Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Duarte Sousa 1 Out 2018 às 00:01.

1. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Sim uma boa rega faz já muita falta, se bem que nos locais onde ocorreram os incendios, não deverá ser muito bom, como foi agora recentemente em Sintra, pois o vento poderá causar estragos sendo superior a 50 km/h ou nem tanto, pois as árvores estão muito desidratadas, e não é preciso grande força, para poderem cair pernadas, o WindGuru, está a prever para aqui ventos a 85 km/h, é já foi o suficiente para me deixar de boca aberta.

O sol lá foi marcando presença durante esta tarde, isto quando conseguia espreitar por entre as nuvens, ainda houve direito a um belo por do sol e tudo.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
  3. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Boas,

19,1ºC, noite calma.

Estou apreensivo, já são muitos os modelos a colocarem vendaval tremendo por cá.
    :hmm:

Simplesmente assustador...AROME.
    Madrugada de Domingo.

4. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    O ideal era a boa rega chegar de outra que forma , que não esta! Até porque me parece a mim que tirando a zona em que a Leslie faça landfall, os acumulados serão bem fraquinhos! Avaliando os modelos a precipitação parece vir a ser muito localizada, e grande parte fica no mar, o mesmo não se passará com o vento! Esse sim parece ser muito forte e perigoso de uma forma geral! Tenho um sentimento ambíguo em relação a este evento , é um sonho como "meteolouco" , mas preocupado de uma forma geral como cidadão consciente , até pela incerteza a tão pouco tempo do possível acontecimento!

A noite segue agradável com vento nulo, 20.2°c , e 50% de HR.

O dia amanhã será quente

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

#304 Ricardo Carvalho, 12 Out 2018 às 22:42
    Última edição: 12 Out 2018 às 22:52
  5. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Brisa de sul fraquinha...
    18,8ºC
    _________

Acho inacreditável a ausência avisos por parte do IPMA.
    Basta correr modelos que todos apontam para o mesmo, ventanias brutais e precipitações excessivas.
    Espero bem que a protecção civil faça o seu trabalho em cada concelho durante o dia de amanhã, pois chegar aos locais depois possíveis estragos com famoso caso laranja fluorescente, tipo heróis, continua a valer zero. Prevenção acima de tudo.
    Desculpem offtopic.

6. remember

remember
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2016
    Local:
    Póvoa de Santa Iria (12 m)
    Boas pessoal,

Máxima de 25.4ºC e mínima de 17ºC, destaque para o vento de Sul que se fez sentir com maior intensidade.

Agora 20.4ºC, com 74% de HR e vento fraco de NE.

7. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Hoje ao jantar aproveitei a oportunidade de ser um jantar de família e comuniquei a todos o que provavelmente se iria passar, ficou todo a olhar para mim e a perguntar se é assim tão forte, estranho o IPMA não dar uma uma conferência de imprensa hoje em horário nobre a explicar a situação!não assustar ninguém, nem criar pânico, nada disso, apenas explicar as probabilidades que existem neste momento de acontecer algo que as populações devam ter cuidados preventivos, apenas isso! Como tal não aconteceu, a minha sogra que é jornalista na Agência Lusa ligou para o IPMA e a resposta que lhe foi dada, é que caso se justique amanhã seria feita uma conferência de imprensa, e que já tinha sido enviado um comunicado às redações!

Desculpem o off-topic.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

#307 Ricardo Carvalho, 12 Out 2018 às 23:13
    Última edição: 12 Out 2018 às 23:22
  8. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Este evento pode ter rajadas bem superiores ao modelado, lembro-me por exemplo da Gong, onde vários parques éolicos da zona Oeste eixo Mafra-Torres Vedras registaram na altura rajadas superiores a 200 km/h. Dito por um familiar que lá trabalhava na altura na manutenção dos aerogeradores. Enfim,vamos ver.

Sempre pode ser a oportunidade de se bater a rajada máxima mais alta de sempre em Portugal Continental, que é do Cabo da Roca em 17 Outubro de 2015, registou-se 169 km/h. Nesse dia tive aqui 131 km/h. Faço ideia nesse dia na Peninha...

9. adiabático

adiabático
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Nov 2007
    Local:
    Lumiar
    O IMPA acha que a melhor maneira de as ondas não levantarem é... não levantar ondas. Como é que isto não é notícia nos nossos media, sempre à espreita de tudo o que é emocionante, chocante, aberrante... Isto dava uns belos dez minutos de telejornal, a repetir de manhã, ao almoço, a meio da tarde, ao serão e à note.

10. Candy

Candy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Jan 2013
    Local:
    Peniche - Cabo Carvoeiro
    Muito sinceramente penso que mais vale lançar avisos do que estar à espera da hora mais certa para ter certezas!
    Há zonas que precisam de tempo para tomar medidas preventivas. Veja-se o caso de Peniche. Se continuar na mesma rota v direitinho dar-nos uma valente sova!
    Com o Mundial de surf à porta e todas as estruturas montadas na praia...

Amanhã garantidamente não vou para a rua reportar como fiz em outras ocasiões!

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

11. WHORTAS

WHORTAS
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Dez 2010
    Local:
    Barosa - Lra (29 metros)
    Bom dia
    Temperatura mínima de 13.4°C
    Muita confusão que paira no ar...
    Vizinhos e familiares informados sem ser alarmistas
    Vamos esperar e seguir informando

12. charlie17

charlie17
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Ago 2017
    Local:
    Coruche, Santarém (70m)
    Boas!
    Tanto pedi que chovesse e, pelos vistos, levo logo com um furacão em cima :lol:! Espero que a estação não voe e que registe boas rajadas para recordes futuros!
    Entretanto, os dias têm sido amenos (e húmidos) e as noites frescas. Apanhei uma constipação à custa disso!

Dados da estação de Coruche:
    11/10/18
    mín: 15.8ºC
    máx: 25.0ºC

12/10/18
    mín: 13.6ºC
    máx: 27.1ºC

agora: 21.5ºC

13. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Esta manhã segue já bem amena, com 25.5ºC, e não se sente um brisa sequer, está tudo muito calmo para já, ando aqui a fazer uns acabamento no galinheiro, e entre esticar arames e redes, e posso dizer que o suor já me pinga á mais de 1 hora.

14. charlie17

charlie17
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Ago 2017
    Local:
    Coruche, Santarém (70m)
    Anyway, fica a imagem que vamos recordar futuramente:

Sigo com 24.3°C

15. marcoguarda

marcoguarda
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Dez 2017
    Local:
    Leiria / Burinhosa
    Aqui por Leiria está bastante quente e está algum vento tempo. Vamos lá ver o que nos reserva a noite!

StormRic, RStorm e Manmarlopes gostaram disto.

Partilhar esta Página