Seguimento Litoral Centro - Março 2017



TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Nortada algo violenta ao longo do dia também por aqui, tendo acalmado agora há pouco. Estão 12,3°C.
A instabilidade não poderia vir em pior altura. Os trabalhos e testes não me deixarão fazer um seguimento decente. :(
Aproveitem!
 
Última edição:

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
750
Local
Mafra
Boa noite a todos.

Vento muito forte ao longo de todo o dia com aumento de intensidade à noite.
Tanto que aqui na minha rua já foi uma animação! Ouvi algo metálico a bater, pensei que era um vaso a bater na perna da mesa da varanda. Fui lá tirá-lo e eis que vejo pedaços de uma casa abandonada a cair para a estrada na direcção do meu carro e do do meu namorado. Entretanto caiu algo em cima de outro carro e fez disparar o alarme.
Chamamos logo os bombeiros e fomos tirar os carros.

Os bombeiros falaram com a câmara e amanhã vêm avaliar o estado do edifício.

Entretanto o vento continua extremamente forte com rajadas brutais. Acho que vai haver mais estragos. De vez em quando ouvem-se vidros das janelas da tal casa a cair.

Espero que acalme em breve porque está assustador. :/
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, o dia tal com previsto tem sido marcado pela forte nortada, as minhas persianas são literalmente empurradas para dentro o que acaba por ser curioso tendo em conta que nem no Outono/Inverno isto aconteceu.
Hoje de tarde fui até Lisboa e ao passar a ponte via-se perfeitamente os "carneirinhos" pelo Tejo, mesmo na condução em si era com cada rajada que me abanava o carro todo.

De momento por Almada, continuamos com uma Nortada forte e temperatura nos 12,6ºC com a sensação de estar muito mais frio.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e StormRic

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Por cá a localização não é favorável para estes eventos. Ontem registei 47 Km/h e desde a meia noite tenho 39 Km/h
Sigo com 12.4°c e 69%HR.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Estou curiosa para ver os dados do dia/noite de hoje, em termos de intensidade de vento! O vento médio pode ter abrandado qualquer coisa, não muito, mas as rajadas continuam fortíssimas aqui por Peniche.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Nada bonito ter uma janela virada a Norte em altura de Nortada... Vento moderado a forte constante, com rajadas. 12,0ºC.

Pois eu tenho uma mesmo viradinha a norte e estou em Peniche! É com cada estouro na janela que até salto!

Boa noite, o dia tal com previsto tem sido marcado pela forte nortada, as minhas persianas são literalmente empurradas para dentro o que acaba por ser curioso tendo em conta que nem no Outono/Inverno isto aconteceu.
Hoje de tarde fui até Lisboa e ao passar a ponte via-se perfeitamente os "carneirinhos" pelo Tejo, mesmo na condução em si era com cada rajada que me abanava o carro todo.

De momento por Almada, continuamos com uma Nortada forte e temperatura nos 12,6ºC com a sensação de estar muito mais frio.

As minhas persianas a norte também estão a sofrer do mesmo. Por vezes assusta! Espero sinceramente que isto abrande pois as persianas estão a abanar demasiado e chega a parecer que vão ser arrancadas.
Curioso que, mesmo tendo tido muito vento no inverno, não me lembro de tantas horas com rajadas tão fortes de norte! A minha janela virada a norte é virada mesmo para uma praça que não faz qualquer protecção a nível de vento.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e StormRic

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boas,

A nortada mantém-se intensa, sopra a 39 km/h.
Rajadas constantes acima dos 60 km/h.
Ha pouco rajada máxima do dia, 72 kmh.

Por falar em nortada, valores como tem a Fóia é que havia de ser interessante, mesmo aí para a tua zona!

A velocidade média horária do vento mais baixa deu-se entre as 4 e as 5 da manhã com 52.6 km/h e maior durante o dia chegou a ser de 76.7 km/h! Repito, velocidade média...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por falar em nortada, valores como tem a Fóia é que havia de ser interessante, mesmo aí para a tua zona!

A velocidade média horária do vento mais baixa deu-se entre as 4 e as 5 da manhã com 52.6 km/h e maior durante o dia chegou a ser de 76.7 km/h! Repito, velocidade média...

Sim, tenho acompanhado os valores da Foia, sim realmente impressiona os valores de velocidade média.
Por cá a nossa Foia é a Peninha, e tendo em conta que tem quase metade da altitude, é uma máquina brutal de vento, tanto em velocidade média como rajada.
A Peninha consegue ter valores de 60/70 km/h de velocidade média em largas horas.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia, tenho a dizer que esta Nortada tem sido de uma imponência tal, que o meu quintal e dos meus vizinhos estão completamente virados do avesso. É preciso ter azar agora que tenho a estação em manutenção e não consigo registar nada :disgust:.
Neste momento, o vento forte continua e aqui por Entrecampos o que mais vejo na rua são ramos de árvores e painéis publicitários danificados, acho que esta Nortada deu uma autêntica "chapada de luva branca" ao Outono e Inverno!
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e StormRic

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A EMA do Geofísico de Lisboa registou ontem uma rajada máxima de 86km/h.

Mais forte, só mesmo a Fóia, com rajada máxima de 94km/h. Se bem que aí o que impressiona é o vento médio diário: 65,2km/h.