Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Extremos: 17,6 graus/25,2 graus
Actual: 18,7 graus

Pois é hoje de manhã vi in Loco o desastre aqui do concelho, fica uma foto. Presencialmente ainda intristece mais e fica-se com outra noção da dimensão, mas pronto.
Estava vento moderado de leste.
18 graus.
Cruzei me com muitos bombeiros e militares, este vento terrívelmente seco não nos larga.
 
Última edição:

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Boas,

Extremos: 17,6 graus/25,2 graus
Actual: 18,7 graus

Pois é hoje de manhã vi in Loco o desastre aqui do concelho, fica uma foto. Presencialmente ainda intristece mais e fica-se com outra noção da dimensão, mas pronto.
Estava vento moderado de leste.
18 graus.
Cruzei me com muitos bombeiros e militares, este vento terrívelmente seco não nos larga.

É mesmo de partir o coração! :(

O vento de quadrante leste e a humidade baixa nunca mais nos largam - a ver se é mesmo nos próximos dias!
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
924
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas
Ontem por aqui a temperatura minima foi de 7.1°C e a máxima acabou por chegar aos 27.7°C.

Agora sigo com 6.9°C
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,822
Local
Lisboa e Alenquer
Manhã verdadeiramente Outonal como há muito não se via aqui por Alenquer: 9ºC, céu muito nublado e com ligeira neblina pelos campos...a sensação térmica é até inferior :eek::thumbsup:

@jonas_87 foto realmente desoladora, mas o que me preocupa mesmo é o que se irá plantar aí a seguir ou o que vão fazer com esses terrenos :facepalm::dry:
Alem de que quase toda a serra de Sintra, está cheia de acácias e outras invasoras que potenciam muito os incêndios e que em geral convivem bem com o fogo e até ocupam rapidamente as áreas recentemente ardida. Não queremos uma serra de Sintra cheia de infestantes mas sim com plantio autóctone. :pray:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Manhã verdadeiramente Outonal como há muito não se via aqui por Alenquer: 9ºC, céu muito nublado e com ligeira neblina pelos campos...a sensação térmica é até inferior :eek::thumbsup:

@jonas_87 foto realmente desoladora, mas o que me preocupa mesmo é o que se irá plantar aí a seguir ou o que vão fazer com esses terrenos :facepalm::dry:
Alem de que quase toda a serra de Sintra, está cheia de acácias e outras invasoras que potenciam muito os incêndios e que em geral convivem bem com o fogo e até ocupam rapidamente as áreas recentemente ardida. Não queremos uma serra de Sintra cheia de infestantes mas sim com plantio autóctone. :pray:

https://observador.pt/2018/10/07/re...-pensa-ja-na-reflorestacao-em-sintra-cascais/

Ao que parece, a maior parte do que ardeu, nem era propriamente florestado, mas sobretudo dominado por mato rasteiro...
Tal é também perceptível, em fotos tiradas na região (antes do incêndio).

Felizmente a zona mais sensível e de nevoeiros, que o Jonas87 tantas vezes exemplarmente nos retrata, foi poupada.
 
Última edição:

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Bom dia

Bastantes células em desenvolvimento na zona da Caparica!

4MYk3Mf.jpg
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia.
Os registos dos últimos 2 dias foram os seguintes.

Dia 8
Tmin. 12.8°c
Tmax. 27.6°c

Dia 9
Tmin. 14.8°c
Tmax. 27.1°c

A mínima desta noite ficou nos 16.4°c..
Agora sigo com 20.7°c e 73%HR.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Panorama bem diferente hoje pela manhã, orvalhou bem :D HR chegou aos 91% durante a noite, de manhã a Serra da Arrábida tinha um capacete brutal! Muita precipitação oculta por lá, provavelmente, que tanto precisa! Neste momento uns agradáveis 21.8ºc, e o vento contínua a soprar de Sul.
Amanhã espero alguma precipitação por cá, mas não muita! Consequência da superfície frontal fria de moderada, a fraca actividade que nos vais atingir amanhã, e que no Norte e Centro poderá deixar bons acumulados ;)
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas,

Extremos: 17,6 graus/25,2 graus
Actual: 18,7 graus

Pois é hoje de manhã vi in Loco o desastre aqui do concelho, fica uma foto. Presencialmente ainda intristece mais e fica-se com outra noção da dimensão, mas pronto.
Estava vento moderado de leste.
18 graus.
Cruzei me com muitos bombeiros e militares, este vento terrívelmente seco não nos larga.

É mesmo desolador ver, o que era antes uma serra sempre verde, agora nesse estado, agora nem a tua bicicleta subresai no meio dessa paisagem negra, cenário bem diferente de quando costumas publicar fotos com essas vistas verdejantes.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É mesmo desolador ver, o que era antes uma serra sempre verde, agora nesse estado, agora nem a tua bicicleta subresai no meio dessa paisagem negra, cenário bem diferente de quando costumas publicar fotos com essas vistas verdejantes.

Concordo que é desolador, mas eu acho que essa zona até é bem seca (estando coberta com muita vegetação esclerófila de reduzida dimensão).

As fotos da «Sintra verde» que o Jonas_87 costuma de publicar são de outra zona.
 
Última edição: