenas e secura total -, finalmente parece que temos a mudança para algo bem mais interessante e primaveril. :trovao: De um momento para o outro as previsões deram uma reviravolta de 180º e agora preveem vários dias seguidos de instabilidade nesta segunda metade do mês de maio, e os acumulados previstos para zonas do Interior até nem são nada maus (ainda que obviamente não hão de resolver o problema da seca, como é óbvio). :eek:

O dia de ontem foi claramente um dia interessante, pois não só houve muito menos vento do que em dias anteriores como esteve, de manhã, um claro sol de trovoada. À tarde o sol ficou encoberto com nuvens típicas de instabilidade, como se pode ver nas imagens: :uau:
WF66tm0h.jpg


6lH7veTh.jpg


PmyzvDJh.jpg


5QJLqyxh.jpg


bzBabsQh.jpg


W6s6T6Nh.jpg


7TnzCi9.jpg


mXBwESwh.jpg


ca1FTxlh.jpg


yHeixLbh.jpg


mc9Tf2nh.jpg


Cabe relatar que vi várias virgas, ainda que não as tenha conseguido fotografar, e no regresso ainda caíram umas pingas oclusas ali na zona de Palmela - que sujaram ligeiramente o vidro do carro. Enfim... :buh:
________________________
Até ao momento este maio tem sido quente em relação à média e completamente árido no que toca à precipitação. O ano de 2023 segue com menos de 100 mm, o que é algo extremamente raro até de acontecer tendo em conta que estamos já às portas do verão - o que contrasta com os quase 500 mm que caíram no final do ano passado, dos quais 250 mm foram só em dezembro. :rain:
Á temperatura atual é de 14,9ºC e está céu pouco nublado neste momento. :)