Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta madrugada, cerca das 6h, numerosos relâmpagos visíveis por entre as nuvens locais deixavam ver torres gigantescas de cumulonimbus calvus e cumulonimbus capillatus em desenvolvimento explosivo a WSW, à distância de cerca de 50 a 70 Km.
A sequência de radar do IPMA mostra a espantosa rapidez do desenvolvimento de uma das primeiras células a tornarem-se visíveis daqui de Carcavelos:
Qh4qlAR.jpg


Localização de algumas das descargas relacionadas com esta célula.
yduHrAT.jpg


Orion, Sirius e Procyon (em cima) visíveis na aberta que também permitiu vislumbrar a célula:
9AdjejG.jpg
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Choveu moderadamente com a passagem da frente entre as 13h45 e as 14h30h em Lisboa com momentos de chuva forte e depois passou a chuva fraca, mas voltou a chover às 18h e bem! Alguns momentos de chuva forte e uma ou duas rajadas fortes. A célula das 18h chegou com uma cor amarela a Lisboa e manteve-se bastante tempo aqui.

Amadora já acumula 27,2mm, nada mau!

A oscilação da temperatura ao longo do dia!
xtCL68v.png

É incrivel porque parece que durante a noite é que agora está sempre calor e durante o dia é que está frio. Parece que invertemos... :D

As descargas elétricas são estrondosas, não sei o nº de DEAs até agora mas aposto que rondou as 500! Pena é ter sido quase tudo no mar :(
L0ERIxz.png


O radar neste momento
NekMsXb.png


Neste momento vem mais uma frente mas muito fraca, e há uma frente ainda bastante ativa entre Santarém, Évora e Beja. Parece que vai ser mais uma noite calma e amanhã devemos ver o sol pela primeira vez em 3 dias!

No sábado volta a chuva, vamos ser afetados por uma frente fria mas vinda do Noroeste e no domingo e na segunda o sistema de baixa pressão que nos tem vindo a afetar vai voltar à ação! Pelo resto do mês a chuva deve continuar e se calhar só para o ínicio de Dezembro é que vamos ver o anticiclone dos Açores a dar frutos... :unsure:

E a previsão para o final do mês não é muito reconfortante... Eu sei que é apenas previsão de modelos e muita coisa pode mudar.

obN1kTf.png
Aqui pode-se ver como o anticiclone dos Açores nos podia ajudar um pouco, o que realmente deve fazer para afastar estas depressões, mas só para o ínicio de Dezembro devemos ter céu limpo. Provavelmente se calhar não... É como o tempo quiser e lhe der na cabeça. :lol:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As descargas elétricas são estrondosas, não sei o nº de DEAs até agora mas aposto que rondou as 500!

Nestas imagens têm a contabilidade: http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos?w=0
Selecionando 16:00 em baixo tem-se na imagem, do lado direito, a contagem desde as 9hutc às 15hutc por exemplo. Mais para trás hoje neste tópico, estão lá as imagens anteriores e assim podemos ter uma contagem global do dia de hoje. Atenção para não selecionar imagens que tenham sobreposição de períodos horários para não contar a dobrar as descargas desses períodos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
ajudar a afastas as depressões???? fala por ti, aqui estou com apenas 30mm este mês....

Sim falamos por nós que estamos sem sol desde o final de tarde de Domingo, e com precipitação forte e persistente desde o início de manhã de ontem.
Está tudo húmido, e para secar roupa é uma complicação. Simplesmente não seca. Claro que nem todos podem ter a mesma quantidade de precipitação, mas estamos no tópico do Litoral Centro e falamos precisamente do que cá se passa. Eu gosto deste tempo, mas não em excesso ! É a minha interpretação ao post do membro guisilva5000.

Peço desculpa pelo off-topic.
--

Por agora finalmente parou de chover e o céu apresenta abertas.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
ajudar a afastas as depressões???? fala por ti, aqui estou com apenas 30mm este mês....

Queixaste tanto, ainda não te habituaste ao clima da tua zona? Juro que não percebo estas saídas...no minimo insólitas.Fico-me por aqui.
_____________________________________________________________________

Bem, indo ao que interessa:

T.actual: 14,3ºC
Acumulado: 24 mm
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Queixaste tanto, ainda não te habituaste ao clima da tua zona? Juro que não percebo estas saídas...no minimo insólitas.Fico-me por aqui.
_____________________________________________________________________

Bem, indo ao que interessa:

T.actual: 14,3ºC
Acumulado: 24 mm

Não são saídas, acho que uns queixam-se de muito e outros queixam-se de pouco. Isto não é para agradar a todos, até porque por essa perspectiva, todos estivemos estes dois dias à espera que existissem tornados ou fenómenos extremos de qualquer coisa... mas isso é o quê para as pessoas da zona onde poderia acontecer? Uma desgraça! Tenham é mais calma uns com os outros, só porque um se queixa que tem pouca chuva, é logo um ai jesus e bocas foleiras.
Aqui em Évora não tem vindo assim tanta chuva quanto isso e até eu estou farta daquela que já veio. Enfim.


Orion, Sirius e Procyon (em cima) visíveis na aberta que também permitiu vislumbrar a célula:
9AdjejG.jpg

Sempre com coisas bonitas :D parabéns!
 

Sentry

Cumulus
Registo
19 Abr 2011
Mensagens
106
Local
Évora
Queixaste tanto, ainda não te habituaste ao clima da tua zona? Juro que não percebo estas saídas...no minimo insólitas.Fico-me por aqui.
Considero que a "saída" dele, foi apenas uma desilusão de não chover tanto lá mais pra baixo. Tenho curiosidade em saber os dados relativos à zona de mirandela. Para comparar os mensais com Évora