Seguimento Litoral Centro - Outubro 2017

máxima de 31.5℃
mínima foi de 8.5℃
Temperatura actual de 18.0℃
Muito fumo em altura

Ontem o dia acordou com nevoeiro cerrado, que permaneceu até ao meio da manhã, já hoje o dia se levantou limpo, e o calor continua por este Outono fora, que mais parece que estamos em pleno Verão.

Impressionante a diferença entre o litoral e interior. Saí às 1830 com 14 graus de Colares, nevoeiro cerrado, um banco de nuvens denso e baixo. Só a serra estava de fora. Agora chego ao limite norte do concelho de Alenquer e estão 24 graus...

Boas,

Impressionante, já são 3 máximas que registo este mês bem acima das previsões.
Os modelos estão à toa?
Cheguei agora a casa, consultei o sensor, 31,7ºC de máxima!! :calor:
Sigo com 25,4ºC, existe a hipotese de ter minima tropical, vamos ver, pelo menos a lestada moderada a forte anda aí.
Se por acaso no Cabo Raso o vento rodar para NE, a temperatura dava um disparo incrivel, ha muito calor acumulado no interior do concelho. :calor:
__

Impressionante a diferença entre o litoral e interior. Saí às 1830 com 14 graus de Colares, nevoeiro cerrado, um banco de nuvens denso e baixo. Só a serra estava de fora. Agora chego ao limite norte do concelho de Alenquer e estão 24 graus...

A serra de Sintra e prolongamento até a faixa costeira -Cabo da Roca é uma grande barreira em termos climáticos, muitas vezes, dois mundos distintos.

Última edição:
Esta noite segue já fresca, e já sabe bem ter as janelas de casa abertas para entrar o ar fresco.
Um vizinho meu, foi á Nazaré e disse-me que ontem estavam lá 17ºC, e que tiveram logo de vestir os casacos, enquanto que por aqui já estavam mais 10ºC quando sairam de casa.

25,6ºC estaveis.
34 % HR

Já no vale junto à Igreja Nova, Mafra...incrivel.

Boas jonas,
não te fies muito nos valores dessa estação da Igreja Nova. Há algum tempo (talvez uns 2 anos) que a uso para comparação com os valores da minha, e essa estação regista constantemente valores entre 3 a 5 graus abaixo do normal (mesmo durante o dia!). Muito provavelmente tem um problema, eu próprio já tive estações (da Oregon) que com o tempo se avariaram e começaram a medir valores de temperatura e humidade em que pouco a ver tinham com a realidade). É certo que a zona é fria, mas não é assim tanto, pois até a conheço relativamente bem. Diria que a marcar 8.8, devam estar uns 12°C reais lá.

Incrível a diferença para a capital. Saí de Lisboa há menos de uma hora com o carro a marcar 25°C e uma ventania dos diabos, e chego a casa com praticamente menos dez graus e sem vento algum. Excelente contraste!