Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Concordo que é desolador, mas eu acho que essa zona até é bem seca (estando coberta com muita vegetação esclerófila de reduzida dimensão).

As fotos da «Sintra verde» que o Jonas_87 costuma de publicar são de outra zona.

Sim, essas fotos que o jonas_87, costumas publicar é de vales bem encaixados, com muita humidade, mas nesta foto, mesmo sendo em plena serra, sempre tem algum mato rasteiro verde, que dá outra tonalidade, agora é a cor preta que predomina.
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Dia verdadeiramente outonal: céu nublado com algumas abertas e temperatura fresca. O vento vai soprando fraco de Sul com algumas rajadas moderadas.
Vamos lá ver o que reserva a próxima madrugada :p:rain:

Extremos de ontem:
Mínima: 12,0ºC
Máxima: 25,8ºC

Mínima de hoje: 13,7ºC
T. Atual: 21,8ºC
HR: 62%
Vento: S / 10,8 Km/h
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, essas fotos que o jonas_87, costumas publicar é de vales bem encaixados, com muita humidade, mas nesta foto, mesmo sendo em plena serra, sempre tem algum mato rasteiro verde, que dá outra tonalidade, agora é a cor preta que predomina.

Por isso mesmo, concordo que é um cenário desolador, mas acredita, a vegetação ali depressa vai recuperar as côres normais... :) Sempre tem sido assim, quando há por ali fogos (sim, não é a primeira vez e é mais comum do que muita gente pensa).

Tivemos sorte, porque como alguns dizem, o vento só por acaso não rodou para Oeste (e não estava muito calor) porque então aí, as consequências poderiam ter sido bem piores (e poderiam ficar em risco até os bosques antigos das zonas mais húmidas).

Parece-me que a ideia de usar espécies arbóreas autótones para recuperar a zona, é boa e pode ser que ajude a acabar com o ciclo dos fogos na região, ou pelo menos que tire a força e o poder de propagação aos mesmos...
Mas as espécies pioneiras precisam de ser bem pensadas (o uso do sobreiro, por exemplo, será incontornável, penso seu) e terão que pôr ramos, e/ou folhagem (nem que seja mesmo de tojos ou silvas) a proteger as árvores jovens que forem plantadas, contra o vento e o sol.

Perdoem-me o offtopic...
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde, com vento de Sul 10 a 15 Km/h e nuvens da mudança temporária.
21,6°C notavelmente mais fresco apesar do sol forte.
55%
63f53f80cb95844a33de21e9e9244080.jpg
0a2a3044213b071927861924ea045f03.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Será que o evento vai deixar alguns mm que se vejam ,aqui na zona? Palpita-me que vai ser um fail.
De momento sigo com 21ºC, 73% de HR e vento fraco do quadrante SW.

Não contes com muita precipitação por cá, pelo menos os modelos estão a prever isso mesmo! Mas tudo o que vier será bem vindo! :thumbsup:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por isso mesmo, concordo que é um cenário desolador, mas acredita, a vegetação ali depressa vai recuperar as côres normais... :) Sempre tem sido assim, quando há por ali fogos (sim, não é a primeira vez e é mais comum do que muita gente pensa).

Tivemos sorte, porque como alguns dizem, o vento só por acaso não rodou para Oeste (e não estava muito calor) porque então aí, as consequências poderiam ter sido bem piores (e poderiam ficar em risco até os bosques antigos das zonas mais húmidas).

Parece-me que a ideia de usar espécies arbóreas autótones para recuperar a zona, é boa e pode ser que ajude a acabar com o ciclo dos fogos na região, ou pelo menos que tire a força e o poder de propagação aos mesmos...
Mas as espécies pioneiras precisam de ser bem pensadas (o uso do sobreiro, por exemplo, será incortonável, penso seu) e terão que pôr ramos, e/ou folhagem (nem que seja mesmo de tojos ou silvas) a proteger as árvores jovens que forem plantadas, contra o vento e o sol.

Perdoem-me o offtopic...

Pois, e ainda bem que assim foi, que não ardeu esses locais mais importantes, a reflorestação com as nossas plantas autóctones é sempre um acto de louvar, e claro que se assim for deve-se ver quais as melhores espécies a implantar, e até mesmo as que já estão adaptadas aos ventos fortes aí da zona. Existe espécies que assim que começar a chover irão de novo rebentar pela toiça, essas serão logo as primeiras a mudar a paisagem.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas
Mínima de 6.9°C
Máxima de 24.1°C
Agora 19.4°C com vento fraco de WSW
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Completamente de acordo com @belem, o incêndio lavrou uma grande área de mato rasteiro, o que a sua recuperação não será muito demorada.
A questão de plantarem novas árvores, convém se calhar ter em conta que trata-se de uma zona terrivelmente ventosa, muitos dos pinheiros que arderam estavam deitados no solo tal é a deformação do tronco devido ao vento forte constante. Em 2000 depois daquele grande incendio, apareceu um condominio privado na Malveira...esperemos que não seja esse o rumo. Desculpem o offtopic.
____________

Indo ao que interessa, espero então uns 4/6 mm, nada mau tamanha é a secura que nos assola!
19,3ºC e vento de sul.