Seguimento Litoral Centro - Março 2016

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Local
Qta. do Conde / Sintra
Muito escuro a Norte, mas creio estar a dissipar....

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
Grande acompanhamento, não seria de esperar outra coisa!
No meu local de trabalho não deu para observar practicamente nada, uma pena, mas por aquilo que vi no site do IPMA a trovoada deve ter sido mesmo agressiva em Lisboa, houve uma DEA de 165 kAmp, um senhor petardo.

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Local
Corroios
Bem, desde as 14:15 que o tempo me tem entretido. A essa hora, na zona industrial do seixal, já dava para assistir a uma trovoada olhando no sentido da serra da Arrábida. Essa célula tinha alguma rotação, que pouco depois deixou de existir. A cadência de raios era pouca mas quando acontecia, acontecia com força e os respectivos trovões faziam estremecer tudo. Descargas relativamente longe da zona onde eu estava.

Na hora de vir para casa (coisa que não me apeteceu :p ), sempre com a condução prudente, ainda decidi seguir o evento e partir numa caçada pela minha zona. No caminho até casa, outra célula tomou conta do céu, esta com raios grossíssimos, que por momentos faziam parar o trânsito pois o dia tornava-se ainda mais dia. Nas Paivas começou a cair granizo com toda a força. Um granizo muito inconstante, que tanto deixava de se ver a estrada e vinha acompanhado de rajadas de vento fortes, como deixava de cair e parecia que tinha acabado de vez. :huh: Deu para ver raios duplos, raios lindíssimos intra-nuvem, um a atingir uma torre de telecomunicações ao longe (não sei bem onde fica, eu estava numa zona alta ao pé da Siemens) e sobretudo deu para encher a barriga.

Já em Corroios, com a trovoada a continuar muito intensa ainda, decidi ir a uma zona alta de Vale Figueira, mas quando lá cheguei a trovoada encontrava-se já em dissipação.

A trovoada foi o prato principal do almoço de hoje :bombar: ainda tirei umas fotos com o telemóvel, mais para a noite coloco-as aqui.

Registo
21 Mar 2016
Local
Lisboa
A foto não tem muita qualidade, mas mostra como ficou a zona de Telheiras (Lisboa) aquando da queda forte de granizo (hoje por volta das 15H10) :)

2X4qTk6.jpg