Seguimento Litoral Centro - Novembro 2024

Boa tarde,
Esta tarde por aqui tem sido praticamente uma repetição de ontem: muita chuva para o interior e nada por aqui. Uma autêntica pasmaceira até ao momento, veremos se a situação muda... :pray: :rain:
Pasmaceira é mesmo o termo exacto, que dias chatos!!
Tudo carregado..e nem uma pinga o dia todo!!
Trovoadas e Lisboa, são coisas que nunca combinam...

Pasmaceira é mesmo o termo exacto, que dias chatos!!
Tudo carregado..e nem uma pinga o dia todo!!

O dia 21 de julho de 2020 desmente isso :D

Mas de facto este tipo de eventos são sempre maus para a AML.

Venham mas é as depressões atlânticas!

Aqui céu nublado e chuviscos esporádicos.

:nono: isso não é, de todo, verdade, ou eu não teria os milhares de fotos de raios que tenho conseguido desde sempre na zona de Lisboa e arredores. :D

Mas quando chove desta maneira pelo Algarve e Sul, com uma depressão outonal na posição em que está agora, é vulgar chegarem cá só os restos das células, já desactivados eletricamente. Típica circulação do quadrante Leste/Sueste, cinzenta e fria. :)

O dia 21 de julho de 2020 desmente isso :D

Mas de facto este tipo de eventos são sempre maus para a AML.

Venham mas é as depressões atlânticas!

Aqui céu nublado e chuviscos esporádicos.
Plenamente de acordo, estas "coisas" vindas de Leste nunca são boas, já a minha mãe dizia, "De Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos"
Prefiro os 100Km/h de uma nortada do que uns meros 30Km/h de vento leste, nem as estruturas estão preparadas.

A linha de instabilidade que veio do Algarve e que se aproximava do Sado/litoral, simplesmente está a desaparecer. A AML pode esquecer chuva significativa nas próximas horas.
A não ser que haja um milagre.
Por aqui ainda chegaram os restos dessa linha de instabilidade, acumulando 0,2 mm. Pronto, pelo menos neste evento já não acabo a zeros, caso não chover mais. :rolleyes:

"De Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos"

:hmm: eheh, só que esta não vem de Espanha, vem dos Alentejos, e do Algarve, que até está a 'exportar' para Espanha.
Quando a depressão se deslocar mais para sul então sim o anticiclone vai trazer de Espanha, mas nessa altura traz já seco dando razão de ser ao secular ditado.

Mais um dia espetacular, trovoada, granizo, chuva forte...., nem Vê-los! :mad:
Round 1 e round 2 falharam.... :angry:
Venha mas é uma superfície frontal fria com um pós-frontal à antiga.:w00t:

:nono: isso não é, de todo, verdade, ou eu não teria os milhares de fotos de raios que tenho conseguido desde sempre na zona de Lisboa e arredores. :D

Mas quando chove desta maneira pelo Algarve e Sul, com uma depressão outonal na posição em que está agora, é vulgar chegarem cá só os restos das células, já desactivados eletricamente. Típica circulação do quadrante Leste/Sueste, cinzenta e fria. :)
De todo, disseste bem...
Vivo aqui desde que nasci, e já nasci há uns belos anitos lol, neste exacto predio, a pouco mais de 1 km do Vasco da Gama e do parque das nações e muito raramente me lembro uma boa trovoada...
Acho que pelos teus lados o local deverá ser mais privilegiado..

Acho que pelos teus lados o local deverá ser mais privilegiado..
Bem, já estive em muitos sítios, mais de uma dezena em todos os quadrantes da capital, Lisboa é grande mas em todos eles nunca deixei de ver e fotografar trovoadas a partir do próprio local onde morava.
Claro que se formos comparar com outros locais do território continental, Lisboa não é dos locais onde há mais trovoadas, longe disso, mas não se passa nenhum ano sem que veja alguma coisa sem ter de viajar.

Grande parte da memória meteorológica é selectiva se não a registarmos mesmo de alguma forma. Talvez o facto de fotografar desde criança e de estar continuamente a seguir e a maravilhar-me com o tempo e os fenómenos meteo me faça ter acumulado um grande número de marcantes memórias. Ou seja, são memórias procuradas activamente.
O que eu quero dizer é que não me limitava a ser surpreendido por uma trovoada, eu já esperava que fosse ocorrer, por isso, mesmo não ouvindo trovões (que é o sinal que activa na maior parte das pessoas o conhecimento de que há trovoada nas redondezas) eu já estava à janela ou noutro sítio onde pudesse observá-las mesmo que estivessem longe.

Última edição:
A título de exemplo, a Península de Setúbal teve um bom evento de trovoada no mês passado com a Berenice.

A actual posição da cut-off, a SW, favorece mais o Alentejo e Algarve.

Se querem uma distribuição de precipitação mais "democrática" só com frentes atlânticas.

on topic

Sigo com 15.2ºC.

Noite tranquila.

Última edição: