Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,308
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Que vendaval por aqui...rajada de 80 km/h agora mesmo,enfim um mundo à parte. lol
14,6ºC

A fábrica a laborar em pleno, portanto. Aqui em Carcavelos não voltou a soprar tão forte como anteontem. De resto dois dias semelhantes, voltaram a subir as temperaturas para valores de início de outono:

Ontem, dia 26, mínima de 13,8ºC, a meio da noite, pelas 3h, já pressagiava a subida. À tarde pelas 15h tinha chegado aos 18,9ºC. Um pouco mais húmido, entre 86% e 63%.

Hoje dia 27, mínima ainda mais alta, 14,2ºC, já à hora habitual, pouco depois do nascer do sol. Máxima um pouco mais cedo do que ontem, 14h, e um pouco mais baixa, 18,4ºC.
Humidade manteve-se, entre 86% e 66%.

Pelas manhãs têm ocorrido estratocumulus em rolos estacionários ou quase, algo aparentado com a dinâmica das lenticularis, especialmente no horizonte marítimo onde até fazem umas ondulações características de longa amplitude em almofada. Típico das circulações anticiclónicas periféricas. Alguns cirrus também de vez em quando. Ao amanhecer observam-se estratos agarrados à Arrábida. Vento de norte, fraco a moderado, por vezes mais ruidoso mas sem rajadas fortes.
O sol põe-se invariavelmente escondido pelas nuvens baixas ao longe no oceano. Muita neblina matinal mas dissipa-se bem pela tarde com visibilidade média.

Ontem os dois potentes núcleos anticiclónicos ainda estavam separados, acontecendo que o situado a sul da Terra Nova atingia o notável e invulgar valor de pressão no centro de 1051 hPa (é muito para um anticiclone marítimo naquela zona).
dVyHsEe.gif


Hoje os dois uniram-se numa longa crista, ou melhor, o que se situava aqui mais perto dissipou-se, reforçando o outro em extensão; a frente entre ambos enfraqueceu e praticamente chega cá dissipada.
M9Wrelx.gif


Neste processo a pressão atmosférica aqui foi descendo, atingindo hoje à tarde o menor valor 1019,9 hPa, mas já está em recuperação.

Remotas possibilidades de chuva só lá para o fim da próxima semana, mas nem vale a pena fazer planos quanto a isso. :dry:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,308
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Era assim quando dantes chovia... :hmm:, perdão, foi assim que choveu no dia 21, sábado :D :




Os rebanhos de cumulus humilis (muito humilis mesmo) logo a seguir àquela frente:




E uma pequena curiosidade ao fim da tarde de dia 24, 3ª, uma minúscula altocumulus lenticularis isolada que teimou em aparecer duas vezes no mesmo local. Qual seria o relevo à superfície que causava aquela pequena perturbação no fluxo de norte?

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,308
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No dia 25, 4ª, amanhecer, corrente de Norte/NNW à superfície e de NE em altitude:



Poente que ficou oculto mas no fim ainda apareceram belos tons rosa:



E finalmente amanhecer de ontem 6ª, dia 27 (de dia 26 nada há para mostrar de diferente): notáveis filas imóveis de estratocumulus na corrente de norte, mas só enquanto a elevada humidade da madrugada era consumida. Quando esta diminuíu, os arranjos persistentes de nuvens desfizeram-se e a circulação foi restabelecida normalmente:

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sigo com 10,3 graus e vento fraco.

A casa está a uma cota 20 metros acima da cota da ribeira, e a 300 metros de distância da zona mais fria do Vale, e onde tenho o datalogger instalado.

Não esperava que o vento caísse tão rápido,vamos ver como correm as inversões por aqui.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic