Seguimento Litoral Centro - Outubro 2017



WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
máxima de 31.5℃
mínima foi de 8.5℃
Temperatura actual de 18.0℃
Muito fumo em altura
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ontem o dia acordou com nevoeiro cerrado, que permaneceu até ao meio da manhã, já hoje o dia se levantou limpo, e o calor continua por este Outono fora, que mais parece que estamos em pleno Verão.
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Impressionante a diferença entre o litoral e interior. Saí às 1830 com 14 graus de Colares, nevoeiro cerrado, um banco de nuvens denso e baixo. Só a serra estava de fora. Agora chego ao limite norte do concelho de Alenquer e estão 24 graus...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Impressionante, já são 3 máximas que registo este mês bem acima das previsões.
Os modelos estão à toa?
Cheguei agora a casa, consultei o sensor, 31,7ºC de máxima!! :calor:
Sigo com 25,4ºC, existe a hipotese de ter minima tropical, vamos ver, pelo menos a lestada moderada a forte anda aí.
Se por acaso no Cabo Raso o vento rodar para NE, a temperatura dava um disparo incrivel, ha muito calor acumulado no interior do concelho. :calor:
__

Impressionante a diferença entre o litoral e interior. Saí às 1830 com 14 graus de Colares, nevoeiro cerrado, um banco de nuvens denso e baixo. Só a serra estava de fora. Agora chego ao limite norte do concelho de Alenquer e estão 24 graus...


A serra de Sintra e prolongamento até a faixa costeira -Cabo da Roca é uma grande barreira em termos climáticos, muitas vezes, dois mundos distintos.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta noite segue já fresca, e já sabe bem ter as janelas de casa abertas para entrar o ar fresco.
Um vizinho meu, foi á Nazaré e disse-me que ontem estavam lá 17ºC, e que tiveram logo de vestir os casacos, enquanto que por aqui já estavam mais 10ºC quando sairam de casa.
 

undersnite

Cirrus
Registo
17 Jun 2017
Mensagens
46
Local
Sintra
25,6ºC estaveis.
34 % HR

Já no vale junto à Igreja Nova, Mafra...incrivel.

Boas jonas,
não te fies muito nos valores dessa estação da Igreja Nova. Há algum tempo (talvez uns 2 anos) que a uso para comparação com os valores da minha, e essa estação regista constantemente valores entre 3 a 5 graus abaixo do normal (mesmo durante o dia!). Muito provavelmente tem um problema, eu próprio já tive estações (da Oregon) que com o tempo se avariaram e começaram a medir valores de temperatura e humidade em que pouco a ver tinham com a realidade). É certo que a zona é fria, mas não é assim tanto, pois até a conheço relativamente bem. Diria que a marcar 8.8, devam estar uns 12°C reais lá.

Incrível a diferença para a capital. Saí de Lisboa há menos de uma hora com o carro a marcar 25°C e uma ventania dos diabos, e chego a casa com praticamente menos dez graus e sem vento algum. Excelente contraste!