Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Belas fotos, por acaso ontem andei pelo guincho dia de praia incrível.
Sou suspeito, mas é uma praia de uma beleza... os turistas até ficam malucos.

Estava brutal, sai de lá por volta das 19.30H É sem dúvida uma praia diferente , e tem uma coisa que infelizmente não consigo observar nas "minhas" na Arrábida , um poente assim :D

Falando na rede hidrográfica da zona, normal que não tenhas encontrado qualquer riacho com água, é sempre assim por cá.
As únicas linhas de água que têm água são a ribeira de Manique, ribeira de Janes e ribeira dos Marmeleiros, mas só em pequenos troços, em zona de mato
Nada melhor que um " filho" da terra , para uma explicação acerca do mesmo ;) Obrigado João

Fantásticas imagens Já faz algum tempo que não vou para essas bandas, é uma zona espetacular, a ver se em breve faço uma visita

Obrigado Rodolfo, vai sim! Está cada vez mais bonito ;)



Hoje por cá bem mais fresco, a mínima foi a mais baixa dos últimos tempos , 15.9ºc! Mas a grande diferença esta na máxima,neste momento sigo com 28.6ºc e não deve subir acima dos 30ºc! Amanhã desce mais 3 ou 4ºc :viva: Depois vamos ver o que a Leslie nos trás , ou não?!! O meteograma para Setúbal está assim :wacko:

6KlX0tG.gif
 
Última edição:


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Desculpem o pequeno parágrafo mas tenho de refletir sobre isto:

A dinâmica de um prédio Norte-Sul é sempre interessante. Quase como um permutador de calor.

Testei o aparelho do Auriol, está sempre na fachada a norte para não apanhar luz solar direta ou reflexões exageradas, leu uma máxima de 25,1ºC hoje, com a nortada praticamente constante e sem apanhar um raio de sol (só faz sol na fachada Norte em Junho/Julho). Por outro lado, a fachada sul é uma autêntica estufa, sentem-se facilmente mais de 30ºC na rua desse lado, e o Auriol comprovou (à sombra também), leu uma máxima de 31,2ºC e o termómetro de mercúrio registou 32ºC.

Isto não é nada que os mais habituados já não saibam, é óbvio que termómetros de aparelhos de supermercado/estações baratas colados às nossas janelas ou muito perto de paredes não são os padrões de estação meteorológica, daí haver tantas inflações nas estações WU ou Netatmo. Até as próprias estações do IPMA mais urbanas deixam de ser credíveis até certo ponto a medir a temperatura do ar sem influências das "ilhas de calor" e reflexões constantes (Ex: A estação da Amadora). Obviamente que uma estação meteorológica em condições tem que estar exposta ao sol, coisa que não pode acontecer com estes aparelhos, pelo que concluo que a temperatura que leio no meu novo brinquedo nunca será a real, não acho de todo que hoje só se sentiram 25ºC porque as leituras do carro liam 28ºC/29ºC e a fachada a sul consegue facilmente passar dos 30ºC porque não leva com vento nenhum.
__________
WU BCC (Também provavelmente com o RS mau)
Máxima: 32ºC
Mínima: 19ºC

Auriol (Meu)
Máxima: 25,1ºC/31,2ºC ¯\_(ツ)_/¯
Mínima: 13,8ºC
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Este final de tarde/inicio de noite, segue fresca, e com vento moderado, que já me obrigou a fechar algumas janelas, devido ás correntes de ar.

20.3ºC

Encontrei esta foto retirada do facebook, de uma pessoa aqui do concelho de Torres Novas.

43289695_1974839362559701_6880198606423326720_n.jpg
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas
Tal como previsto, dia mais fresco com algum vento da parte da tarde
Temperatura máxima de 25.3°C
Agora 16.3°C
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,198
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite pessoal,

Dia passado pela zona de Sintra que tanto gosto :) Dia quente, mas agradável com a temperatura a andar perto dos 30ºc no Guincho , e um pouco menos na serra! Vento nulo na encosta Norte da mesma, e moderado na encosta Sul, floresta desta em stress hídrico total, não encontrei um único riacho com água!:facepalm: Chegado a casa encontro uma noite amena com uns actuais 20.9ºc e 39% de HR, Depois de mais um dia bem acima do 30ºc! Com máxima de 35ºc :shocking:.

Praia do Guincho

CNvLWNp.jpg


Mn8wS0w.jpg


Monserrate

8b91TOv.jpg


uvNFr43.jpg


Pôr-do-sol

bCA8fX8.jpg


HL8fXyH.jpg

Belíssimas! :) Há nos que não vou a Monserrate, tenho de tratar disso! :D O pôr do sol por cá também foi bem bonito, espero ainda colocar umas fotos durante o fim-de-semana :)
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Fantástico Rúben:palmas: A minha segunda casa ;) A última vez que fui à Lapa Sta.Margarida, estava bem suja lá dentro! Fiz queixa junto da Câmara Municipal de Setúbal ;) É com grande pena minha que vejo o Portinho/Creiro com uma concessão tão má! Galápos e Galapinhos tiveram uma destruição muito maior nos temporais marítimos do Inverno passado, e por exemplo já arranjaram tudo há meses, enfim! Obrigado pelas fotos
Obrigado Ricardo , por acaso desta vez estava limpinha e o mar estranhamente calmo lá em baixo. Mas não duvido que por vezes se encontre bastante lixo por lá. É a malta que só quer é selfies e a natureza que se lixe..

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Belas fotos @criz0r
Adoro as paisagens que a Arrábida que nos demonstra. A Lapa de Santa Margarida é um sitio onde ainda não fui, mas adorava ir porém tenho receio de ser uma zona de difícil acesso... :unsure:
Obrigado . O caminho até lá deixa realmente a desejar. A vegetação já tomou conta das escadas e as mesmas estão partidas na sua maioria. Mas até se faz relativamente bem e vale a pena porque é um local fantástico.

@jonas_87

Hoje estive aí pelo reino do vento, fui dar um passeio com a família por Mafra, Ericeira e Cabo da Roca. Com imensa pena minha, não tive tempo de subir á Peninha mas fiquei maluco com a Nortada, principalmente a descer para Alcabideche. Mas que valente tareia de vento que vocês levam por ai. Ali na A5 torna-se complicado segurar o carro. Fenómeno brutal.

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Belíssimas! :) Há nos que não vou a Monserrate, tenho de tratar disso! :D O pôr do sol por cá também foi bem bonito, espero ainda colocar umas fotos durante o fim-de-semana :)
Obrigado João, fotos tiradas no timing certo! Infelizmente amanhã a paisagem já será bem diferente! Claro que não falo de Monserrate

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Dias um pouco monótonos estes últimos. Parece que vamos ter a chuva a voltar a partir de quinta-feira e que bem vinda seja ela!
Coruche:

4/10/18
máx: 32.5ºC /mín: 10.2ºC

5/10/18

máx: 32.7ºC /mín: 11.1ºC

6/10/18
máx: 30.0ºC /min: 11.4ºC

Nada acumulado (mm)

sigo com 13.5ºC e prevejo uma mínima a rondar os 10ºC ou menos, hoje.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia com...5.7°C
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Que bela frescura :) A temperatura ainda não passou dos 20ºC, assim está bem, já se pode dizer que estamos no Outono :D
O vento sopra moderado de N.

Extremos de ontem:
Mínima: 14,1ºC
Máxima: 26,9ºC

Mínima de hoje: 14,2ºC
T. Atual: 19,6ºC
HR: 48%
Vento: N / 10,8 Km/h