Seguimento Litoral Centro - Março 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pois, vendo o mapa do Wunderground, e mesmo respeitando a possibilidade de alguma estações estarem instaladas em zonas particularmente abrigadas e baixas, valores como esses de Miranda do Corvo soam claramente a esturro, a má instalação, ou ausência de RS apropriado.
Há mais umas quantas assim na região centro.

Temos aqui mais informação sobre a estação.
Existem fotos, ainda assim fiquei um pouco confuso. :rolleyes:

www.meteoclimatic.com/perfil/PTCEN0700000003220A
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Geiras


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Sigo com 22,3ºC, máxima de 22,7ºC.

Os valores do david 6, assim como os de Serpa parecem-me muito bem :thumbsup:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,368
Local
Fajarda - Coruche(57m)
à pouco ainda me assustei um pouco quando o meu amigo no couço tinha 22ºC e tal e eu ia com 24ºC e tal, mas depois quando o ipma actualizou às 15h tudo se acalmou de novo, mora com 22.8ºC (mais perto do couço, do que do couço a coruche) e coruche com 24.1ºC :)

maxima foi de 24.9ºC agora sigo com 24.5ºC
 
  • Gosto
Reactions: Geiras

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
David6 , como o Vitamos tinha dito, isso de comparar estações pode não ser muito correto, pois as características orográficas de cada local assumem grande importância nos respectivos registos. Podem existir outros factores, por exemplo, imagina que no Couço, mesmo sendo vale, por lá soprava vento de NO/O e tu com vento de NE/E, nessa situação podias perfeitamente ter uma temperatura um pouco mais alta em relação ao outro local.
__________


Extremos térmicos de hoje: 7,3 / 19,3ºC

Já vai arrefecendo, estão 17,3ºC.
 
  • Gosto
Reactions: Geiras e CptRena

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,212
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
boas máxima de ontem 21.2 mínima de 6.7
reparei agora que no site do ipma na observação de superfície aparece Leiria como a cidade mais quente no país com 27.8 será que este valor está correcto?

Esse valor é de uma estação urbana, cujas condições de instalação são diferentes das demais estações. Daí as máximas elevadas.

David6 , como o Vitamos tinha dito, isso de comparar estações pode não ser muito correto, pois as características orográficas de cada local assumem grande importância. Podem existir outros factores, por exemplo, imagina que no Couço, mesmo sendo vale, por lá soprava vento de NO/O e tu com vento de NE/E, nessa situação podias perfeitamente ter uma temperatura um pouco mais alta em relação ao outro local.

http://www.meteoclimatic.com/perfil/PTCEN0700000003220A?screen_width=1366

Esse valor deve ser do sensor oregon, que está perto do telhado.
O sensor só por si não está suficientemente protegido. Ainda para mais estando junto do telhado...

Gostava de saber se dentro daquele abrigo de abrigo de stevenson existe algum termómetro, para se fazer a comparação nas leituras da temperatura.


De qualquer forma hoje, na rede do IPMA, algumas estações já superaram ou andaram perto dos 25ºC.
Às 16h, Lousã seguia com 25,7ºC e Monção (Valinha) com 25,6ºC.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu acho o valor máximo de temperatura reportado pelo david6 excelente!

Infelizmente a estação de Benavente não registou dados hoje e a de Coruche, do IPMA não tem dados após as 15h. Mas Às 15h registava 24,1ºC!!

Mesmo que o david 6 registe um pouco mais, não significa necessariamente que esteja errado, pode muito bem estar numa zona mais quente. Tal como já foi referido, a temperatura varia bastante em curtas distâncias.

Registei uma máxima de 22,7ºC no meu RS artesanal, a Moita registou 24,4ºC, Azeitão 22,1ºC e a estação do Miguel foi aos 24,7ºC e são dados registados por Davis! Portanto em poucos km, a temperatura pode muito bem variar 2 ou 3ºC, quanto mais umas décimas :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: david 6

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,368
Local
Fajarda - Coruche(57m)
minima: 4.8ºC
maxima: 24.9ºC

:eek: ia dizer que ia arrefecendo mas não sei o que se passa ainda à pouco ia com 10.2ºC e já vou com 11.1ºC e 91%Hr, à pouco estava sem vento agora estou com uma brisa de sul, será essa a razão?