Seguimento Litoral Centro - Março 2016

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,465
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,
Apesar de não se ver nada no radar, por aqui chuvisca há cerca de meia hora. Chuvinha miúda mas que que molha. Carros e chão, tudo molhado. Não forma poça.
Estava chuvita vem acompanhada de algumas rajadas de vento que, embora não sendo fortes, fazem-se ouvir.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,465
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Por Peniche nuvens baixas bastante escuras. Vai chuviscando. O vento aumentou de intensidade e sopra com rajadas.
Sigo com 13ºC no centro da cidade
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas tardes,

Alcabideche segue nos 15,5ºC.

Que ventania brutal na serra e a cotas bem baixas, 150 mts, junto à barragem da mula, logo coloco alguns videos.

Não esperava tanto vento na serra, pelo menos a 150 metros de altitude, embora a barragem encontra-se num corredor perfeito de vento, aquilo é sempre a abrir. A serra de Sintra tem um microclima único, só faltava o capacete. :cold:




Entretanto um video bem demostrativo dos relatos do @Vitor TT , vento tranquilo na escadaria para o alto da Peninha, dado estar abrigado à nortada, chega-se lá ao topo exposto a norte e é incrível, em certos momentos é audível o vento a embater na pedra.
Como o StormRic disse, é sem duvida a fábrica do vento.

PS: Tentei fazer um zoom na zona da Ericeira e Cabo da Roca, mas não ficou grande coisa por razões óbvias.



Timelapse

 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Não esperava tanto vento na serra, pelo menos a 150 metros de altitude, embora a barragem encontra-se num corredor perfeito de vento, aquilo é sempre a abrir. A serra de Sintra tem um microclima único, só faltava o capacete. :cold:




Entretanto um video bem demostrativo dos relatos do @Vitor TT , vento tranquilo na escadaria para o alto da Peninha, dado estar abrigado à nortada, chega-se lá ao topo exposto a norte e é incrível, em certos momentos é audível o vento a embater na pedra.
Como o StormRic disse, é sem duvida a fábrica do vento.

PS: Tentei fazer um zoom na zona da Ericeira e Cabo da Roca, mas não ficou grande coisa por razões óbvias.



Timelapse


Brutal!! A serra de Sintra é mesmo algo único. O timelapse está fantástico. :palmas:Muito interessante aquela faixa de nuvens que não se move... :D:intrigante:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
12,1ºC

Como gosto de relembrar os eventos meteorológicos mais marcantes, faz hoje 3 anos que assisti a maior trovoada de sempre no 2ºlocal de seguimento, jamais me esquecerei o bombardeamento de raios superiores a 200 kAmp, foi incrível.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
12,1ºC

Como gosto de relembrar os eventos meteorológicos mais marcantes, faz hoje 3 anos que assisti a maior trovoada de sempre no 2ºlocal de seguimento, jamais me esquecerei o bombardeamento de raios superiores a 200 kAmp, foi incrível.
Off-topic: Estive a ver o seguimento de Março de 2013 e foi no dia 9 esse evento. :D
Sinceramente não me lembro desse dia mas deve ter sido espetacular. :thumbsup:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, iniciamos o dia 3 de Março quase na Primavera com céu pouco nublado, vento fraco e 11,7ºC. Vamos lá ver o que nos reserva este mês.. por enquanto temos o senhor AA aqui mesmo ao lado todo majestoso, cá estaremos para ver :).
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Off-topic: Estive a ver o seguimento de Março de 2013 e foi no dia 9 esse evento. :D
Sinceramente não me lembro desse dia mas deve ter sido espetacular. :thumbsup:

Epa tens razão, eu com datas é complicado, foi efectivamente às 22:30 do dia 9 de março de 2013 :lol:
Basicamente foi uma célula que entrou na praia de ribeira de D´Ilhas e foi por ali fora sentido Oeste-Este e passou exactamente por cima do 2º local de seguimento. Tratou-se de aguaceiro torrencial com granizo, vento forte e trovoada violenta, a ribeira quase que saltou do leito, devem ter caído sem exagero 20 mm/ 30 mm em 20 minutos. Nesse evento não consegui fazer qualquer video daquela tempestade , isso provocou uma azia até aos dias de hoje, pois não sei se vou assistir a algo semelhante.Na altura practicamente toda a zona ficou sem electricidade durante 10 horas, o som dos relâmpagos fez alguns vidros partirem no Sobral da Abelheira.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
Boas

Mínima de 10,2ºC

A manhã iniciou com vento forte, a rajada máxima foi de 60km/h ( 09:40)

Agora estão 16,9ºC e vento fraco