Seguimento Litoral Centro - Outubro 2018



Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Estou a ver que da zona de Lisboa/Setúbal, a estação daqui a 200m da minha casa (Sampaio, Sesimbra) foi a que mais acumulou. De facto, houve ali um período que choveu com alguma intensidade, dando para atingir 5,33 mm. Um pouco mais até que o previsto.

Como sabes essa estação é a que uso como referência quando estou no trabalho, devido a sua proximidade! Penso que será das estações a fazer melhores acumulados no Distrito de Setúbal , Está a 156 metros de altitude, e penso que se deve muito ao efeito orográfico da Arrábida ,fechou o ano hidrológico acima dos 350mm provavelmente :rain:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas,

Completamente de acordo com @belem, o incêndio lavrou uma grande área de mato rasteiro, o que a sua recuperação não será muito demorada.
A questão de plantarem novas árvores, convém se calhar ter em conta que trata-se de uma zona terrivelmente ventosa, muitos dos pinheiros que arderam estavam deitados no solo tal é a deformação do tronco devido ao vento forte constante. Em 2000 depois daquele grande incendio, apareceu um condominio privado na Malveira...esperemos que não seja esse o rumo. Desculpem o offtopic.
____________

Indo ao que interessa, espero então uns 4/6 mm, nada mau tamanha é a secura que nos assola!
19,3ºC e vento de sul.

Deixei resposta neste tópico:

https://www.meteopt.com/forum/topico/floresta-portuguesa-e-os-incendios.4792/pagina-114#post-696413
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Como sabes essa estação é a que uso como referência quando estou no trabalho, devido a sua proximidade! Penso que será das estações a fazer melhores acumulados no Distrito de Setúbal , Está a 156 metros de altitude, e penso que se deve muito ao efeito orográfico da Arrábida ,fechou o ano hidrológico acima dos 350mm provavelmente :rain:

Desde que a sigo com maior atenção, reparei de facto que durante os episódeos chuvosos da Primavera acumulou bastante, significativamente mais que noutras estações da Margem Sul. Rivalizou mesmo com algumas na zona de Sintra. Confio imenso nos seus dados, porque batem certíssimo com a observação in loco que tenho, pois estou pertíssimo da mesma. Desde variações bruscas no vento, temperatura, chuva, etc... quanto à razão para chover mais aqui, à partida não diria que os 156 m fariam tamanha diferença. Mas é verdade que estou numa vertente que sobe desde o vale da Lagoa de Albufeira/ Fernão Ferro/ Quinta do Conde e que culmina aqui quase junto das elevações da Serra do Risco. A verdade é que o ar húmido de NW é forçado a subir até aqui, mesmo não sendo um declive extraordinário. Isso poderá fazer alguma diferença. Seria interessante por exemplo, ter registos da vila de Sesimbra, mesmo junto ao mar, a escassos kms a sul daqui mas já depois de a altitude descer bruscamente, para comparação.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Desde que a sigo com maior atenção, reparei de facto que durante os episódeos chuvosos da Primavera acumulou bastante, significativamente mais que noutras estações da Margem Sul. Rivalizou mesmo com algumas na zona de Sintra. Confio imenso nos seus dados, porque batem certíssimo com a observação in loco que tenho, pois estou pertíssimo da mesma. Desde variações bruscas no vento, temperatura, chuva, etc... quanto à razão para chover mais aqui, à partida não diria que os 156 m fariam tamanha diferença. Mas é verdade que estou numa vertente que sobe desde o vale da Lagoa de Albufeira/ Fernão Ferro/ Quinta do Conde e que culmina aqui quase junto das elevações da Serra do Risco. A verdade é que o ar húmido de NW é forçado a subir até aqui, mesmo não sendo um declive extraordinário. Isso poderá fazer alguma diferença. Seria interessante por exemplo, ter registos da vila de Sesimbra, mesmo junto ao mar, a escassos kms a sul daqui mas já depois de a altitude descer bruscamente, para comparação.

Num resumo final de um ano hidrológico , seria incomparavelmente menor , não tenho dúvidas disso! Até porque como tu dizes, e muitíssimo bem , as frentes de NW favorecem muito esta zona!
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui começou a chover por volta das 6 da manhã, mas apenas durou uns 10 minutos, e depois só voltou a cair mais uns aguaceiros por volta das 9 da mahã, mas deixou-me um pouco desiludo, esperava um pouco mais, creio que o acumulado não foi além dos 2 a 3 mm.
O sol que vai espreitando no decorrer da manhã, acabou já por secar a pouca humidade superficial, e nem sequer molhou debaixo das árvores.
Mas já me disseram que nas localidade mais próximas da Serra D'Aire, choveu alguma coisa em condições, nada que se compare aqui.
25.1ºC
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Tarde amena e soalheira.
A nebulosidade baixa foi desaparecendo aos poucos dando lugar às nuvens altas, que têm permanecido até agora. Portanto não choveu mais :dry:

Extremos de hoje:

Mínima: 17,8ºC
Máxima: 22,7ºC
Acumulado: 0,6 mm

T. Atual: 20,3ºC
HR: 57%
Vento: W / 5,4 Km/h
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E depois da chuva que apenas apagou o pó, tive de voltar a regar as plantas, pois a sede continua, até já tinha preparado uns canteiros, e estava á espera de uns mm de precipitação, para a terra ficar mais macia para depois poder passar o tractor, mas os planos sairam-me furados.
O sol, e as nuvens lá foram marcando presença, ao longo desta tarde.
21ºC
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas
Saí cedo de Barosa- Leiria e ainda não tinha chovido por aqui, se é que se pode chamar a 0.2mm registados durante o dia, de chuva...!!!
É Necessário, Urgentemente, água para esta zona. Campos completamente secos.
Máxima de 23.8°C
Mínima de 13.8°C que é também a temperatura actual.
abc7e831d42a494a65012245ef4e668a.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas
Saí cedo de Barosa- Leiria e ainda não tinha chovido por aqui, se é que se pode chamar a 0.2mm registados durante o dia, de chuva...!!!
É Necessário, Urgentemente, água para esta zona. Campos completamente secos.
Máxima de 23.8°C
Mínima de 13.8°C que é também a temperatura actual.
abc7e831d42a494a65012245ef4e668a.jpg
Não fosse aquele fantástico mês de março, a situação por esta altura seria muitíssimo pior.