Seguimento Litoral Centro - Novembro 2022

Ainda bem que o meu velhote hoje não estava em Alcântara.
Amanhã lá vai ter que limpar a loja, ele tem uma Barbearia na Rua Vieira da Silva.
Já agora se alguém precisar de ir ao baeta e estiver na zona, às Segundas, Quartas e Sextas de manhã ele costuma lá estar.
Já tem quase 85 anos.
No vídeo dos 42 segundos registado na Marisqueira O David em Alcântara logo no começo se vê a rua onde o meu velhote tem a loja.

Última edição:
Mais registos de Alcântara:

Ainda ninguém me tirou a dúvida: havia, ao menos, Aviso Amarelo para Precipitação em Lisboa?
Quando vi os acumulados horários das estações de Lisboa e depois de começar a ver registos nas redes sociais, fui ao site do IPMA e não havia qualquer aviso, nem sequer em cima da hora. Apenas havia avisos de Leiria para Norte.

Claro que ajudou bastante, à incapacidade dos colectores pluviais na baixa de Alcântara, a Preia-mar ser às 15:06 e de Lua Cheia, 3,8 m!
Cerca das 13h/14h o rio estava em corrente forte da maré a encher. Na boca do Tejo a ondulação ao largo era de cerca de 3,5 m a 4,0 m, o período de pico das ondas era cerca de 13 a 14 segundos entre o Bugio e Algés.
Dhh9jCT.jpg

FksMKou.jpg
qxRYiBE.jpg

Vídeo do radar dinâmico sobre Lisboa, entre as 13:00 e as 14:10

Última edição:
Claro que ajudou bastante, à incapacidade dos colectores pluviais na baixa de Alcântara, a Preia-mar ser às 15:06 e de Lua Cheia, 3,8 m!
Cerca das 13h/14h o rio estava em corrente forte da maré a encher. Na boca do Tejo a ondulação ao largo era de cerca de 3,5 m a 4,0 m, o período de pico das ondas era cerca de 13 a 14 segundos entre o Bugio e Algés.
Dhh9jCT.jpg

FksMKou.jpg
qxRYiBE.jpg

Impossivel de prever, certo?

Acho que pós-facto tecemos criticas aos do costume, mas ninguem esta na pele de quem tem responsabilidade...

Dhh9jCT.jpg

FksMKou.jpg
qxRYiBE.jpg

Eh pá tudo bem mas foram o que? 12 minutos de chuva intensa? Aconteceu o que aconteceu? Então e se de repente isto começar a ser um evento normal e não algo raro? Lisboa fica debaixo de água? Eu não consigo entender como é que os anos passam e não se faz nada.. As árvores caírem tudo bem, faz parte, agora partes do eixo norte sul completamente debaixo de água sempre que chove torrencialmente em Lisboa? A baixa completamente alagada sempre que chove mais que o normal? Eu não percebo nada do assunto mas já deveria ter sido feito algo a muito...

Eh pá tudo bem mas foram o que? 12 minutos de chuva intensa? Aconteceu o que aconteceu? Então e se de repente isto começar a ser um evento normal e não algo raro? Lisboa fica debaixo de água? Eu não consigo entender como é que os anos passam e não se faz nada.. As árvores caírem tudo bem, faz parte, agora partes do eixo norte sul completamente debaixo de água sempre que chove torrencialmente em Lisboa? A baixa completamente alagada sempre que chove mais que o normal? Eu não percebo nada do assunto mas já deveria ter sido feito algo a muito...
Os dados que acrescentei, para além dos acumulados registados, contribuem para o problema mas não o justificam. Claro que o sistema de colectores não funciona para todos os eventos que sempre foram expectáveis e, pior ainda, para os que são previsíveis no futuro. O problema pode nem sequer ser resolúvel de todo, Lisboa tem faixas ribeirinhas que foram tomadas ao rio e se encontram a cotas demasiado baixas. Mais tarde ou mais cedo terão que ser abandonadas certas zonas ou encarecer para lá do aceitável os sistemas de drenagem, os quais poderão ter que incluir bombagem de grande capacidade e elevação do nível das vias com fecho dos andares térreos. Uma coisa parece já certa, o nível do Tejo irá subir, e os fenómenos que causam estas situações aumentarão de intensidade.

Edição: o que se passa no eixo norte-sul é pura incompetência dos projectistas e dos orçamentos destinados a estas obras, não pode haver outra justificação. Não há lugar, sequer, a desculpas tais como entupimento dos sumidouros e colectores por folhas e lixos, quando a inundação é num viaduto bem elevado.

Última edição:
Impossivel de prever, certo?

Acho que pós-facto tecemos criticas aos do costume, mas ninguem esta na pele de quem tem responsabilidade...

Pelo contrário, bem possível de prever, pois são ocorrências recorrentes, e neste caso de Alcântara com frequência quase anual. A partir de certo nível do balanço prejuízos/custos da prevenção, o problema torna-se meramente político. Os dados científicos e técnicos estão há que tempos em cima da mesa, falta coragem política para fazer o que mais tarde ou mais cedo será feito.