Seguimento Litoral Centro - Novembro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite

A passagem da frente dissipada nada de visível produziu, nem sequer um aumento de nebulosidade. O céu permaneceu quase limpo, apenas com nuvens baixas ao longe no oceano.

Máxima idêntica à de ontem, 18,4ºC; mínima matinal um pouco mais baixa, 13,2ºC, mas que já está a ser batida pela temperatura presente, 13,ºC, ainda em baixa. Uma próxima madrugada sem dúvida bem mais fria do que a anterior, resultado da substituição de massa de ar pelo pós-frontal da frente invisível.

Também detectável a passagem da frente pelo menor valor da humidade relatva mínima, 59% às 14h. Máxima de 84% entre as 6h e as 7h.

Vento moderado todo o dia mas sem rajadas, de norte a NE.
Neblina fraca.

Pressão a recuperar, 1028,0 hPa em subida regular. O anticiclone vai derivando para Leste, continua a seca. As probabilidades de chuva, adiantadas pelo IPMA, para o fim da próxima semana e para esta região, variam entre os 37% para Coimbra e os 20% para Setúbal; na região sul são inferiores a 20%; Algarve menos de 10%. Primeira semana de Dezembro parece assim uma continuação da perda de água pelo solo.

M4Oby1n.gif
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Boas. Bem, este Novembro deve ter sido um dos mais quentes de sempre...o mês está a acabar e ainda não tive um unico dia de geada! Habitualmente temos já belas geadas em Novembro aqui na zona Oeste (Alenquer), e até hoje nada. :confused: Espero que a partir de amanhã se inverta esta situação, é sempre bom sentir o Inverno, quando é Inverno...:huh:

Por Lisboa foi mais um dia de sol. à tarde estavam 20ºC
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
podemos trocar se quiseres :p eu aqui vou com uns "escaldantes" 4.7ºC :lol:

Eu sei, hehe, passei perto de Coruche e marcava no carro 5º C durante uns bons Km´s,

-------------------//-------------------

por aqui, agora ainda/ já ( dependendo da perspectiva :D ) está 11,9º C e 77% Hr.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

O núcleo principal do anticiclone saltou para o interior da península e estende uma crista para o norte de África. Qualquer entrada de ar frio está cancelada e parece uma situação sinóptica de verão.

Pressão a subir, 1033,1 hPa.

VmBp19K.gif


Embora a mínima tenha descido em relação a ontem, chegou aos 11,1ºC, o sol forte em céu limpo recuperam a temperatura rapidamente e já estão 14,6ºC. Um belo dia de céu azul com vento fraco de Leste.

A humidade veio descendo aos poucos desde o máximo de 82% pelas 2h da madrugada. Estão 65% agora, em descida.
Alguma neblina matinal ocupou o interior da península de Setúbal. Nesta altura o horizonte marítimo é límpido e o mar azul profundo. Muitas velas a aproveitar o bom vento. Ligeira ondulação de fundo residual produz umas boas ondinhas para treinar.

edição: enquanto escrevia isto, já subiu para 14,9ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia,

Ora bem, a inversão no vale da Mangancha foi uma treta, o vento fraco resolveu aparecer logo às 23horas e nunca mais parou.
Minima: 7,5ºC às 2 e tal da madrugada.

Já no vale da Picanceira, mesmo com algum vento muito fraco,a conversa foi outra, a minima desceu aos 2,9ºC ( registada às 4 e tal da madrugada).
Não observei geada, no entanto, confirma-se que é um local com muito potencial, certamente que irei fazer mais registos por lá, assim que possivel.

Coloquei um sensor num topo, a minima foi de 9,8ºC

Logo publico todos os dados no tópico adequado.