boas fotos! Estamos a aproximar-nos do início das entradas de noroeste, bons eventos a caminho. E este evento vem bem a propósito: http://www.meteopt.com/forum/topico...-meteorologia-amadora.7679/page-4#post-453035
Vento medio nos 35 km/h. Rajada máxima do dia,agora mesmo, 47 km/h. Felizmente, o actual vento forte de NE, não representa calor, sinal como o interior arrefeceu bastante.
Aspectos do céu ao entardecer e poente. Um cordão de nuvens que se manteve bastante tempo: vieram juntar-se nuvens de Leste: que quase cobriram todo o céu: parecendo não saber para onde ir, desfizeram-se ali mesmo: no horizonte do poente, estratocumulus correm céleres de norte para sul; as nuvens médias logo acima estão estacionárias e são erodidas na base pelo mesmo fluxo que conduz as nuvens baixas; as nuvens médias mais altas deslocam-se lentamente com uma componente de movimento sul-norte. Time-lapse precisa-se...
16,0ºC, já é melhor que a miséria dos últimos dias/semanas, certamente ainda vai descer mas 1ºC ou 2ºC, é uma questão do vento trazer esse ar frio, pois certamente não irá parar.
Pois ás vezes também acho, e ando a ver se arranjo um outro medidor de humidade para tirar as dúvidas que tenho. Mas pelo contrário onde moro e a altitude que estou noto de manhã que não tenho tido orvalho no carro. Ainda hoje de manhã quando fui as Alhadas, que fica mesmo no fundo da serra notava-se que existia bastante mais humidade e fica a 2 km. Isto aqui as vezes gera um microclima meio estranho.
O vento aqui está fraco. Quanto à chuva hoje não caiu uma única pinga que seja. Pode-se dizer que foi um fiasco de dia
Pois os valores não devem estar correctos, é impossivel encontrar uma estação com valores idênticos, ainda para mais relatas vento nulo. Por exemplo, eu com vento moderado a forte de NE sigo com 81% HR. @bpereira Mudando de assunto, no outro dia tinhas partilhado que tinhas notado diferenças de temperatura entre zonas mais altas e baixas, se quiseres espreita aqui, um estudo interessante feito na tua zona. http://www.uc.pt/fluc/depgeo/Cadernos_Geografia/Numeros_publicados/CadGeo30_31/Eixo1_1
A cordilheira central a definir uma dicotomia quase perfeita norte-sul das temperaturas em descida (com exepções típicas, p.ex. Praia da Rainha, Aljezur, Pinhão...)
A esta hora, Peniche com 18ºC. Pelo que vi no site do ipma, pelas 22 horas, Peniche tinha uma das temperaturas mais altas do país.
Na página 11 diz o seguinte: ( O restante espaço urbano e peri-urbano constituía uma área “húmida” homogénea, apresentando desvios inferiores a 5%, com a humidade relativa do ar a situar-se em termos médios nos 90%, em contraste com os 59% de humidade relativa do ar registados de madrugada no Miradouro da Bandeira, a 257 metros de altitude. ) Só para a semana é que vou tirar as dúvidas, mas podes ver que aqui nesta zona existe muitas diferenças de lugares próximos.